Dicas de Corrida para Iniciantes

corrida

Você deseja correr, mas não sabe bem por onde nem como começar? Confira nossas dicas de corrida para iniciantes e monte seu treino agora mesmo.

Vá ao médico

Antes de tudo, vá ao médico para fazer exames e checar o andamento de sua saúde.  Correr é um esporte que exige bastante do corpo e você precisa saber se está apto para fazer essa atividade. Se estiver, siga os próximos passos.

Fortaleça sua musculatura

É preciso que você tenha força muscular, para aguentar o pique. Se não tiver, recomendamos procurar uma academia para preparar os músculos. Você pode adaptar os exercícios em casa, mas essa é uma etapa importante e que não deve ser pulada.

Adquira acessórios

As roupas de corrida são praticamente as mesmas que para os outros esportes: confortáveis e que favoreçam a transpiração. Porém, é bem interessante também adquirir acessórios como GPS e monitor cardíaco. Você pode, inclusive, comprar um relógio que possua estas funções.

Acerte na escolha do tênis

Já o tênis não é uma escolha tão simples assim. Afinal, é preciso ter cuidado porque são os pés que sofrerão mais impacto durante a corrida. Compre tênis específico para esse esporte e procure orientação para acertar no modelo ideal para o seu tipo de pisada.

O modelo deve vir no tamanho certo do seu pé, com uma pequena folga, sem apertar. Esse talvez seja o seu maior investimento, mas evitará lesões e se tornará o seu aliado.

Atente-se à alimentação

A prática de um esporte exige que você acerte na escolha dos alimentos ingeridos. Afinal, seu corpo precisará de ingredientes adequados para garantir resistência e favorecer o ganho de massa muscular ou a perda de peso.

Procure por informações específicas para os treinos de corrida ou, de preferência, consulte um nutricionista.

Não exagere

Faça um planejamento que respeite o seu nível de aptidão física, sem forçar seus limites. Sua evolução deverá ser gradual e progressiva, sem exagerar nos primeiros dias. É preciso que você acostume seu corpo à atividade, caminhando mais do que correndo.

Com o passar do tempo você caminhará e correrá na mesma proporção e, mais além, poderá somente correr.

Planeje-se

É importante fazer um planejamento de atividades. Coloque no papel os dias e horários em que você pretende praticar corrida e cumpra o máximo de metas possíveis.

No começo é mais difícil, especialmente porque seu corpo estará se acostumando ao esporte, mas você deverá ser persistente porque, mais cedo ou mais tarde, correr será mais natural.

Faça amigos

Fazer programas com alguém é sempre mais gostoso do que sozinho. Então, sugerimos que você pratique corrida acompanhado ou que conheça amigos que corram. Isto renderá um ânimo extra e dará mais motivação para cumprir os treinos.

Se puder investir, procure assessoria esportiva em academias ou personal trainers. É um investimento bem interessante.

Treinador especializado

Para conhecer dicas mais especificas, você poderá procurar um treinador de corrida. Ele passará sugestões especiais, que poderão fazer a diferença em seu exercício. É possível também obter, com o profissional, uma planilha personalizada para você seguir.

clique e confira!


Tudo Para Homens771 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register