A história do café

Café

O café é uma bebida que já faz parte da vida da maioria das pessoas nos dias de hoje (eu mesmo não vivo sem café!), mas você já se perguntou qual foi a sua origem?

Segundo historiadores, a planta do café era muito comum nas regiões altas da antiga Abissínia (atual Etiópia), onde nasce de forma selvagem em meio a mata.

Uma antiga lenda diz que um pastor notou que suas cabras estavam mais agitadas do que o normal em uma das noites que ele as levou para pastar. Na noite seguinte as cabras se comportaram da mesma maneira. Intrigado, o pastor procurou ajuda de um monge que os acompanhou para ver qual seria o motivo disso.

O monge observou que as cabras estavam comendo os pequenos frutos vermelhos de um arbusto, assim como as suas folhas. Eles provaram desse fruto e acabaram sentindo, assim como as cabras, um pouco de agitação.

O monge levou alguns desses frutos e folhas para o mosteiro onde fez uma infusão. No entanto o gosto ficou muito amargo e acabou não o agradando. Foi feita então uma nova infusão, usando somente o fruto do café… Os monges beberam, gostaram e ficaram a madrugada inteira recitando escrituras.

lenda-cafe

Sendo lenda ou não, a verdade é que o café foi muito consumido pelos etíopes, principalmente na região de Kaffa – que dizem ser a origem do nome “café” (coffee, cafe, etc.).

O café começou a ser difundido no mundo através das negociações marítimas, quando acabou cruzando o Mar Vermelho e atingindo o Iêmen, ganhando um grande interesse entre os árabes.

Por ter se adaptado muito bem na Arábia, acabou sendo um dos grãos mais apreciados no mundo, inclusive até os dias atuais (o grão arábica).

Da Arábia o café foi levado para o Egito e logo depois para Turquia.

Naquele tempo o café era feito de uma maneira um pouco diferente… Eles ferviam a água em uma chaleira própria, adicionavam o pó de café e deixavam ferver por um pouco mais de tempo (como um chá), isso para perder o sabor amargo. Muitos adicionavam açúcar, canela, cravo-da-índia e até cardamomo.

cafe-antigamente

Em 1616 o primeiro pé de café chegou à Europa, sendo implantado no Jardim Botânico de Amsterdã. E foi da Europa que o café começou a ser exportado para o mundo inteiro, caindo no gosto de pessoas que buscavam uma fonte de energia para o dia.


Guilherme Cury1689 Posts

30 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register