5 hábitos saudáveis que você precisa ter no seu dia a dia

homem sorriso

A nossa vida é feita de hábitos, a maioria são adquiridos sem que percebamos. Com o tempo passamos a reproduzi-los quase que automaticamente.

Alguns hábitos são saudáveis e nos proporcionam momentos de alegria, enquanto outros são completamente maléficos para a nossa saúde.

Cabe a nós aprender a identificar o que nos faz bem, para continuarmos reproduzindo, assim como, devemos identificar o que não nos faz tão bem assim, para evitarmos.

Lembre-se, não é somente porque você sempre fez algo, ou que você aprendeu a fazer de determinada maneira, que isso significa que você deve fazer para sempre do mesmo jeito.

Portanto, vamos conhecer alguns hábitos que geralmente nos fazem bem e que podem contribuir para aumentar a nossa qualidade de vida.

1) Tarefas que te tragam aprendizados

Lendo livro

Qualquer tarefa que te traga algum tipo de aprendizado sempre será bem-vinda. O interessante é que existem diversas tarefas que podem nos trazer algum tipo de aprendizado.

Essas tarefas vão desde conversar com pessoas inteligentes (como professores), leituras (de livros, revistas e jornais), assistir vídeos/documentários/filmes que tenham algum compromisso em levar um aprendizado e até mesmo aprender fazendo.

O importante é que você faça algo que te traga uma nova informação. Dessa forma você aprende, fica bem informado, tendo maior facilidade para conversar com os outros, além de desenvolver sua capacidade intelectual.

2) Conversas significativas com pessoas interessantes

amigos-bate-papo-conversa-informal-homens-sentados-no-sofa

Outro hábito interessante é o de conversar. Mas o importante é que seja uma conversa significativa, sobre assuntos que tenham algum tipo de valor e que você tenha interesse.

É impressionante como uma conversa satisfatória, sobre um assunto relevante, traz certo grau de satisfação e autossuficiência para nós.

Por isso, converse, mas seja seletivo sobre os assuntos e com quem você conversa.

3) Alimentação balanceada

prato-saudavel

Esse é um hábito muito importante. Veja bem, não quero ser um daqueles chatos que diz o que você pode ou não comer, que fica dizendo que isso ou aquilo faz mal para saúde, etc. Afinal, eu acredito que cada um é capaz de saber o que pode ou não comer e cada um sabe como se sente após comer algo.

O que eu quero dizer (já que estou falando de hábitos saudáveis), é que precisamos desenvolver o hábito de nos alimentar de forma adequada, em pouca quantidade, comendo nos horários certos.

A mensagem mais importante que quero trazer é que a alimentação é sim um hábito e que seus desejos podem ser condicionados (ou seja, você tem poder sobre eles). E você pode mudar completamente a forma como você se relaciona com a comida.

4) Algum tipo de exercício físico

Corrida para iniciantes

Fazer ou não um exercício físico também é um hábito. Por isso, é interessante desenvolver o hábito de se movimentar. Lembrando que “exercício físico” é algo muito amplo e existem milhares de coisas que se encaixam nesse tema.

Por exemplo, passear com o cachorro, limpar a casa, lavar o carro e etc., também são classificados como exercícios físicos, além de trazerem benefícios secundários.

Por isso, encontrar algum tipo de exercício físico que traga outros benefícios é uma boa pedida para quem quer ter um hábito saudável sem muito esforço.

5) Um hobby (como atividade frequente)

Segurar um violão deixa você mais bonito, segundo pesquisa.

Os hobbies são aquelas atividades que servem puramente para te trazer algum tipo de satisfação.

Existem diversos tipos de hobbies. Eles também são hábitos e você os faz por prazer. Eles trazem muito benefícios para a saúde e melhoram a sua qualidade de vida.

Por isso, procure por alguma atividade que te traga prazer e a faça com muita frequência, para que ela se torne um hábito saudável.

Caso você queira saber como ter um hobby novo, nós já falamos sobre isso aqui (confira).


Leonardo Luchetta548 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register