Como se tornar um amigo melhor

amigos

Você acha que os outros te consideram um bom amigo ou você é apenas um amigo razoável?

Ser um bom amigo nem sempre é uma tarefa fácil. Requer muita energia e vontade para fazer a manutenção da amizade e evitar que ela se torne insustentável.

Para se tornar um amigo melhor é preciso fazer algumas mudanças para que a amizade passe a ser mais significativa. Se você pretende ser um amigo melhor para as pessoas, separamos algumas coisas que você poderá fazer para tornar isso uma realidade.

Descubra quem são realmente seus amigos.

A primeira coisa a se fazer é descobrir e perceber quem você realmente considera como sendo um amigo, pois é nessas pessoas que você irá se focar. Não adianta tentar agradar a todos. Organize seus esforços para se tornar um amigo melhor para aqueles que realmente valem a pena e que são interessantes para você.

Para isso, pode ser interessante descobrir a diferença entre o amigo e o colega (leia mais)

amigos-comendo

Evite furar os encontros.

Uma coisa que estraga muito as amizades é quando um amigo fica negando todos os convites para sair. Ou quando aquele amigo fala que vai ir naquele encontro, mas não aparece nem dá explicações.

Com o tempo esse cara para de ser chamado para sair e fica de fora do grupo de amigos.

Por isso, não seja esse cara. Se você não estiver a fim de sair, fale sem rodeios. Avise que você tem um compromisso e não os deixe te esperando.

Mantenha contato frequente.

Nem sempre é possível encontrar com os amigos para sair. Mas é sempre possível dar uma passada na casa dele para saber como ele está, conversar um pouco e ir embora. O importante é manter um contato um pouco mais frequente e demonstrar que você está presente na vida dele.

Se você se afastar, não significa que a amizade irá diminuir, mas quanto mais presente você estiver, mais consideração ele terá por você.

um-amigo

Sempre responda as mensagens/ligações.

Nos tempos de WhatsApp, Facebook e afins, nós acabamos não tendo tempo para responder todo mundo. Às vezes ficamos sem responder alguma mensagem. Mas, quando se trata de algum amigo, é interessante tentar respondê-las sempre e o quanto antes possível.

Mesmo que seja uma piada sem graça, responder por educação pode ser a saída. Pois ele mandou a mensagem para você, apenas para manter um contato, nem tanto pelo conteúdo da mesma. Se você ignorar, com o tempo ele irá parar de te enviar coisas.

Assuma a liderança.

Essa é a parte mais difícil. Mas em todas as relações é preciso que alguém assuma a liderança. Isso significa que você deve ligar para ele as vezes, chamar ele para sair e assumir o controle da amizade. Ou seja, você passa a se encarregar de fazer a manutenção da amizade.

Pois algumas pessoas são mais passivas e ficam esperando que o outro faça tudo. Se vocês dois ficarem esperando, a amizade pode acabar. O mais importante é manter uma relação de amizade saudável com pessoas que sejam significativas para você.


Leonardo Luchetta547 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register