5 características da ansiedade

ansiedade

A ansiedade está muito presente na sociedade atual e geralmente é um dos transtornos que mais levam as pessoas em busca de tratamento, seja medicamentoso ou mesmo psicológico.

De fato, fala-se muito a respeito dos principais sintomas da ansiedade, porém, além dos sintomas, a ansiedade também possui algumas características muito peculiares, que, assim como os sintomas, são muito comuns.

Conheça algumas características que as pessoas ansiosas relatam ter em seu cotidiano:

Dificuldade para realizar escolhas.

Algumas pessoas que sofrem de transtornos ansiosos acabam demonstrando grande dificuldade em realizar escolhas, principalmente quando se tem muitas possibilidades de escolha.

Isso ocorre porque, quanto mais opções, mais difícil é para realmente escolher algo, afinal, todas as opções geralmente possuem seus benefícios e malefícios.

Para algumas pessoas ansiosas se torna muito difícil mensurar qual das opções vale mais a pena, fazendo com que tenham dificuldade de realizar escolhas. Em alguns casos, isso faz com que as escolhas nunca sejam tomadas.

É comum que algumas pessoas com transtorno de ansiedade precisem de outras pessoas para auxiliá-las a realmente fazer as escolha em suas vidas, criando certa dependência.

escolha-assertiva

Pensamentos fantasiosos sobre o futuro.

Esse é o clássico da ansiedade. Muitos que sofrem com esse transtorno acabam criando diversos cenários para o futuro, vivenciando esses pensamentos, sobre os mais diversos tipos de situações.

Dessa forma, um simples pensamento a respeito do futuro acaba se tornando uma verdadeira tortura, pois o ansioso cria diversas situações que irá “vivenciar”, principalmente situações negativas, fazendo com que sofra com antecedência por coisas que ainda não aconteceram (pois estão apenas no pensamento).

Apesar de serem fantasias criadas na imaginação, esses pensamentos tem consequências, trazendo sentimentos como tristeza e frustração (mesmo sem que tenham ocorrido).

Dificuldade para terminar o que se começou.

Além da grande dificuldade em realizar as escolhas, algumas pessoas com ansiedade também sentem grande dificuldade em terminar o que começaram.

Isso geralmente ocorre porque algumas pessoas acabam se dispersando sobre suas escolhas, principalmente quando pensam o que teria acontecido se tivessem realizado escolhas diferentes.

Ou seja, algumas pessoas que sofrem com transtornos ansiosos acabam tendo dificuldades para realizar as tarefas e cumprir com suas escolhas porque ficam imaginando como seria ter realizado outras escolhas, acreditando que a escolha atual não foi à correta para elas.

Ter muitos pensamentos constantemente.

Algo que acaba trazendo sofrimento para as pessoas ansiosas é o fato de elas pensarem demasiadamente.

Geralmente algumas pessoas com ansiedade acabam tendo diversos tipos de pensamentos em sua mente, sobre os mais variados assuntos, fazendo com que se sintam constantemente sobrecarregadas e mentalmente cansadas.

Afinal, muito de sua energia é gasta em pensamentos. O grande problema é que em alguns casos, esses pensamentos não são construtivos, mas sim, fantasias a respeito das escolhas futuras ou passadas.

depressao

Tendências aos exageros.

Uma forma de lidar com a ansiedade, encontrada por algumas pessoas ansiosas são as tendências aos exageros. Ou seja, algumas pessoas ansiosas acabam exagerando em alguns aspectos. Seja na comida, na bebida, no trabalho, em atividades físicas e assim por diante.

Ou seja, o exagero se torna uma forma de lidar com a ansiedade, para fugir dos pensamentos e não sofrer tanto. Essa é uma das características mais comuns da ansiedade, com muito reflexo no dia a dia das pessoas ansiosas.

É interessante ter em mente que a ansiedade tem tratamento, diminuindo consideravelmente o sofrimento proveniente desse quadro.

Em alguns casos, o tratamento deve ser realizado com auxilio de medicamentos ansiolíticos, para amenizar alguns sintomas, mas, na maioria dos casos, o tratamento adequado é realizado com o psicólogo.

Mesmo nos casos em que se utilizam os medicamentos, a psicoterapia também é indicada, pois irá dar um maior auxilio ao tratamento, auxiliando a pessoa ansiosa a diminuir os sintomas e lidar adequadamente com o seu quadro de ansiedade.


Leonardo Luchetta527 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register