O copo certo para cada estilo de cerveja

O copo certo para cada estilo de cerveja

Se você, assim como eu, também gosta de apreciar boas cervejas, já deve ter reparado que um copo certo influencia bastante na boa degustação de alguns estilos de cervejas. E isso acontece por dois motivos, o primeiro é a apresentação e o aroma, cada tipo de copo é desenhado para desprender o bouquet e aroma da cerveja que vai ser consumida nele. O segundo é que cada formato de copo tem uma função diferente em relação a espuma, alguns para deixar ela em uma certa altura em relação a bebida, outros nem tanto.

Conheça os copos mais comuns para servir uma cerveja e aproveitar o melhor de cada estilo:

PILSNER

pilsner

É o copo ideal para cervejas tipos Pilsen. Facilita a formação de um bom creme e direciona o aroma do lúpulo para o nariz. O copo parece muito com o da Lager, que também é muito utilizado para chope aqui no Brasil. O Pilsner tem a boca mais larga, enquanto o da Lager tem a boca levemente fechada.

LAGER

LAGER

Facilmente encontrados no Brasil, são os tradicionais copos de chope, o qual erroneamente chamamos de tulipa. A diferença é que a tulipa tem a boca mais aberta, um pé mais fino, longo e elevado. Como o nome já diz, combina perfeitamente com as cervejas do dia a dia, as lagers.

CALDERETA

CALDERETA

Algumas cervejarias servem chope usando “caldereta”. O copo nesse formato é versátil e pode ser utilizado para cervejas do estilo English e American Ales e também para algumas lagers escuras e IPAs. Por comportar um volume um pouco acima de 300ml, é uma alternativa mais adequada do que outros copos genéricos, portanto uma boa opção para se ter em casa quando não se pode ter os diversos estilos recomendados. Também pode ser encontrado com o nome de “Shaker”.

PINT

pint

Também chamado de “Becker”, é o famoso copo usado nos pubs ingleses e irlandeses. Ideal para as cervejas do tipo Bitter e Stouts. Foi idealizado por ter um desenho simples, barato, e que comporta uma grande quantidade de cerveja. Os que apresentam o anel mais saliente no topo, como o da foto, são do tipo “English Imperial Pint”, também chamado de “Nonick”, os demais, que são mais lisos, são do tipo “Irish Imperial Pint”, imortalizado pela Guinness, com uma boca mais larga que a base.

WEIZEN

Weizen

Como já podemos esperar, pelo nome do copo, é ideal para cervejas do estilo Weiss, isso é, a base de trigo. O copo permite que se admire a cor da cerveja, bem como a expansão do creme. Foram criados com a altura ideal para receber a garrafa inteira de uma cerveja do estilo (geralmente 500ml), incluindo o fundo com as leveduras.

TULIPA

tulip

A tulipa é ideal para cervejas que possuem bastante creme, geralmente as que seguem o estilo belga. O desenho é baixo e elegante, permitindo também observar a evolução da espuma. Não vai confundir com o que chamamos aqui no Brasil de Tulipa, que na verdade é um copo Pilsner (como já citamos no começo do texto). A Tulipa parece mais com uma taça de conhaque, porém com a boca do copo virada para fora.

CÁLICE

CÁLICE

Conhecido na Bélgica como “Goblet”, pois lembra a flor do mesmo nome, o cálice é ideal para as grandes trapistas belgas. Algumas versões apresentam um folheado a ouro na borda do cálice. O copo é desenhado para manter íntegro o creme, bem como proporcionar maior percepção do aroma. Também podem ser usados com os estilos Dubbel, Tripel e Quadrupel. Váriações de formato são encontradas com os nomes de Bolleke (copos da Leffe e Westmalle) e Trapist (copo da LaTrappe), mas seguindo sempre a mesma essência.

CANECA

cameca

A caneca é muito usada para servir chope ou cervejas vendidas na pressão. Podem ter vários tamanhos e formatos, mas normalmente apresentam um vidro grosso e algumas contam até com um apoio para o polegar na alça, para ajudar a segurar o peso do copo+cerveja. Também podem ser de cerâmica e metal. Para degustações prefira as de vidro mesmo, porter uma maior garantia de não influenciar no sabor da cerveja.

MASS

MASS

É o típico canecão alemão de 1 litro. Também chamado de Seidel. É ideal para festas ou para quem quer apreciar uma boa cerveja alemã de uma só vez.


Pedro Winicius22 Posts

19 anos, estudante de publicidade e maranhense. Apaixonado por bebidas, pela cultura nordestina e quer viver de criar conteúdo para internet.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register