Porque ir pro São João no Maranhão?

sao-joao-slz

Começou a melhor época do ano, as festas juninas, e o Maranhão é referência quando se lembra de São João. Uma coisa é certa, quem comanda essa festança é o boi, mas isso não impede que outros ritmos tomem de conta dos muitos arraiais espalhados pela São Luís, ou ilha do amor, como quiserem chamar.

A dança do Bumba-meu-boi conta a história de Pai Francisco, um escravo que, para saciar o desejo de sua esposa grávida por uma língua de boi, mata o gado de estimação do senhor da fazenda. Percebendo a morte do boi, o senhor convoca pajés e curandeiras para ressuscitar o animal. O boi volta à vida e a comunidade festeja.

Só na capital maranhense são mais de 100 grupos de Bumba-meu-boi, tombado como patrimônio imaterial brasileiro. A dança tradicional tem mais de 500 grupos em todo o estado e está dividida em cinco sotaques diferentes: matraca, zabumba, orquestra, baixada e costa de mão. Além dos vários bois espalhados  pela cidade, ainda temos o Tambor de Crioula, Cacuriá, Dança Portuguesa, Dança do Boladeiro, Dança do Lelê e as famosas quadrilhas juninas.

SaoJoao

matraca

cacuria

Além de ser um estado cheio de danças, a diversidade de sabores é algo marcante no São João do Maranhão. Não dá pra ir  ver a dança do Bumba-meu-boi sem provar o peixe frito, a patinha de caranguejo, o arroz de cuxá e a torta de camarão, nem deixar de tomar uma dose de Tiquira.

maranhao-gastronomia

Ah! Já ia esquecendo. Você sabia que o Maranhão é o único estado brasileiro que comemora os quatro santos durante o mês de junho? São eles: São Pedro, São João, Santo Antônio e São Marçal.

E aí, não vem dançar o Bumba-meu-boi?


Pedro Winicius

Pedro Winicius24 Posts

Maranhense, 20 anos e apaixonado pela cultura Nordestina. Não dispensa um bom vinho e uma boa viagem.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register