Como reagir aos estímulos estressores

estresse

O estresse está cada vez mais comum em nosso dia a dia e é preciso aprender a lidar corretamente com ele.

Diariamente passamos por situações que testam a nossa paciência. Podemos chamar essas situações de “estímulos estressores”, ou seja, é tudo aquilo que acontece que pode fazer com que nós percamos a calma, reagindo de maneira indesejada.

Quando isso ocorre com frequência, significa que nós não estamos lidando adequadamente com esses estímulos. Portanto, veja algumas dicas de como lidar com os estímulos estressores e evitar perder a calma com tanta frequência.

Talvez seja interessante pensar também em algumas atitudes que ajudam a diminuir o estresse.

Não aja imediatamente.

Antes de reagir a um estimulo estressor, pare o que você está fazendo e reflita sobre a situação.

Evite dar uma resposta imediata, pois você pode reagir de uma forma inadequada.

Quanto mais você refletir e pensar, melhor será a sua reação.

Perceba o que está te deixando estressado.

É muito importante compreender o que realmente está te deixando estressado.

Para isso é preciso ter em mente que às vezes nós reagimos de uma forma estressada a coisas que não estão nos estressando.

Por exemplo, você está estressado com algo no seu trabalho, então você chega em casa e briga com a sua mulher. Não foi a sua mulher que te estressou, ela apenas desencadeou o comportamento, mas você só reagiu assim por causa do estresse passado no trabalho.

Por isso é importante perceber o que está te estressando, aprendendo qual é o seu real estimulo estressor.

stress

Pense no que você pode fazer.

Agora que você sabe o que está realmente te estressando, é o momento de pensar no que você pode fazer.

Ou seja, você precisa encontrar uma solução para essa situação.

Geralmente, somente o fato de você ter uma solução já ajuda a diminuir o estresse, fazendo com que você lide melhor com ela. Em alguns casos, ter uma solução não significa dar um fim a situação, mas significa saber como lidar com ela.

Por exemplo, se você está estressado pois tem uma reunião importante no próximo mês em que você precisa demonstrar produtividade. Somente o fato de saber que após a reunião você não terá mais esse estimulo estressor já pode ser uma forma de lidar com ela e se sentir melhor.

Descubra maneiras de modificar os estímulos (ou eliminá-los).

Em alguns casos, é preciso pensar em formas criativas de lidar com as situações. Ou seja, você precisa encontrar uma maneira de lidar com o estimulo estressor sem que ele seja tão estressante assim.

Afinal, alguns estímulos estressores fazem parte do nosso dia a dia e não podemos simplesmente ignorá-los ou eliminá-los.

Mas, em outros casos, existe sim a possibilidade de eliminar esse estimulo. Ou seja, há momentos em que é possível esquecer algumas situações, deixando de executá-las.

Portanto, se o estimulo estressor for algo descartável, que você pode evitar, faça isso. Mas se você tiver que continuar lidando com ele, busque por maneiras mais saudáveis de fazer isso.


Leonardo Luchetta404 Posts

Escreve artigos para a internet na metade do tempo. Na outra metade se prepara para tornar-se psicólogo clínico. Nas horas vagas, vaga!

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register