Sem Carne: Substitutos da carne para incluir no seu cardápio

prato-vegetariano

Decidiu ficar um tempo sem comer carne e está em dúvida do que incluir no cardápio para substituí-la?

Vale lembrar que a carne é uma bela fonte de proteína, ferro, vitaminas do complexo B e muito mais. Mas existem alguns alimentos que conseguem garantir esses mesmos nutrientes (sem ter origem animal).

Confira algumas dicas de alimentos que podem ser usados como substitutos da carne no seu cardápio:

Cereais Integrais

arroz-integral

Se você está adotando uma dieta sem carne, é importante começar a investir na base da sua alimentação. Troque de uma vez por todas o arroz branco por versões integrais (de preferência com mais grãos).

Os cereais integrais, como arroz integral, aveia, amaranto, trigo, quinoa e centeio; são boas fontes de proteína vegetal, fornecem vitaminas do complexo B, ferro e fibras.

Leguminosas

grao-de-bico

As leguminosas são grãos muito nutritivos, fontes de proteína vegetal, vitaminas e minerais. Alguns exemplos: Grão-de-bico, feijões (todos os tipos), ervilha, lentilha, soja e favas.

Cogumelos

shimeji

Existem vários cogumelos que são comestíveis e contam com uma grande concentração de vitaminas do complexo B e minerais como potássio, iodo, cálcio e fósforo, além de proteínas.

Alguns exemplos: Paris, Shitake, Shimeji, Portobllo, Porcini, Trufas (brancas ou pretas), dentre outros.

Tofu

tofu

Tofu é obtido a partir da soja fermentada. É rico em proteínas e minerais, como cálcio, fósforo e magnésio.

É um bom substituto para a carne em um prato. Existem versões defumadas, com ervas finas e muito mais.

Hambúrguer vegano

hamburguer-vegano

No mercado existem diversos hambúrgueres veganos, isso é, feitos sem carne. Por trazerem uma consistência parecida com a de um hambúrguer tradicional, é uma boa dica de substituição para a carne no prato.

Os mais fáceis de encontrar são de soja, grão de bico, cogumelos e feijão.

Verduras de folhas verde-escuro

salada-rucula

Algumas verduras de folhas verde-escuro são ricas em ferro e valem a pena ser inseridas no cardápio. Muitas contam, inclusive, com uma boa dose de proteína. Exemplos: Espinafre, couve, brócolis, escarola, rúcula e agrião.

Oleaginosas

castanha

As oleaginosas (castanha, amêndoa, nozes, avelã, macadâmia e afins) são ricas em gorduras insaturadas, proteínas, fibras e antioxidantes. Além de serem fontes de vitaminas E, complexo B e minerais como zinco, potássio, manganês, ferro, cobre e selênio.


Guilherme Cury1796 Posts

30 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register