Primeiro SUV da Jaguar, F-PACE chega ao Brasil

Jaguar-F-Pace

Hoje (31/05) foi apresentado no Brasil o F-PACE, o primeiro SUV produzido pela Jaguar.

O modelo, que será oferecido em três versões e uma limitada, estará disponível a partir de setembro nas 33 concessionárias da marca no País. As pré-vendas já começaram.

Jaguar-FPace-BR

O SUV foi criado totalmente focado em desempenho e com um toque de luxo e design moderno. No país o F-PACE aparece em três diferentes versões e valores: Prestige (R$ 309.300), R-Sport (R$ 360.500) e S (R$ 405.900). Além delas, a Jaguar também trará ao Brasil 19 unidades da série limitada First Edition pelo preço de R$ 416.400.

JaguarFPace

A versão de entrada, Prestige é equipada com o motor Ingenium de 2.0 litros a diesel com 180 cv e foca naqueles que buscam ampla autonomia e maior conforto em viagens. Já a versão intermediária, R-Sport traz motor V6 a gasolina de 3.0 litros e 340 cv de potência, perfeito para um bom desempenho na estrada e na cidade.

A versão S, a topo de linha, é completamente focada em desempenho ao disponibilizar motor V6 a gasolina de 3.0 litros e 380 cv de potência, mesmo motor que também equipa a série limitada First Edition.

Jaguar-FPace-TO

Todas elas trazem de série o sistema de transmissão automático ZF de oito velocidades, com opções para trocas por meio de borboletas dispostas atrás do volante. Além da transmissão, o F-PACE traz, de série uma grande gama de itens como tração integral, faróis de neblina, bancos com ajustes elétricos, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro além de painel, portas, bancos e volante revestidos em couro de alta qualidade.

Com influências do F-TYPE – entre elas os dois motores V6 a gasolina – o Jaguar F-PACE o foi desenvolvido com uma arquitetura predominantemente em alumínio. Seu design arrojado combina linhas puras, proporção, uma traseira marcante, saídas de ar e faróis característicos.

A parte dianteira do modelo conta com três entradas de ar bastante largas com grades em preto que reforçam sua aparência esportiva. A assinatura dos faróis em LED  e os vincos do capô ressaltam o aspecto moderno e agressivo do modelo.

Jaguar-F-Pace-interior

O novo F-PACE transporta até cinco ocupantes adultos em absoluto conforto. O seu interior é uma mistura perfeita de materiais premium e acabamentos impecáveis. Dependendo da versão, o modelo oferece tecnologias como o novo sistema de entretenimento InControl Touch Pro e o painel do volante em HD com tela de 12,3”, garantem uma experiência única a todos os ocupantes.

First Edition

FirstEdition-FPace

O mercado brasileiro também receberá apenas 19 unidades da edição especial First Edition, criada especialmente para celebrar o lançamento do novo F-PACE. A série limitada e numerada terá produção restrita apenas ao primeiro ano do veículo. Equipado com o motor V6 superchaged de 380 cv de potência, o F-PACE First Edition se diferencia por duas pinturas metálicas únicas – Azul Caesium e Halcyon Gold, claras referências ao inovador conceito C-X17, revelado em 2013 nos salões de Frankfurt (Alemanha) e Guangzhou (China). Os clientes ainda têm as opções de cores Rhodium Silver e Ultimate Black.

A série também conta com rodas de aro 20 Venon de 5 raios com acabamento em preto, Adaptive Dynamics, faróis de LED, entradas de ar com acabamento na cor preta e teto elétrico panorâmico.

FPace-FirstEdition

Por dentro, o acabamento dos bancos, portas, painel e volante é em couro Premium Windsor na cor Light Oyster, com costura dupla e padrão quadriculado em relevo. Além disso, o modelo pode ser equipado com sistema iluminação interna configurável com uma gama de 10 cores diferentes, sistema de entretenimento InControl Touch Pro e o painel de intrumentos de 12,3” em HD.

Opções de motores

Para atender aos mais distintos perfis de clientes, a Jaguar colocou à disposição opções de motores a diesel e a gasolina para equipar o novo F-PACE.

F-Pace-Motor

Na versão Prestige o modelo é equipado com o novíssimo motor Ingenium Diesel de 2.0 litros e 180 cv de potência. O propulsor é ideal para aqueles que prezam pela ampla autonomia e conforto em velocidade de cruzeiro.

O propulsor traz sistema de injeção Common Rail, um turbocompressor de geometria variável e desenvolve 430 Nm de torque entre 1.750 e 2.500 rotações, o que garante uma excepcional força nas retomadas e durante a transposição de terrenos difíceis.

Na versão intermediária R-Sport, o Jaguar F-PACE é equipado com motor 3.0 V6 gasolina de 340 cv de potência. Derivado do superesportivo Jaguar F-TYPE, o propulsor desenvolve 450 Nm de torque a 4.500 rotações e conta com injeção direta de combustível e sistema de sobrealimentação por compressão Twin-Vortex.

O motor faz o F-PACE sair da imobilidade e atingir os 100 km/h em apenas 5.8 segundos e o leva aos 250 km/h de velocidade final, eletronicamente limitada.

Com total foco na condução esportiva e no alto desempenho, as versões S e First Edition trazem motor 3.0 V6 a gasolina calibrado para desenvolver 380 cv. Também derivado do superesportivo Jaguar F-TYPE, o propulsor traz alimentação direta a 150 bar de pressão, sistema de sobrealimentação Twin Vortex e oferece ao veículo um torque de 450 Nm a 4.500 rotações.

Equipado com esse motor, o tempo que o modelo leva para sair da imobilidade e atingir os 100 km/h cai para impressionantes 5.5 segundos – dignos de um esportivo – e a velocidade final do veículo também é limitada eletronicamente a 250 km/h.

Independentemente do tipo de motor que vai debaixo do capô, toda a linha F-PACE traz sistema de transmissão ZF 8HP45 automática de oito velocidades, com relação de marchas configurada para proporcionar o máximo de força e retomada em baixas velocidades, combinado com conforto, economia de combustível e baixos níveis de ruídos em velocidade de cruzeiro.

InControl Touch e InControl Touch Pro

O novo Jaguar F-PACE pode ser equipado com o sistema de entretenimento InControl Touch Pro. O sistema integra uma tela de oito polegadas sensível ao toque com interface totalmente reestruturada, mais intuitiva e com melhor resolução, bastante similar a dos smartphones e tablets.

InteriorTech_Fpace-Jaguar

Além disso, o InControl Touch Pro conta com um sistema de navegação mais rápido e fácil de manusear, graças ao cartão SD de memória para informações de rotas. Os mapas são mostrados em 2D ou 3D, tornando a navegação simples.

O sistema ainda traz um processador quad-core, disco rígido de 60GB e link de internet móvel. Nesta configuração, o F-PACE traz uma tela de 10,2 polegadas e som Meridian com 17 alto-falantes e 825 watts de potência, dando uma experiência surround única.

Sistema de Vetorização de torque

As tecnologias do F-TYPE continuam a ser aplicadas no F-PACE, como a Vetorização de Torque. Desenvolvidas para tornar o veículo mais ágil, o sistema identifica automaticamente situações de instabilidade nas curvas e aplica uma determinada força de frenagem nas rodas adequadas, proporcionando um maior torque às demais rodas, ajudando o motorista a manter o veículo na sua rota ideal. O sistema funciona predominantemente na roda interior traseira para tornar a intervenção do sistema imperceptível ao motorista.

FPaceJaguar

Adaptive Dynamics

Outra tecnologia dinâmica presente do F-TYPE é o Adaptive Dynamics. O sistema monitora o movimento do veículo 100 vezes por segundo e das rodas 500 vezes por segundo, e proporciona amortecimento contínuo nas diversas condições que o carro pode enfrentar em um mesmo terreno.

Além disso o Configurable Dynamics, também desenvolvida primeiramente para o F-TYPE, permite o motorista selecionar manualmente o modo dinâmico ou normal para a estratégia de transmissão, sensação de direção e modo de acelerar, da preferência do motorista, tudo feito na tela central touchscreen do F-PACE.

FPace-Estrada-Jaguar

Tração Integral

O recém-lançado F-TYPE de tração integral também compartilha suas tecnologias com o novo F-PACE. O torque sob demanda é uma delas. Em condições normais de direção, o torque é enviado 100% para o eixo traseiro, mantendo a característica de tração traseira, mas podendo chegar a distribuição 50/50 dependendo das situações de terreno através do Intelligent Driveline Dynamics. Esse processo de transferência de torque leva menos de 165 milisegundos, sendo imperceptível ao motorista.

Fpace-jaguar-lancamento

Toda a linha F-PACE também está equipada com o sistema All Surface Progress Control (ASPC), tecnologia que permite o motorista controlar apenas o volante em situações de terreno escorregadio como neve, gelo e grama molhada, por exemplo.

O sistema controla o acelerador e o freio do veículo, aplicando pouco torque nas rodas, resultando em uma direção suave com pouca ou nenhuma derrapagem, opera entre as velocidades de 3,6 Km/h e 30 Km/h.

Ainda assim, nas situações de terreno escorregadio, alguns motoristas preferem controlar a aceleração e frenagem o veículo por si só, para isso o F-PACE oferece o novo sistema de Low Friction Launch (LFL). O F-PACE é o primeiro veículo Jaguar a oferecer a tecnologia que, uma vez selecionado na tela touchscreen, muda a configuração de aceleração do veículo resultando em uma distribuição de torque progressiva, permitindo ao motorista uma direção mais suave, em qualquer tipo de superfície.

O F-PACE ainda tem disponível o Head-up Display, tecnologia que projeta informações importantes do veículo no para-brisa para que o motorista mantenha a atenção no seu percurso, o controle de cruzeiro adaptativo, monitor de ponto cego e assistência para estacionar, que auxilia o motorista no estacionamento por meio de um monitoramento 360º do entorno do veículo.

Activity Key

activity-key-jaguar

A Jaguar lançou como acessório opcional, uma pulseira chamada “Activity Key” que visa facilitar a vida de quem usa o carro e quer ficar livre das chaves para algum momento. A pulseira é à prova d’água e de choques e vem com um transponder integrado. Para usá-la é só aproximar a pulseira da letra J da inscrição Jaguar (no porta-malas), para abrir ou fechar todas as portas do carro. Com ela, o motorista pode deixar, por exemplo, a chave no interior do veículo (para praticar algum esporte, como, por exemplo, corrida, surf, etc.). Enquanto a Activity Key está em uso, as chaves eletrônicas deixadas no veículo são desativadas. O bacana é que a pulseira não possui bateria, o que elimina a necessidade de substituição.

Jaguar-FPace-FE

Para mais informações, clique aqui.

Guilherme1875 Posts

33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

2 Comentários

  • Dirigimos todas as versões do Jaguar F-PACE | Tudo Para Homens Reply

    29 de agosto de 2016 at 01:06

    […] Tive a oportunidade de testar todas as versões do primeiro SUV da Jaguar, o F-PACE. Para quem não lembra, já temos um post aqui no TPH falando sobre esse lançamento e todas as informações técnicas da linha (clique aqui para conferir). […]

  • Dirigimos Todas As Versões Do Jaguar F-PACE | Alcatéia Masculina Reply

    29 de agosto de 2016 at 01:54

    […] Tive a oportunidade de testar todas as versões do primeiro SUV da Jaguar, o F-PACE. Para quem não lembra, já temos um post aqui no TPH falando sobre esse lançamento e todas as informações técnicas da linha (clique aqui para conferir). […]

Deixe uma resposta para Dirigimos Todas As Versões Do Jaguar F-PACE | Alcatéia Masculina Cancelar resposta

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register