Preparando um bom café

Café

Provavelmente seja a bebida mais consumida no mundo. A história do café começou no século IX. O café é originário das terras altas da Etiópia (possivelmente com culturas no Sudão e Quênia) e difundiu-se para o mundo através do Egito e da Europa. Em 1475, surgiu em Constantinopla a primeira loja de café, produto que para se espalhar pelo mundo se beneficiou, primeiro, da expansão do islamismo e, em uma segunda fase, do desenvolvimento dos negócios proporcionado pelos descobrimentos.

O sucesso da lavoura cafeeira em São Paulo, durante a primeira parte do século XX, fez com que o Estado se tornasse um dos mais ricos do país, permitindo que vários fazendeiros indicassem ou se tornassem presidentes do Brasil, até que se enfraqueceram politicamente com a Revolução de 1930. Atualmente o Brasil consome anualmente 20 milhões de sacas de café, o que corresponde a 173 bilhões de xícaras, além de ser o principal produtor.

Preparar café talvez seja uma das coisas mais fáceis que existe, basta coloca o pó em um filtro de papel e adicionar água quente. Mas preparar um bom café exige um pouco mais do que isso.

1. A escolha do café é a etapa fundamental para se preparar uma boa bebida. Hoje é comum comprar o pó já moído no supermercado, até mesmo boa parte das grandes marcas disponibilizam versões que são embaladas a vácuo. Mas o que muitas pessoas não sabem é que o produto vendido já moído é a sobra da seleção dos melhores grãos, o que prejudica o aroma, bem como deixa seu sabor amargo, pelo fato de que a vida útil do café moído é de 20 minutos. Sendo assim, dê preferência a moer o seu grão em sua casa, sim parece frescura, mas a diferencia no sabor é gritante.

2. A escolha do tipo de grão é outro fator, o recomendado são os 100% arábica, classificados como Gourmet ou Especial.

3.  A água é outro fator importante, pois a água da torneira tem um alto teor de cloro, o que destrói o aroma do café. O ideal é que seja filtrada ou mineral. A temperatura da água não deve chegar a 100º C (ok, usar um termômetro é exagero) mas assim que água começar a borbulhar, desligue o fogo.

4. Ao colocar o filtro de papel no suporte, antes de colocar o pó, passe um pouco de água quente para retirar o “gosto” do papel, deixando a bebida mais limpa. Existem suportes de cerâmicas que, além de não passarem nenhum tipo de toxina como os de plástico, conserva melhor o calor da bebida.

Um bom café deve ser sempre feito e consumido na hora.


Rafael Luiz23 Posts

26 anos, estudante e blogueiro. É apaixonado por moda, automobilismo, tecnologia, literatura, culinária e música. Não vive sem praticar esportes.

1 Comentário

  • Lanita Andrade Reply

    23 de julho de 2014 at 20:30

    Ansiosa para tomar um BOM café. Sempre gostei da bebida, mas hoje vejo que sequer sabia prepara-la! (hahaha)

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register