Categorias: Comportamento

Por que as pessoas se fazem de vítima?

Você já se sentiu incomodado com uma pessoa se fazendo de vítima? Já se perguntou por que algumas pessoas fazem isso? Pois bem, pensando sobre o tema resolvi enumerar os principais motivos das pessoas se fazerem de vítima para os outros.

Chamar a atenção do outro.

Uma pessoa que se faz de vítima pode estar se sentindo deixada de lado e busca, através dessa atitude, fazer com que os outros prestem atenção nela. Geralmente quem costuma se fazer de vítima tem uma grande necessidade de atenção e se sente incomodada quando não é o centro das atenções.

Por isso, em alguns casos, o “se fazer de vítima” é uma forma de ter atenção (e geralmente essas pessoas conseguem). Quanto mais atenção a pessoa tiver, mais ela irá se comportar dessa maneira.

Fazer com que o outro sinta pena.

Além de chamar a atenção do outro, quem se faz de vítima também pode conseguir com que o outro sinta pena da pessoa e passe a cuidar dela de uma forma diferenciada, geralmente de uma maneira mais delicada e cuidadosa.

Por isso, a pessoa que quer ser cuidada, se faz de vítima para ter um tratamento especial em relação aos outros. Isso é muito comum em crianças que tem irmãos que ficam buscando a atenção dos pais.

Podemos perceber esse comportamento em pessoas que querem ser tratadas de uma forma melhor em um relacionamento e acabam criando uma vitimização para ter mais atenção e um tratamento diferenciado por parte do parceiro.

Tirar vantagem de alguma situação.

Outro caso em que pode ser percebido esse tipo de comportamento é quando a pessoa quer tirar vantagem de uma determinada situação. É mais fácil fazer com que os outros nos ajudem ou esqueçam alguns erros quando nós somos “sofridos” e temos “dificuldades”. E por isso ocorre essa “vitimização”.

Um exemplo desse comportamento seria com alunos que desejam uma melhor nota e se fazem de vítima para um determinado professor. Isso indica que a pessoa aprendeu que fazendo com que o outro tenha pena dele, ele pode se safar de alguma situação, tendo vantagens que normalmente não teria.

Não ter que lidar com as próprias responsabilidades.

É comum que a pessoa se faça de vítima quando sabe que fez algo errado e não quer ser punida pelo que foi feito. Assim, ela tenta arrumar desculpas, se vitimando, para que a consequência seja menor para ela.

Esse comportamento pode ser percebido em pessoas que aprenderam que se elas têm dificuldades, elas não devem ser punidas pelos seus erros. Assim, elas acabam demonstrando ter dificuldades em todas as áreas (mesmo que não tenham).

Leonardo

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment

Veja os Comentários

  • Eu tenho um caso deste com uma pessoa desta em casa na minha família ela adora se fazer de vitima para me escravizar e quando eu digo alguma coisa para esta pessoa ela grita bem alto para todo mundo ouvir e a vista destas pessoas eu fico sendo como um monstro insensível que não liga para ela e isto me faz me sentir muito mal e eu me sinto presa neste relacionamento e gostaria muito de saber o que eu devo fazer neste caso

Compartilhe
Publicado por
Leonardo