Clique e saiba mais!


Categorias: Comportamento

Por que as pessoas se fazem de vítima?

Você já se sentiu incomodado com uma pessoa se fazendo de vítima? Já se perguntou por que algumas pessoas fazem isso? Pois bem, pensando sobre o tema resolvi enumerar os principais motivos das pessoas se fazerem de vítima para os outros.

Chamar a atenção do outro.

Uma pessoa que se faz de vítima pode estar se sentindo deixada de lado e busca, através dessa atitude, fazer com que os outros prestem atenção nela. Geralmente quem costuma se fazer de vítima tem uma grande necessidade de atenção e se sente incomodada quando não é o centro das atenções.

Por isso, em alguns casos, o “se fazer de vítima” é uma forma de ter atenção (e geralmente essas pessoas conseguem). Quanto mais atenção a pessoa tiver, mais ela irá se comportar dessa maneira.

Fazer com que o outro sinta pena.

Além de chamar a atenção do outro, quem se faz de vítima também pode conseguir com que o outro sinta pena da pessoa e passe a cuidar dela de uma forma diferenciada, geralmente de uma maneira mais delicada e cuidadosa.

Por isso, a pessoa que quer ser cuidada, se faz de vítima para ter um tratamento especial em relação aos outros. Isso é muito comum em crianças que tem irmãos que ficam buscando a atenção dos pais.

Podemos perceber esse comportamento em pessoas que querem ser tratadas de uma forma melhor em um relacionamento e acabam criando uma vitimização para ter mais atenção e um tratamento diferenciado por parte do parceiro.

Tirar vantagem de alguma situação.

Outro caso em que pode ser percebido esse tipo de comportamento é quando a pessoa quer tirar vantagem de uma determinada situação. É mais fácil fazer com que os outros nos ajudem ou esqueçam alguns erros quando nós somos “sofridos” e temos “dificuldades”. E por isso ocorre essa “vitimização”.

Um exemplo desse comportamento seria com alunos que desejam uma melhor nota e se fazem de vítima para um determinado professor. Isso indica que a pessoa aprendeu que fazendo com que o outro tenha pena dele, ele pode se safar de alguma situação, tendo vantagens que normalmente não teria.

Não ter que lidar com as próprias responsabilidades.

É comum que a pessoa se faça de vítima quando sabe que fez algo errado e não quer ser punida pelo que foi feito. Assim, ela tenta arrumar desculpas, se vitimando, para que a consequência seja menor para ela.

Esse comportamento pode ser percebido em pessoas que aprenderam que se elas têm dificuldades, elas não devem ser punidas pelos seus erros. Assim, elas acabam demonstrando ter dificuldades em todas as áreas (mesmo que não tenham).

Leonardo Luchetta

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Novos Posts

  • Comportamento

5 Erros que você deve evitar no primeiro encontro

Conheça cinco erros que você deve evitar cometer no seu primeiro encontro com a gata.

% dias atrás
  • Mulheres

Bom dia, Andela! [+18]

Nesse ensaio você vai saber como é acordar ao lado da bela Andela.

% dias atrás
  • Comportamento
  • Tecnologia

O que os brasileiros mais pesquisaram no Google em 2019

Saiba quais foram as principais pesquisas dos brasileiros no Google nesse ano.

% dias atrás
  • Comportamento

Dicas de como negociar o salário no primeiro emprego

Descubra algumas dicas que podem te ajudar muito no momento de negociar o seu salário, principalmente no seu primeiro emprego.

% dias atrás
  • Bebida
  • Cinema & Séries
  • Entretenimento

Coca-Cola lança embalagem com sabre que ilumina para celebrar o novo filme de Star Wars

Confira essa embalagem especial de Coca Zero que ilumina os sabres de luz, para celebrar o lançamento do novo filme.

% dias atrás
  • Comportamento
  • Mulheres

Conto Erótico: O Fruto Proibido [Parte 1]

Caroline se interessou pelo Fruto Proibido e pelo Dr. Alexandre...

% dias atrás