Pomerode, a cidade mais alemã do Brasil
Essa matéria é sobre a minha terra natal, uma uma cidade maravilhosa para se conhecer.
Pomerode é uma cidade pequena na região européia de Santa Catarina, com menos de 30 mil habitantes. Ela não é apenas uma das cidades com colonização alemã, mas sim A CIDADE mais alemã do Brasil.
Acredite, ou não, mas muitos senhores e senhoras – imigrantes ou filhos de imigrantes – ainda falam um Alemão colonial. Em alguns casos, só sabem falar alemão e arriscam o português!
Quando eu conheci Campos do Jordão, reparei que existem algumas semelhanças com Pomerode. Então, quem ama Campos, com certeza, vai gostar da minha cidade.
Ela fica do ladinho de Blumenau e tem uma festa alemã, estilo a Oktoberfest e Schutzenfest (de Jaraguá do Sul), mas como a cidade é menor, a festa é mais tranquilinha e mais gostosa. Diferente das outras festas da região, a Festa Pomerana, assim chamada, acontece em janeiro.
Fora isso, quem adora cerveja e chopp vai se deliciar com o que tem na região.
Em Pomerode existe uma cervejaria chamada Schornstein. Ela reforça ainda mais a tradição e estilo germânicos da cidade. Com capacidade para produzir até 30 mil litros de chope por mês, trabalha com receitas que respeitam os mais rígidos parâmetros da indústria cervejeira européia. O mais bacana é que o local conta com bar e restaurante junto à fábrica.
Além disso nas cidades vizinhas existem outras cervejarias, como: Das Bier (Gaspar), Eisenbahn (Blumenau), Opa Bier (Joinville, mas tem um bar em Pomerode), Bierland (Blumenau), Wudnerbier (Blumenau), Heimat (Indaial), entre outras.
Indico de paixão o Das Bier, que fica a menos de 1 hora de Pomerode. O lugar é lindo e a comida uma delícia.
Quase em Pomerode tem o Morro Azul. Fica na verdade em Timbó, uma cidade ao lado de Pomerode. É um lugar lindo para ver a cidade inteira e, se quiser arriscar acordar cedão, pegar uma vista como essa:
A cidade também possui um zoológico bem bacana, acho que é o único da região. É bem bonito e tem várias opcões de animais desde pássaros, cobras e os bichos mais tradicionais de zoológicos.
Não é tão grande que faça você perder o dia inteiro, mas é uma visita obrigatória se você curte animais.
Outro lugar bacana para conhecer é a Casa do Imigrante Carl Weege.
É um museu em formato de casa na verdade, pois tudo é muito antigo e com decoração típica da colonização alemã.
Uma forma bacana de conhecer a cidade é fazer o passeio de charrete. O ponto de saída é na frente do zoológico (Esquina das ruas Paulo Zimmerman e Hermann Weege). É um passeio curto, logo que a cidade não é tão grande assim, mas que vale a pena.
E claro que se você vai em uma cidade alemã não pode deixar de ir nos restaurantes típicos. Existem 3 opções que indico:
Wunderwald
É, na minha opinião, o mais “classudo” tendo apenas pratos a la carte. Ele é lindo, organizado, e tem licores caseiros para degustar.
Não é barato, mas na minha opinião, os pratos valem a pena.
Serviço
Avenida Quinze de Novembro, 8444, Testo Central, Pomerode – SC, 89107-000
Telefone: (47) 3395-1700
Mundo Antigo
Um pouco mais escondido, ele possui chalés para hospedagem, pedalinho e até cavalos para passeio. O restaurante é buffet livre, o que deixa você experimentar de tudinho um pouco. Quem quer experimentar todos os tipos de comidas alemã, deve sem falta ir nesse restaurante.
Serviço
Rua Ribeirão Herdt (acesso pela SC-418 p/ Blumenau), 5 km, Pomerode.
Telefone: (47) 3387-3143
Siedlertal
Além dos pratos típicos e opções de buffet livre ou a la carte, normalmente tem música alemã ao vivo nos horários de almoço.
Serviço
Rua Hermann Weege, 500 – Centro – Pomerode – 89107.000
Telefone: (47) 3387-2455
Se você quiser experimentar o que há de melhor na cidade deve com certeza ir ao Torten Paradies. Ele tem, além dos doces tradicionais, outros doces delicioso. Nunca deixo de ir quando volto lá. Outra coisa que experimentei uma vez apenas mas amei é um sorvete artesanal que eles fazem por lá, o de Kinder Ovo é sensacional.
Ah, indico alguns pedidos: bolo de queijo, torta trufada (chorem, é puro chocolate) e nega maluca recheada. Para quem nunca comeu os tradicionais, sem falta: strudel de queijo e cuca ou de farofa ou de banana.
Outra confeitaria que aconselho também é a Dona Ella, é menor que o Torten mas faz tudo bem gostoso.
Agora, para finalizar, mais algumas fotos de Pomerode:
Mais informações sobre a cidade: pomerode.sc.gov.br.
Tudo Para Homens859 Posts
Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.
3 Comentários
izabel gimmi benone
18 de janeiro de 2014 at 18:04Adorei os comentarios, as vistas. Pretendo visitá-la ainda este ano.Só tem um problema. Sou uma pessoa sosinha. Será
izabel gimmi benone
18 de janeiro de 2014 at 18:05Adorei sasber sobre Pomerode. Pretendo visitá-la. Parabens por sua linda cidade.
Jorge Henrique
29 de novembro de 2017 at 16:37Não vejo a hora de chegar e morar nesta bela cidade que conheci por indicação de amigos, estou perto de me aposentar e escolhi esta bela cidade, espero encontrar aquilo que procuro, paz, tranquilidade e quem sabe a minha alma gémea rs rs rs, é serio, sou divorciado, paz é que eu desejo a todos os moradores desta paradisíaca cidade, até breve…….