Categorias: Automobilismo

Os principais cuidados que você deve ter com seu carro

O carro pode representar muitas coisas para os homens… Para alguns ele é apenas um meio de transporte, para outros pode ser uma paixão, uma maneira de demonstrar status social, um sonho realizado, dentre outras diversas representações que pode ter.

Independente de como cada um percebe o seu carro, existem cuidados que se deve tomar para preservar a vida útil do mesmo, evitar gastos com mecânicos e, principalmente, conservar o carro na hora da troca.

Pensando nisso, resolvemos destacar os principais cuidados que se deve ter com o carro para realmente preservar ele, tanto dentro, quanto fora.

Confira o que você deve fazer para cuidar e conservar o seu carro por muito mais tempo:

Cuidado com as manchas na pintura.

A pintura do carro é algo que merece muito cuidado, pois é um item avaliado na hora da venda. Sem contar que uma boa pintura faz toda a diferença.

Dessa forma, é fundamental cuidar dessa parte do carro. Deixe o seu carro longe de goteira de cimento, óleo de freio, fezes de pássaros, gasolina, tíner e querosene, pois tudo isso pode causar manchas na pintura do carro. Além disso, tome muito cuidado com o local que você estaciona o carro.

A sombra da árvore pode parecer muito boa para estacionar, mas algumas árvores soltam folhas que podem riscar a pintura. Outras árvores também soltam folhas mais delicadas, que se desfazem com o sol (ou água), podendo criar algumas manchas na pintura.

Troca adequada dos limpadores de para-brisa.

Os limpadores de para-brisa são fundamentais para o carro, principalmente em dias de chuva. Porém, nem todo mundo dá a atenção necessária para eles.

É interessante trocar esses limpadores com certa frequência, pois com o tempo eles podem começar a marcar e riscar o para-brisa, trazendo grande prejuízo para a estética do carro.

É muito comum percebermos os pára-brisas com aquelas marcas dos limpadores. Para evita-las, é interessante realizar a troca adequada do limpador e utilizá-los com sabedoria.

A limpeza do carro é importante.

Para manter a pintura do carro em dia, é recomendado ter uma rotina de lavação do carro, isso serve para conservar a pintura e, principalmente, evitar que as sujeiras acumuladas contribuam para arranhar e danificar a pintura.

Se for possível, leve seu carro pelo menos uma vez por mês para que seja realizada uma limpeza adequada. Enquanto você faz algumas manutenções de limpeza durante a semana.

É interessante ainda que a cada 4 ou 5 meses você faça um polimento, cristalizações, espelhamento ou revitalização da pintura, para dar mais destaque ao carro e contribuir para que a parte estética fique em dia.

Não se esqueça de fazer a manutenção adequada.

O ideal é realizar a revisão do carro de acordo com o manual do usuário, mas, com o tempo essa manutenção começa a ficar cada vez mais cara, fazendo com que alguns proprietários a abandonem.

Por isso, não se esqueça de alguns procedimentos fundamentais para o seu carro, como a troca de óleo de 6 em 6 meses (ou a cada 10 mil km rodados), a troca do filtro de ar a cada 10 mil quilômetros também deve ser realizada, assim como o alinhamento e balanceamento (periodicamente).

Além disso, é interessante dar importância para os pneus do carro, realizando a calibragem com frequência ou até a troca quando eles estiverem “carecas”.

Cuidado com o pé na embreagem.

Muitos motoristas desenvolvem o hábito de dirigir com o pé esquerdo na embreagem. O famoso “descansar o pé na embreagem”.

Mesmo sem estar fazendo muita força, o simples fato do pé estar na embreagem pode contribuir para o desgaste da mesma, reduzindo a durabilidade das peças pela metade do que elas durariam normalmente.

Então não se esqueça, se o seu carro for “manual”, utilize a embreagem apenas na hora de trocar a marcha, depois disso o pé esquerdo deve ficar no chão do carro e nunca na embreagem.

Leonardo

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Leonardo