Clique e aproveite!

Categorias: Comportamento

Os erros mais comuns cometidos em uma conversa

Conversar com certeza é uma arte, muitos dirão ainda que é uma arte perdida e que hoje em dia as pessoas não sabem mais conversar. Independente com quem você esteja conversando ou do propósito dessa conversa, seja na mesa do bar ou no momento da conquista, com seu chefe ou alguém que você queira impressionar, é preciso estar atento a alguns erros cometidos com grande frequência, que podem fazer com que o outro perca totalmente o interesse em conversar com você.

Para diminuir as chances de o outro perder o interesse na sua conversa, separamos alguns exemplos de conversa que devemos evitar. Portanto, aconteça o que acontecer, jamais cometa os erros que iremos exemplificar aqui.

1) Falar demasiadamente sobre si.

O ser humano gosta e sente muito prazer quando fala de si mesmo, de suas experiências, seus gostos e costumes, sua história de vida e assim por diante. Isto é completamente natural nas conversas, até por que somente assim nós trocamos algumas experiências. O problema existe quando a pessoa insiste em falar demasiadamente sobre si mesma, quando todo o assunto da conversa passa a ser a seu respeito. Além de demonstrar um certo egocentrismo, isto também faz com que o outro perca o interesse no assunto, e comece a te escutar apenas por educação. Portanto, fale somente o necessário sobre você e apenas quando estiver relacionado ao assunto, caso contrário é melhor ficar quieto.

2) Tentar demonstrar que as suas experiências são melhores.

Isto ocorre com grande frequência e é completamente condenável. A pessoa que tenta demonstrar que suas experiências são melhores é aquela que quando você conta algo para ela, ela conta outra coisa semelhante para tentar diminuir a grandiosidade da sua história ou tenta dizer que o mesmo já ocorreu com ela. É geralmente a pessoa que diz “isto já ocorreu comigo também”. Tentando demonstrar que com ela foi mais interessante.

3) Interromper a fala do outro.

Nada pior do que estar contando algo e o outro ficar interrompendo. Além de fazer com que a pessoa perca a linha de raciocínio que estava seguindo, pode fazer também com que ela sinta que você não está interessado no que ela tem a dizer, diminuindo assim a vontade dela de conversar com você. Desta forma, nunca esqueça de ouvir o outro até o final de sua fala, para então comentar o que você quer dizer.

4) Nunca deixar o outro falar.

Pior do que ficar interrompendo a fala do outro, é não deixar o outro falar. Algumas pessoas simplesmente não sabem a hora de parar de falar, transformando a conversa em um discurso unilateral, onde o outro somente concorda com a cabeça sem ter oportunidade de expressar sua própria opinião.

5) Tentar fazer piada com a fala do outro.

Isto ocorre quando estamos conversando com um número maior de pessoas e geralmente quando essas pessoas já tem alguma afinidade. É comum percebermos que enquanto uma pessoa está falando, a outra pode utilizar-se desta fala e distorce-la para transformar em uma “piadinha”. Além de demonstra uma grande falta de respeito para com o interlocutor, ainda demonstra a necessidade que você tem de tentar aparecer mais do que o outro. Isto podo ocorrer em reuniões, palestras, em salas de aula, enfim, qualquer lugar onde muitas pessoas estejam juntas por um mesmo objetivo.

É imprescindível que você não seja esta pessoa que faz as piadinhas e que também não participe da mesma, mantendo distância de quem a fez. Lembrando que não precisa ser necessariamente uma piada, pode ser apenar um comentaria aleatório feito por esta pessoa, para tentar arrancar alguma gargalha do outro.

6) Ter vários assuntos em uma mesma conversa.

Algumas pessoas um pouco mais ansiosas, não conseguem permanecer em um mesmo assunto durante uma conversa. Elas acabam abrindo vários assuntos e não terminando nenhum. Isto pode fazer com que o outro sinta-se confuso durante a conversa e perca o interesse. É importante lembrar sempre de terminar um assunto antes de começar o próximo.

7) O silêncio também é bom em uma conversa.

É comum percebermos que algumas pessoas sentem-se completamente incomodadas quando estão na presença de outra e não estão conversando, ficando aquele silêncio pós conversa. Elas sentem a necessidade de falar algo, como se o silêncio fosse algo ruim. Isto pode tornar-se um problema, pois visando extinguir este silêncio, algumas pessoas começam as conversas mais aleatórias e mais desinteressantes possíveis, sendo estas piores que o próprio silêncio. As vezes é mais interessante não falar nada, do que “obrigar” o outro a conversar sobre algo que ele não deseja.

8) Falar muito rápido ou muito lentamente.

Estes são dois extremos que podem estragar completamente com a conversa. A fala muito rápida pode fazer com que o outro não entenda por completo o que você pretende expor, como também pode fazer com que você “atropele” algumas palavras, deixando sua fala sem sentido. Por outro lado, a fala muito lenta, pode fazer com que o outro sinta-se incomodado com a sua demora de expor seu conhecimento, fazendo com que perca o interesse no assunto, mesmo que seja algo que ele queira ouvir. É importante sempre buscar um meio termo, sendo o mais claro possível.

E se você quer ser um cara bom de conversa, excelente no papo, nunca ficar sem saber o que falar com a mulher, amigos ou colegas de trabalho, conheça o Homem de Lábia.

Leonardo Luchetta

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Leonardo Luchetta

Novos Posts

Segredos para manter um relacionamento à distância

Confira alguns truques para conseguir manter um relacionamento à distância.

% dias atrás

O poder das histórias

Conheça dez maneiras de contar suas histórias sem parecer pedante.

% dias atrás

Bom dia, Elyse Taylor [+18]

Um bom dia com a bela Elyse Taylor acordando daquele jeito que todo homem gosta...

% dias atrás

Os benefícios do sexo para a saúde, de acordo com a ciência

Confira alguns estudos que comprovam que o sexo faz bem para a saúde.

% dias atrás

Como funciona a ECMO, terapia utilizada no tratamento de Paulo Gustavo

Entenda como funciona a ECMO, terapia com órgãos artificiais utilizada no tratamento de Paulo Gustavo.

% dias atrás

Qualidades que as mulheres procuram em um homem

Conheça as principais qualidades que as mulheres procuram em um provável parceiro.

% dias atrás