O papel do Homem na sociedade e o mito do “Príncipe Encantado”

Prince-Ferdinard-disney-prince-29841043-1456-1080

Se você quer entender qualquer coisa sobre as mulheres, não basta pegar todas que passam por você e sim dialogar a respeito de tudo, mas principalmente sobre seus problemas e suas indecisões. Antes de escrever este texto, estava conversando com uma amiga sobre suas decepções com nós homens e o que pude observar é que lidar com as expectativas criadas por ela é muito difícil.

O mito do “príncipe encantado” ainda existe dentro de cada mulher. Ok, se você agora perguntar para qualquer mulher se ele acredita em “príncipe encantado” ela irá rir da sua cara. Bom, sinceramente, também riria, porque o que elas idealizam como príncipe não é necessariamente um homem alto que irá salvá-la montado em seu cavalo branco das garras da bruxa malvada, mas sim as qualidades que este individuo transmite em suas ações fictícias.

Essa imagem do “príncipe encantado” é mais antiga do que podemos imaginar, pois em tempos antigos, as mulheres eram criadas para serem donas de casa exemplares, para realizar todas as tarefas de casa e educar os filhos, enquanto o marido trabalhava para sustentar a casa e a família. Não é preciso ir muito a fundo para entender.

Um grande exemplo é a personagem Sansa da obra As Crônicas de Gelo e Fogo (“A Song of Ice and Fire”) de George R. R. Martin, onde no primeiro livro é narrado que que ela sonha com um príncipe seria gentil, educado, bondoso e outras tantas qualidades, as quais eram retratadas nas canções e histórias da velha Ama.

O principal disso é observar que esses mitos não são criados do nada, mas sim de alguma forma fazem parte da educação que as mulheres recebem. Veja as histórias infantis, como Aladdin, A bela adormecida, Branca de neve e Cinderela, por exemplo, todas narram que as mulheres esperam que um dia um príncipe apareça em suas vidas.

Em Aladdin é o bandido corajoso, em A Bela adormecida e em a Branca de neve o príncipe foi acordá-las, em a Cinderela ele bateu de porta em porta atrás de sua amada. Pode até parecer uma análise ingênua, mas pare e pense por um minuto: O que estes personagens têm em comum? Todas buscam o homem perfeito. E o que estes homens têm em comum? Tenha certeza que elas não esperam que você aparece montado sob um cavalo branco gritando “Venha comigo, minha donzela. Viveremos felizes para sempre”.

Primeiro que o cavalo em si não é o principal, tanto que o Aladdin tinha um tapete. Em segundo lugar, fazer uma promessa de “viver feliz para sempre” é algo humanamente impossível de concretizar, pois você pode se esforçar ao máximo, mas é impossível prever todos os acontecimentos a longo prazo.  O que é realmente importante observar de todos estes contos são as qualidades que estes homens possuíam.

Coragem, determinação, ousadia, confiança, certeza do que querem e principalmente vontade de buscar o que querem são as principais mas também as fundamentas de todo “príncipe encantado”. E estes são os atributos esperados, não só pelas mulheres, mas pela sociedade de todo homem, que ele assuma o seu papel, que não seja dominado por inseguranças, incertezas ou frustrações.

A sociedade como um todo espera que um homem que ele se imponha como tal, que assuma o seu papel de líder porque isso é exatamente o que as mulheres esperam.


Rafael Luiz23 Posts

26 anos, estudante e blogueiro. É apaixonado por moda, automobilismo, tecnologia, literatura, culinária e música. Não vive sem praticar esportes.

4 Comentários

  • Gabi Reply

    25 de novembro de 2013 at 22:35

    Hmm ta.. E… O que mais? Cade a conclusao, pouco mais de analise e tal?
    Agora… A sociedade espera q o homem nao seja dominado por incertezas etc etc?… Eh…Oi?! Por acaso vc ia curtir uma mina mega insegura, incerta ou frustrada? I don’t think so, ne?!

    • Ramón Rodrigues Reply

      27 de novembro de 2013 at 10:43

      Realmente Gabi, estes são atributos que já se esperaram de todo homem, a não ser que a mina queira um capacho onde ela possa mandar e ‘desmandar’ à vontade.

      Nossa sociedade machista ainda vai idealizar muitos Príncipes Encantados, não que isso seja ruim, é apenas uma observação.

      • Rafael Reply

        27 de novembro de 2013 at 23:38

        É exatamente este meu ponto de reflexão Ramon, príncipe encantado não existe, só que temos pessoas que esperam que vão encontrar a pessoa perfeita. Abordei a questão dos homens, pois infelizmente tem caras que são de dá dó, inseguros, submissos. Usei essa questão do príncipe justamente pra mostrar que mulheres e sociedade esperam que tenhamos atitude e vários outros atributos e não ser moscas mortas.

        Em relação ao que a Gabi comentou, sou contra uma sociedade machista, todos perante a constituição são iguais.

  • Em que ponto devemos deixar o homem fazer o primeiro movimento ? | Frescurinhas De Madame Reply

    3 de julho de 2018 at 18:45

    […] mito do Príncipe encantado que vem para ganhar sua beleza é lindo e tem sido muito frequentemente verificado no passado, mas […]

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register