O medo da vitória

rocky

Você já ouviu falar de alguém que perdeu de propósito? Ou que deixou de ganhar porque estava com medo da vitória? Que não competiu como poderia pois não queria ganhar? Pois bem, talvez essa pessoa realmente estava com medo de vencer… E existem muitos motivos para isso ocorrer.

O medo da vitória existe e pode ocorrer com qualquer um de nós, principalmente nos momentos mais importantes da nossa vida. Por isso, resolvi trazer aqui alguns dos principais motivos de sentirmos o medo da vitória, nos entregando assim à derrota. Portanto, vamos aos motivos.

Autossabotagem.

A autossabotagem compõe-se necessariamente de comportamentos efetuados por nós mesmos que nos levam ao fracasso. Geralmente os realizamos de forma inconsciente, sem nos darmos conta disso. Esses comportamentos podem fazer com que percamos ou dificultemos a nossa vitória, escolhendo por caminhos mais difíceis, no lugar de caminho mais fáceis, para realmente nos sabotarmos.

Normalmente a autossabotagem é a escolha mais comum para quem tem medo da vitória ou não almeja ela.

Não conseguir lidar com a pressão.

A pressão da disputa e principalmente a pressão para vencer pode ser muito grande e, algumas pessoas, principalmente nos momentos cruciais, acabam não conseguindo lidar com ela e entregam os pontos. Essa pressão geralmente está relacionada com o medo da derrota, que paradoxalmente leva ao medo da vitória e, consequentemente, faz com que a pessoa perca.

Pelo medo de perder, ou seja, pelo medo de não vencer, a pessoa acaba não se esforçando o suficiente, ou não se arriscando como deveria.

Medo das novas responsabilidades.

Vencer traz também grandes responsabilidades, e algumas pessoas não querem ou não conseguem lidar com essas responsabilidades. Ao saber disso, algumas pessoas escolhem (conscientemente ou não), a derrota, para que assim possam livrar-se dessas novas responsabilidades. Geralmente é mais fácil perder e não ter que lidar com essas responsabilidades, do que vencer e demonstrar para os outros que você não está pronto.

segundo-lugarComodidade.

Uma das principais aliadas da derrota e, consequentemente, inimiga da vitória é a comodidade. O estado de comodidade nos dá a sensação de que tudo está bom do jeito que está. Até os problemas estão “bons”, se a pessoa não precisar se esforçar parar modificá-los. A comodidade então leva à derrota, ou impede a pessoa de buscar a vitória, pois ela acredita que está tudo bem (mesmo que não esteja).

É uma forma de a pessoa se convencer que não precisa se esforçar mais, ou que não precisa ir além.

A imposição da vitória.

Quando a vontade de que vençamos ocorre por parte de outra pessoa (isso é muito comum entre pais e filhos, quando o pai quer que o filho ganhe algo), pode aparecer então o medo da vitória e a pessoa pode não sentir tanta vontade assim de vencer, caindo na autossabotagem que já foi mencionada. A imposição da vitória pode tanto trazer o medo de vencer como também o medo de perder, pois isso significaria decepcionar o outro (e dificilmente queremos isso).

Existem milhares de maneiras de nos sabotarmos e nos derrotarmos (ou nos sentirmos derrotados), principalmente se a vontade de vencer não vier de nós mesmos. Por isso, é preciso buscar dentro de si a vontade de ir adiante e realmente vencer os obstáculos da vida, para que você não cometa os erros aqui comentados. Não espere que o outro acredite em você. Somente quando você realmente acredita em si é que a vitória é alcançada.


Leonardo Luchetta552 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

1 Comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register