O jeito como você se comunica diz muito sobre você

homens conversando

A comunicação é muito importante para as nossas relações e a forma como nos comunicamos geralmente é um indicativo de nosso estado de humor ou até mesmo uma demonstração de alguns aspectos de nossa personalidade. Dessa forma, a maneira como você age e se comunica com os outros pode influir na concepção dele a seu respeito e pode significar ou não a continuação de sua relação. Isso serve também para as relações amorosas.

Com esse texto pretendo comentar sobre as consequências de uma má comunicação, demonstrando o que pode ser observado pelos outros através da sua maneira de se comunicar.

Comportamentos agressivos.

Comunicar-se de uma forma agressiva com os outros geralmente é um indicativo de que a pessoa costuma ter comportamentos agressivos. A pessoa que tem comportamentos agressivos, comumente demonstra essa agressividade através da fala, seja em uma agressão verbal explicita ou implícita. A agressão verbal explicita é aquela em que a pessoa comunica abertamente a sua agressividade para com o outro, querendo atingi-lo, enquanto a forma implícita acontece de forma mais sutil, porém com a finalidade de magoar o outro.

Independente de como aconteça essa agressão, é provável que haverá também comportamentos agressivos. Isso pode fazer com que as pessoas se afastem de você com mais facilidade, principalmente quando percebem essas tendências agressivas através da fala.

A incapacidade de aceitar opiniões alheias.

Através da fala é possível perceber quando a pessoa tem dificuldade em aceitar opiniões adversas ou diferentes. Nesse caso, nem sempre são comunicações agressivas, mas mesmo assim, somente pela forma como a pessoa discute sobre a própria opinião ou como ela fala da opinião do outro já pode ser um indicativo dessa incapacidade de aceitar a opinião do outro.

Assim, é preciso ter muito cuidado quando conversamos com alguém que tenha alguma opinião diferente ou até mesmo contrária a nossa, para não tentarmos “diminuir” a opinião dele ou deixarmos subentendido que não aceitamos o que ele está falando. Para evitar então que as pessoas se afastem de nós, evitando assim a inimizade.

Para lidar melhor com esse tema, você pode ler as 6 dicas para aceitar as opiniões contrárias.

Falta de empatia.

A empatia, que nada mais é do que a capacidade de colocar-se no lugar do outro, é fundamental em qualquer tipo de relação, e com a comunicação podemos perceber se o outro está sendo empático ou não, principalmente com temas relacionados a nós mesmos. Ou seja, através da comunicação conseguimos perceber quando o outro está indiferente a nós ou a história que estamos contando, fazendo com que não queiramos mais ter contato com essa pessoa.

Quanto mais distante alguém demonstrar-se em um relacionamento, independente do tipo, mais fácil será para esse relacionamento chegar ao fim.

Arrogância.

Dentre os aspectos que podem ser identificados na comunicação, a arrogância é a mais comum e fácil de todas, pois estamos acostumados a lidar com ela diariamente. Por isso, dentre todos os motivos que fazer com que algumas relações não deem certo, a arrogância pode ser considerada como um dos principais. Existem uma linha tênue entre a arrogância e a agressividade e geralmente os dois andam juntos, podendo fazer com que a pessoa agressiva torna-se arrogante e vice-versa. Portanto, evitar esse tipo de comportamento significa ter mais qualidade nas relações.


Leonardo Luchetta545 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register