O brasileiro toma cerveja de milho e não sabe!

Cerveja

É isso mesmo, parece que as principais cervejarias nacionais deixaram de lado essa história de “Pureza Alemã” e usam, há muito tempo, ingredientes como milho e até o arroz na formulação de suas cervejas.

Segundo uma pesquisa da USP e da Unicamp, a maioria das cervejas brasileiras possuem 45% de milho em sua composição, que é o percentual máximo permitido pelo Governo atualmente. E, acredite ou não, mas a indústria quer que o governo aprove um  percentual de 50%. Quer dizer, eles querem que a cerveja possa ter em sua composição até 50% de milho e/ou arroz, que são ingredientes bem mais baratos que a cevada.

Lei da pureza alemã de 1516 (REINHEITSGEBOT)

Lei Pureza Alemã

Esta lei, que foi promulgada em 23 de Abril de 1516 pelo Duque Wilhelm IV (Guilherme IV) da Baviera, basicamente regulamentava que a cerveja somente poderia conter três ingredientes: malte, lúpulo e água. Considerada como uma das mais antigas regulamentações de defesa do consumidor protegia os compradores de que a cerveja comprada não teria nenhum outro aditivo ou componente “estranho” ou “exótico”.

A intenção da lei não era somente garantir a qualidade da cerveja e também controlar seu preço (porque limitava a criatividade dos produtores), mas também garantia que grãos mais valiosos e em falta naquele tempo como o trigo e o centeio, deixassem de ser utilizados na fabricação do pão para serem utilizados na cerveja.

As Cervejas Brasileiras

Como nós não somos a Alemanha, vamos de milho e arroz no meio. Conheça algumas das cervejas que mais usam milho na sua formulação:

cervejas-com-alto-teor-de-milho

A boa notícia é que o mercado das cervejas artesanais está crescendo no Brasil e cada dia fica mais fácil encontrar cervejas do tipo premium em lojas e mercados do país.


Guilherme Cury1800 Posts

30 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

3 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register