Categorias: Automobilismo

Jaguar Land Rover Retoma a produção das últimas unidades da série ‘Lightweight’ do clássico E-Type

A Divisão de Operações Especiais da Jaguar Land Rover anunciou que irá continuar a produção da série especial “Lightweight” do clássico Jaguar E-Type, apresentada ao público em 1963. Limitada a 18 unidades, apenas 12 delas foram fabricadas na época.

As últimas seis unidades restantes estão sendo construídas seguindo as exatas especificações do último E-Type Lightweight produzido em 1964 e serão montadas à mão na fábrica de Browns Lane, em Coventry, na Inglaterra, mesmas instalações onde a linha E-Type foi produzida nas décadas de 50 e 60. Estes veículos serão vendidos como carros clássicos de competição e já atendem as especificações da FIA para homologação em corridas históricas.

Os novos carros representam as seis unidades “perdidas” que nunca foram produzidas da série “Special GT E-Type”, que começaram a ser fabricados em fevereiro de 1963. Os seis números de chassi que restaram estavam permaneceram esquecidos, até agora. Os novos carros irão carregar esses números de chassi originais.

O modelo é equipado com o mesmo motor utilizado na década de 60, um XK de seis cilindros em linha, com cabeçotes em alumínio e câmaras de combustão hemisféricas. Apesar de trazer tecnologia altamente avançada para a época, o mesmo motor já era utilizado pela Jaguar desde seu primeiro veículo, o XK-120 de 1948.

Esse é o mesmo motor que equipou os modelos C-Type e D-Type durante as cinco vitórias nas 24 Horas de Le Mans na década de 50. A unidade que será utilizada no E-Type Lightweight tem 3.868 cilindradas.

A série especial Jaguar E-type Lightweight é a primeira criação do Jaguar Heritage, um departamento dentro do Centro de Operações Especiais que cuidará apenas dos modelos e peças de carros clássicos, que fazem parte da história da marca britânica, ícone em veículos esportivos de luxo.

A apresentação oficial do modelo para o público ocorrerá amanhã em um evento que será promovido pela Jaguar durante o festival de Pebble Beach, realizado na Califórnia.

Guilherme

33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Guilherme