Insuficiência Cardíaca: Entenda mais sobre esse problema do personagem de ‘A Baleia’

a-baleia-filme

Lançado recentemente nos cinemas, o filme “A Baleia”, dirigido por Darren Aronofsky, aborda temas super delicados de saúde, principalmente a insuficiência cardíaca agravada pela obesidade.

A insuficiência cardíaca é um mal que acomete cerca de 23 milhões de pessoas no mundo, e está entre as enfermidades cardiovasculares que causam mais de 17 milhões de mortes anualmente, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde). No Brasil, é uma das principais causas de óbito, e é a primeira responsável por internação após os 65 anos. Pessoas com obesidade têm maior risco de desenvolvê-la.

Classificada como doença secundária, a síndrome clínica impossibilita o coração de bombear sangue suficiente para todo o corpo e assim suprir todas as suas necessidades. A insuficiência cardíaca é consequência de outras patologias pré-existentes como infarto e hipertensão e outras. Dentre os sintomas estão a falta de ar, palpitação, tontura e dor no peito.

“A doença pode ser agravada por maus hábitos de vida como obesidade, sedentarismo, tabagismo, diabetes, falta de sono, estresse, elevada ingestão de álcool e outros. Os fatores podem contribuir para a piora do quadro em todas as pessoas”, afirma Dr. Rizzieri Gomes, médico cardiologista e especialista em melhoria da qualidade de vida.

Controle

O Dr Rizzieri enfatiza que apesar de não ter cura e ser controlada com a ingestão de remédios, o paciente pode ajudar a minimizar seus sintomas ajustando seus hábitos diários. Além disso, quanto antes for diagnosticada, maiores são as chances de melhora na qualidade e expectativa de vida do paciente.

“A insuficiência cardíaca é uma doença complexa e seu tratamento é para vida toda. O controle da enfermidade e a melhora do paciente dependem muito do empenho e mudança de hábitos de cada pessoa. Um estilo de vida mais saudável, com a prática diária de exercícios físicos, uma alimentação mais controlada e seguindo o que foi passado, com uma menor ingestão de sódio e de líquidos pode ajudar”, completa Dr. Rizzieri.

the-whale-movie

Treine seus conhecimentos

Recentemente, a Rede D’Or preparou um quizz para treinar os conhecimentos sobre a insuficiência cardíaca. Assim, as pessoas podem aprender um pouco mais sobre como se prevenir contra a doença.

A premiação

O filme “A Baleia” levou 3 indicações ao Óscar 2023, nas categorias: Melhor Ator (Brendan Fraser), Melhor Atriz Coadjuvante (Hong Chau) e Melhor Cabelo & Maquiagem. Os vencedores do Oscar 2023 serão revelados em cerimônia que acontece em 12 de março.

Guilherme1784 Posts

33 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register