“Fale um pouco sobre você”, o que responder?

Entrevista de Emprego

“Fale um pouco sobre você” é uma pergunta besta, aparentemente inócua. Sua professora na quarta série deve ter feito, alguém na sua comunidade deve ter feito, na igreja, em uma festa, aquela gata que você estava a fim, etc.

Parando para refletir por dois segundos, esta é uma senhora de uma pergunta em aberto!

Existem tantas respostas possíveis…

Então um belo dia você é presenteado com essa pergunta em uma entrevista de emprego. Dependendo do seu desenvolvimento do tema, a conversa daí em diante pode f*der com sua primeira impressão. Quais aspectos você deveria mencionar e quanto deveria falar sobre si mesmo? Como sair dessa sinuca de bico?

NA ENTREVISTA

Praticamente 5 de cada 4 entrevistadores fazem essa pergunta. É um modo rápido e eficaz de quebrar o gelo e iniciar o diálogo. Mas não se iluda achando que isso significa que o papo será leve.

No momento da pergunta, a entrevista já começou: a maioria dos recrutadores decide contratar você ou não nos primeiros 5 minutos da entrevista, então cada frase que você disser conta. Suas respostas devem ser confiantes e eficazes.

Começar pelo clássico “Não sei bem o que você quer que eu diga… minhas informações estão todas aí no currículo” ou “Estou aqui para fazer tudo que for necessário” são péssimas escolhas. Elas dão a entender que você leva tudo excessivamente ao pé da letra, é limitado ou tímido.

Aquele longo monólogo narrando todas as escolas por onde você passou, as cidades onde morou, os trabalhos que você teve, seus relacionamentos, o nome do cachorro da sua vizinha, tudo isso também é um tiro no pé: essas informações, sim, já constam no currículo que você deixou ali, e discursar sobre elas é tedioso.

Lembre-se que o entrevistador recebe centenas de currículos e provavelmente entrevista pencas de candidatos todos os dias. Depois de um tempo, ele começa a classificar os entrevistados rápida e automaticamente em duas categorias: “chato” e “interessante”. Sua tarefa é fugir da primeira categoria e fazer com que ele enxergue em você um digno representante da segunda.

O sujeito dono da vaga não está querendo um grande recital sobre a epopeia de sua existência, mas você DEVE oferecer respostas que tenham peso para o desempenho daquela atividade. Fale sobre suas metas e o que você pretende com aquele emprego. “Sempre quis trabalhar em uma empresa de Internet e sinto que aqui vou poder desenvolver meu potencial criativo”. ESSE é um bom exemplo de como começar a entrevista.

entrevista-de-emprego

Suas respostas devem ser curtas, de no máximo 1 minuto. Mais do que isso, o entrevistador começará a pensar em colocar seu currículo na caixa escrito “chato”. Não seja repetitivo, não divague. Responda de modo a permitir que ele elabore outras perguntas na área de interesse. Se quiser oferecer um sumário de sua história, resuma tudo mais ou menos assim:

“Comecei a trabalhar com 17 anos, fiz um curso técnico ou faculdade na escola X, e então trabalhei com vendas na loja Y por três anos”.

Dê um exemplo concreto do valor que você poderia agregar à empresa. Quais habilidades e experiências únicas você possui que poderiam lhe fazer sobressair ante os demais candidatos? De que maneira seus objetivos pessoais estão alinhados com a vaga em questão? Como você espera ajudar a empresa atingir suas metas?

“Na loja Y, eu ajudei a lançar 2 novos produtos que foram um sucesso, aumentando as vendas em 5% naquele ano. Acredito que eu seja capaz de fazer o mesmo aqui”.

Mencione aspectos que denotem suas qualidades. Ninguém quer parecer arrogante numa situação dessas, mas é importante que você mostre valor e autoconfiança. Faça isso pontuando coisas como:

“Terminei a faculdade com menos de 25 anos” ou “Fui o gerente de vendas mais novo daquela empresa”.

Também é esperto mencionar pontos que você tenha em comum com o entrevistador. Se for possível, faça uma pesquisa rápida sobre quem irá conduzir sua entrevista, ou observe algo na sala que tenha um toque pessoal e que seja interessante para você, dando um jeito de inserir isso na sua resposta. Será que vocês frequentaram a mesma escola ou faculdade? Trabalharam em períodos diferentes em uma mesma empresa? São do mesmo estado ou cidade? As pessoas gostam de pessoas que são parecidas com elas.

Independente das informações que você oferecer em sua conversa, saiba que TODAS elas devem ser relevantes. Relevância é a palavra-chave de uma boa entrevista de emprego. Só porque você tem orgulho de algo, não quer dizer que aquilo seja relevante para a vaga.

JUNTANDO TUDO

O princípio básico da resposta para a pergunta “Fale um pouco sobre você” é cobrir o máximo de território no menor tempo possível. Não se apresse, não atropele as palavras, mas condense o máximo de informações de interesse e mantenha o foco nos seus pontos fortes.

Um bom exemplo:

“Cresci em Minas Gerais e então vim para São Paulo para fazer um curso técnico de mecânica. Gostei da área e terminei fazendo uma faculdade de Engenharia Mecânica na Universidade X. Nesse mesmo período, para pagar minhas contas, trabalhei como mecânico assistente na Oficina Y e depois como técnico de mecânica na Empresa W. Assim que formei, fui chamado para continuar na Empresa W como gerente de produção. Fui uma das pessoas mais novas a ocupar este cargo lá. Ajudei na implantação de novos procedimentos internos que elevaram as vendas em 5% no ano passado. Eu continuo trabalhando na W, mas tenho vontade de enfrentar novos desafios. Acho que posso fazer o mesmo ou ainda melhor em sua empresa”.

Fazer bons cursos, estudar, ler bastante e trabalhar honestamente não são suficientes para lhe garantir a vaga dos sonhos. Você deve preparar-se para as entrevistas, ultrapassando a sorte por meio da dedicação.

Pronto para ir conquistar o mundo agora?

Colaboração: Alessandro Loila.


Tudo Para Homens568 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register