Categorias: Comportamento

Entenda porque ela está tão indiferente no relacionamento

Em algumas relações, com o tempo, a indiferença começa a fazer parte da vida de um casal. Geralmente é uma indiferença de um integrante para o outro, podendo ser da mulher para o homem ou vice-versa. Com o tempo, dependendo da personalidade de cada integrante do relacionamento, esta indiferença pode virar mútua, ou seja, um começa a sentir-se indiferente ao outro, transformando assim o relacionamento em algo completamente disfuncional.

Podemos definir a indiferença como uma falta de interesse, seja em relação ao parceiro ou ao relacionamento em si, que começa então a parar de importar-se com os mesmos.

Os motivos dessa indiferença são muitos, portanto, vamos elencar apenas os motivos mais comuns, levando em consideração a indiferença da mulher para com o homem (pode também ser invertido, do homem para a mulher), com o intuito de lhe auxiliar o entendimento desta situação.

Acúmulo de decepções/frustrações.

Quanto mais novo for o relacionamento, maiores as chances de suportar e até mesmo relevar os comportamentos negativos do parceiro. Esses comportamentos (que são comportamentos disfuncionais, mas vamos chamar de negativos para melhor entendimento), podem ser provenientes tanto de uma expectativa da parceira, expectativa essa que você não atinge, quanto como uma consequência de suas atitudes para com ela. Com o tempo, pode ficar cada vez mais difícil relevar essas situações, gerando cada vez mais frustrações (neste caso, dela para com você). Chamamos isto de somatização.

Isto significa, portanto, que a forma de ela suportar, digamos assim, essas frustrações é através da indiferença. Ela pode começar a ficar indiferente quanto a você, como um mecanismo de proteção para não frustrar-se, começando até mesmo a não criar mais expectativas quanto a você. Logicamente, podemos perceber que é um sinal de problema na relação. Neste caso talvez você tenha contribuído para o surgimento da indiferença.

Diminuição do sentimento (paixão).

Alguns relacionamentos que iniciam com o calor da paixão, sendo este o principal motivo para que os integrantes fiquem juntos, quando ocorrem então uma diminuição desta paixão, pode fazer com que surja a indiferença, pois essa paixão não transformou-se em amor, fazendo até mesmo com que a parceira não deseje mais estar nesse relacionamento.

É importante lembrar que a paixão não é necessariamente um amor. O amor seria a segunda parte da paixão, que pode ou não se concretizar, sendo mais maduro e duradouro.

Neste caso, você pode não ter influenciado diretamente para o surgimento desta indiferença e seja mesmo um questão apenas da parceira. Até porque a paixão pode transformar-se em amor apenas para um dos integrantes. É interessante tentar entender os motivos dessa indiferença, pois se esta for a sua situação, o prognóstico para esta relação não está nada favorável.

Indiferença como consequência dela mesma.

Quando a parceira começa a sentir-se excluída na relação, deixada de lado, acreditando que você não dá a devida importância à ela, isto pode significar que você está sendo indiferente para com ela, fazendo assim que ela também fique indiferente para com você. Chamamos isto de indiferença como consequência dela mesma, ou seja, a sua indiferença por ela (que talvez você não tenha percebido) causou nela uma indiferença para com você.

Neste caso a indiferença dela é um sintoma, que, quando percebido, pode ser resolvido. Principalmente com você transformando alguns comportamentos ou até mesmo conceitos referentes ao seu relacionamento. Você pode, portanto, perceber através da indiferença dela que você também está fazendo o mesmo.

Indiferença como consequência do medo.

O medo e a insegurança no relacionamento também podem causar indiferença. Por exemplo, se sua parceira está completamente indiferente para com suas necessidades, vontades e desejos, isto pode ser porque ela está insegura quanto ao relacionamento ou até mesmo com medo que ele irá terminar.

Isto ocorre com muita frequência em mulheres demasiadamente ciumentas, que tendem a acreditar que o parceiro está tendo alguma relação extraconjugal. Este pensamento faz com que surja uma indiferença como mecanismo também de proteção, pois ela passa a crer que se o relacionamento terminar, ela não sofrerá (pensamento fantasioso).

Indiferença como resultado de uma relação ruim.

Este é o pior prognóstico de todos os outros mencionados. Quando a indiferença surge como consequência de uma relação completamente disfuncional, isto significa então que ela dificilmente será revertida e que no futuro, neste relacionamento, ambos ficarão indiferentes um com o outro, de forma mútua, ou a mesma irá terminar. Geralmente acontece naquelas relações que trazem mais dor e sofrimentos do que alegrias e satisfações. Quando nos acostumamos com esses sofrimentos ficamos indiferente a eles e principalmente a quem nos causa.

Nesta situações, todo o contexto do relacionamento precisa ser refletido e dificilmente existirá apenas um culpado por esta indiferença.

Existem outras causas de indiferenças no relacionamento, mas, como já foi comentando, estas são as principais. Caso você esteja passando por isso, é interessante tentar entender seus reais motivos e buscar caminhos para revertê-las (nem sempre será possível). O quanto antes isto for feito, menos sofrimento você terá.

Leonardo

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Leonardo