Categorias: Comportamento

É preciso refletir sobre os próprios comportamentos

Existem alguns benefícios que podemos conseguir ao refletirmos sobre os nossos comportamentos diários. Esse é um costume que podemos desenvolver para que torne-se natural para nós. É um processo que precisa ser aprimorado e desenvolvido ao longo do tempo. Com isso, além de aprendermos sobre nós mesmos e sobre a forma como lidamos com as situações, conseguimos também pensar antes de tomar alguma atitude que pode nos trazer algum tipo de consequência negativa.

Pensando sobre esse tema, elaborei esse artigo visando demonstrar os principais benefícios adquiridos por nós em refletir sobre os próprios comportamentos diariamente, para que assim possamos encontrar também o desenvolvimento pessoal.

Entendimento de si.

Pensar sobre os seus próprios comportamentos é refletir sobre a forma como você lida com as situações do seu dia a dia. Isso significa então que você começa a ficar mais atento em como reage frente aos obstáculos e também frente aos acontecimentos inesperados. Essas reações podem ser positivas ou negativas.

É preciso perceber os comportamentos positivos, pois assim aumentam as chances de que eles sejam repetidos, da mesma forma que faz-se necessário refletir sobre os comportamentos negativos para que possamos extingui-los. Com o tempo, acabamos tendo mais comportamentos positivos, pois deram certo antigamente, fazendo também com que saibamos com certa facilidade quais seriam os nossos comportamentos nas mais diferentes situações. Isso está intimamente relacionado ao autoconhecimento e, portanto, ao desenvolvimento pessoal.

Torna-se mais fácil se redimir com os outros.

Redimir-se significa atribuir um novo significado a um acontecimento, ou, em outras palavras, significa entender seus erros e buscar por perdão. Essa redenção é possível ser feita quando você sentir que não comportou-se de uma maneira benéfica, tanto para si quanto para o outro. A reflexão irá fazer com que você busque modificar esse comportamento ou, pelo menos, tentar desculpar-se pelo mesmo.

As vezes, alguns comportamentos que achamos ser comuns, podem ser recebidos pelos outros como completamente ofensivos. Ao refletirmos sobre nossas atitudes podemos então, posteriormente, compreender isso e buscarmos a redenção. Isso serve também para alguns comportamentos que podem não ser percebidos como tão graves pelo outro, mas o fato de você buscar essa redenção, mesmo para comportamentos negativos mais simples, já demonstra para o outro o quanto você o respeita e preocupa-se com ele, independente da relação de vocês.

Evitar erros recorrentes.

Quanto mais você tornar-se capaz de refletir sobre seus comportamentos, maiores serão as chances de você perceber os motivos de alguns de seus comportamentos e também evitar cometer os mesmo comportamentos negativos. Ou seja, cada vez mais você passa a perceber seus próprios erros. Dessa forma, os erros que um dia já foram cometidos passam a ser também percebidos e compreendidos, diminuindo drasticamente as chances de você cometê-los novamente.

Isso somente é possível quando percebemos que erramos. Então é preciso parar por alguns minutos no fim do seu dia e refletir sobre os seus próprios comportamentos em relação aos outros.

Diminuição de arrependimentos.

Quanto menos erramos, menores são as probabilidades de nos sentirmos arrependidos por ter tido algum comportamento visto como impróprio, seja por nós mesmos ou pelos outros. Mesmo quando ainda cometemos esses comportamentos, ao refletirmos sobre eles, sentimos a necessidade de buscar por redenção ou até mesmo sentimos a necessidade de explicar para o outro os motivos de alguns comportamentos negativos que tivemos em relação a ele.

Dessa forma, mesmo que cometamos algum erro, ao invés de simplesmente nos sentirmos arrependidos, iremos procurar por maneiras de modificar a situação. Esse benefício, em longo prazo, faz com que o outro perceba a sua mudança, depositando ainda mais confiança em você, fazendo com que o relacionamento desenvolva-se ainda mais.

A sua autoconfiança melhora.

Entender os seus próprios comportamentos, que é uma consequência benéfica da reflexão, faz com que você sinta-se capaz de realizar mais comportamentos assertivos. Ou seja, comportamentos benéficos para você sem ferir o outro… Assim você acaba sentindo-se cada vez mais seguro de si. Consequentemente, essa segurança pode lhe trazer cada vez ainda mais benefícios.

Ao criarmos o hábito de refletirmos sobre os nossos próprios pensamentos, criamos também a necessidade de nos tornarmos pessoas melhores, mais conscientes de nossas próprias atitudes e até mesmo de nossa própria realidade. Entender isso nos deixa ainda mais próximos do desenvolvimento pessoal.

Leonardo

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Leonardo