Como ter uma vida mais funcional?

Você acredita que está gastando o seu tempo da melhor maneira? Já se perguntou se existe uma maneira para melhorar o seu estilo de vida? Pois bem, eu tenho uma proposta para transformar a sua vida em algo mais funcional e saudável.

Quando digo saudável, não estou falando apenas dos clichês modernos, mas de uma vida mais saudável em todos os aspectos. Confira algumas dicas para isso:

Tenha bons relacionamentos.

Muitas pessoas têm relacionamentos amorosos e de amizades que não são funcionais. Ou seja, elas convivem com pessoas que não trazem bons sentimentos e fazem com que elas fiquem casa vez piores. São pessoas que não buscam ajudar os amigos e não contribuem para o desenvolvimento pessoal deles, pelo contrário, apenas os pioram.

Portanto, se você tem amizades que são maléficas e contribuem pouco para uma vida funcional e saudável, talvez seja interessante buscar se relacionar com pessoas diferentes que façam com que você sinta a vontade de tornar-se melhor em todos os aspectos.

Isso é importante na vida, pois nós precisamos de um bom convívio social para sermos saudáveis psicologicamente, pois o outro nos influencia e nós influenciamos o outro. Buscar ter pessoas saudáveis ao seu redor é tornar-se também uma pessoa saudável.

Desenvolva capacidades intelectuais.

Não significa se tornar um gênio. Pelo contrário, significa desenvolver habilidades que você tem, mas que não estão sendo treinadas. Isso significa buscar aprender sobre conteúdos que você tem interesse, lendo sobre eles, conversando com outras pessoas e aprendendo coisas novas.

Quanto mais informações interessantes você tiver, mais interessante você será e, principalmente, melhor será a sua autoestima. Quando você desenvolve as suas capacidades, você passa a se ver com bons olhos, tendo pensamentos mais positivos em relação a si mesmo, acreditando ser capaz de ter mais conquistas na vida.

Evite o abuso.

Isso serve para qualquer aspecto de sua vida. Evitar o abuso significa saber o seu limite e até onde você pode ir. Você pode gostar de algo, mas isso não significa que você precisa sempre fazer isso.

Por exemplo, digamos que você gosta muito de beber cerveja. Tudo bem, não há problemas nisso. O interessante é que você faça isso de uma forma inteligente, ou seja, se você gosta de fazer isso, você precisa merecer isso, certo?

Então, faça tudo o que você gosta, mas de uma forma moderada e inteligente para não se tornar algo abusivo. Até mesmo os estudos e a leitura em excesso podem se tornar prejudiciais. Encontrar seus limites é lidar de uma fora diferente com seus gostos, assim você irá se tornar cada vez mais saudável.

É preciso se exercitar.

Não é porque não quero ser clichê que vou deixar esse tópico de lado. O exercício físico que estou querendo dizer aqui, não é necessariamente fazer uma academia. Mas é movimentar-se de uma forma que você gaste energia e libere hormônios em seu corpo, para que assim você sinta satisfação e tenha uma vida mais saudável.

Ou seja, você não precisa gostar de exercícios, nem ter músculos, você precisa ser saudável e se exercitar de uma forma consciente, pensando no seu bem-estar e na sua saúde física.

A alimentação é importante.

A alimentação é muito importante para ter uma vida funcional, afinal, a nutrição do corpo é algo muito importante, certo? Por isso, é importante buscar alimentar-se com comidas saudáveis para que o seu corpo também seja mais saudável.

Isso não significa abrir mão do que você gosta, mas sim, acrescentar coisas saudáveis na sua vida, tornando isso um habito. Ou seja, assim como você está acostumado a tomar um café e comer uma bolacha na parte da tarde, você pode também se acostumar a acrescentar uma fruta e uma salada no seu dia a dia.

Dessa forma você estará buscando uma vida mais funcional e saudável, tanto para o seu corpo quando para a sua mente. Pode ter certeza que o resultado a longo prazo será muito satisfatório, pois a sua visão do mundo irá se modificar completamente.

Leonardo

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Leonardo