Categorias: Comportamento

Como se tornar um bom ouvinte

A má comunicação está presente em todas as nossas relações e é responsável pela maioria dos problemas que vivenciamos. Às vezes, o problema não está em quem fala, mas sim em quem recebe a informação. Ou seja, o problema está em quem não sabe ouvir. Para evitar isso é preciso aprender a ser um bom ouvinte.

Um bom ouvinte é aquele que, acima de tudo, consegue compreender corretamente o que o outro está dizendo. Isso está em falta hoje em dia, principalmente porque nós ouvimos o que queremos e entendemos somente o que nos convém.

Esse problema está presente em todos os tipos de relações, desde as relações familiares até as relações com colegas de trabalho.

Para isso e se tornar uma pessoa que realmente sabe ouvir o outro (no lugar de ser alguém que só está esperando a sua vez de falar). Separei algumas dicas de como realmente ser um bom ouvinte.

A atenção é fundamental

Quando queremos realmente compreender algo, precisamos ter foco e muita atenção. O mesmo ocorre para a conversação. Se você realmente quer compreender e gravar o que o outro está te dizendo, você precisa se esforçar para prestar atenção no que está sendo dito.

A primeira coisa a fazer é manter o foco da sua atenção na pessoa que está falando com você.

Evite distrações

Nós temos todos o tipos de distrações ao nosso redor. Isso prejudica muito a nossa capacidade de manter o foco e a atenção. Quando alguém estiver falando com você, preste atenção no que ele está dizendo e evite fazer outras coisas.

Dificilmente você conseguirá realmente compreender o que ele está dizendo quando você, ao mesmo tempo, olha o celular ou lê algo ou, até mesmo, fica pensando em outra coisa.

Olhe para a pessoa que está falando

Quando você quer prestar atenção em algo, é interessante olhar para esse algo. Portanto, quando alguém estiver conversando com você, olhe diretamente para ela. Além de fazer com que você fique focado no que ela está dizendo, isso demonstra para ela que você está prestando atenção nela e que está disposto a ouvi-la.

Tente entender o que ela quer realmente dizer

Para ouvir o outro, não basta apenas entender as palavras que ele está dizendo, tente perceber outros sinais, como a postura corporal dele e, principalmente, tente entender o que ele está querendo te dizer além das palavras. Ou seja, tente perceber o significado do que a pessoa está dizendo.

Às vezes, nós não falamos o que desejamos, mas deixamos as coisas implícitas para o outro perceber. Um bom ouvinte consegue perceber o que está implícito em uma conversa.

Tome cuidado para não tirar conclusões precipitadas.

Reflita sobre o que ela disse e pergunte se você entendeu corretamente

Agora que você está realmente prestando atenção no que o outro está dizendo, que você está tentando entender à mensagem completamente é muito importante refletir sobre o que foi dito.

Então você pode conferir se você realmente entendeu o que a pessoa está dizendo. Você pode fazer perguntas, por exemplo “então você está pedindo para eu fazer…” ou “isso significa então que você quer…”.

Essas perguntas servem para mostrar que você compreendeu a conversa, quer tirar todas as possíveis dúvidas, além de demonstrar que você consegue perceber o que está implícito nas conversas.

Seguindo essas dicas você enfrenta os principais problemas de comunicação existentes nas relações, evita cometer erros e melhora a sua postura perante o outro.

Leonardo

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Leonardo