Como se proteger contra micoses

man-feet

O verão é a época do ano mais propícia para a aquisição de micoses. Isto porque, com o suor e o maior contato com a água, nós criamos o meio perfeito para a sua proliferação. Leia o texto abaixo e aprenda como se proteger contra micoses.

Micoses de verão

Normalmente, as pessoas pegam micoses na época do verão. Quando entram na água do mar ou de piscinas, podem ter contato com os micro-organismos causadores desta doença, que começa com coceira, vermelhidão e pele irritada. As partes mais propícias para o surgimento de micoses são virilha, pés e unhas.

Estes fungos se localizam nestas áreas, que no verão costumam ficar molhadas. Por isto, os médicos recomendam se secar muito bem e tirar trajes de banho sempre que possível, vestindo roupas secas.

Mas, não é somente na praia ou na piscina que a pessoa pode contrair fungos. Nos vestiários, locais úmidos e quentes, estes agentes podem se proliferar, assim como boxes de banheiros públicos e outros ambientes semelhantes. Eles podem estar em muitos lugares e o contato com superfícies ou objetos infectados também transmite as micoses.

Como se proteger contra micoses

A recomendação de dermatologistas é que se tomem várias duchas durante o dia, se secando muito bem após o ato. Evitar produtos oleosos também é uma alternativa, optando por produtos em gel ou à base de álcool. Esta precaução vale para hidratantes, protetores solares e outros cremes cosméticos.

Nesta época do ano, a micose mais comum é chamada popularmente de pano branco. Este tipo se caracteriza por manchas brancas na pele, especialmente no ombro e colo. O tratamento para esta doença normalmente é feito com xampu e pomada, que agem contra o fungo. Esta atitude se deve ao excesso destes micro-organismos nos cabelos, apesar da micose não se manifestar ali.

Nos pés, a micose mais comum é conhecida por frieira. Ela se manifesta com coceira e vermelhidão entre os dedos, podendo até gerar lesões na pele. Neste caso, o tratamento pode ser mais longo, devido à instalação de bactérias nestas áreas lesionadas. Por isto, é fundamental secar muito bem entre os dedos do pé, ao sair do banho e sempre que molhar a região.

Micose nas unhas

Outro tipo bem comum de micoses se instala nas unhas. A doença neste caso se chama onicomicose e ela deixa a região amarelada, deformada e grossa. O tratamento também é com antifúngicos, já que todos os tipos são causados pelo mesmo agente, o fungo. Eles podem vir na forma de esmaltes ou comprimidos, sendo receitados somente pelo dermatologista.

São comuns os tratamentos caseiros para micose de unha, como loções e cremes caseiros. Mas, a indicação médica traz resultados garantidos. Saiba que o tratamento de micoses de unha, que são contraídas com o uso de sapatos apertados ou quando se anda descalço em locais públicos e úmidos, costuma durar um ano. Se as micoses forem nas unhas das mãos, ao partilhar instrumentos de manicure, seguindo as instruções corretas, a pessoa pode ficar livre da doença em seis meses. Por isto, prevenir é o melhor remédio.


Tudo Para Homens665 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register