Como se motivar a praticar exercícios físicos frequentemente

Musculação

Praticar exercícios físicos com uma boa frequência, sem desistir, não é tão simples assim. Muitas pessoas iniciam as atividades físicas, mas com o tempo desistem por inúmeras razões. Isso é muito comum no início do ano, pois as pessoas acabam prometendo mudar de vida, exercitar-se mais e assim por diante. Portanto, para conseguir manter um bom ritmo de exercícios físicos semanais sem desistir logo de cara, separei algumas dicas para dar motivação para fazer com que a prática do exercício torne-se algo prazeroso.

Encontre o exercício certo para você.

corrida

É muito importante ter em mente que fazer exercícios físicos não significa somente ir à academia. Você pode realizar essas atividades das mais diversas maneiras possíveis, de acordo com seu ritmo e gosto, de uma forma saudável e satisfatória. Para isso é necessário que você encontre a atividade física certa para você. As opções são inúmeras.

Você pode, por exemplo, caminhar, correr, jogar futebol, vôlei, fazer natação e assim por diante. O importante é se exercitar. Para você descobrir a atividade certa, é interessante que você faça experimentações. Pratique várias atividades e então escolha uma para continuar praticando com mais frequência e fidedignidade.

Seja paciente e não espere por resultados rápidos.

musculacao

O que muito desmotiva as pessoas em relação às atividades físicas, é que elas dependem muito do resultado para continuar ou não realizando a atividade. Por exemplo, digamos que você começou a praticar uma atividade física, pois gostaria de emagrecer, ou para ganhar músculos. Com o tempo você acaba percebendo que não está ganhando tantos músculos assim ou que não emagreceu quase nada. Essa é a fórmula certa para desistir e se desmotivar, abandonando assim a atividade física.

Os benefícios da atividade física nem sempre são tão aparentes e simples assim, por isso, não devemos esperar apenas pelos resultados que desejamos. É preciso ter em mente que vários aspectos do seu corpo e de sua saúde irão se modificar (e melhorar) com os exercícios, mas para isso é preciso pratica, frequência e principalmente, a não desistência.

Separe um tempo para a sua atividade.

caminhada

A falta de tempo é uma das principais desculpas de quem desiste de praticar exercícios, portanto, é necessário que você separe um tempo, nem que seja apenas 30 minutos, para realizar a sua atividade. Para separar esse tempo, você deve levar em consideração a quantidade de tempo e de dias na semana que você irá praticar o exercício.

Por exemplo, se você separar apenas 30 minutos para uma caminhada, é importante então que sejam 30 minutos todos os dias, mas se você separou 1 hora, então talvez você possa praticar 3 vezes na semana. O importante é não ficar um longo período de tempo sem praticar exercícios físicos.

Caso você consiga praticar um dia sim e um dia não, será muito melhor para você, pois assim o seu corpo poderá se recuperar (dependendo de sua idade e da quantidade de exercícios feitos).

Faça mais de uma atividade.

futebol-amigos

Se você é uma daquelas pessoas que não conseguem repetir sempre as mesmas atividades, então é interessante que você pratique mais de uma atividade na semana. O importante é não deixar o corpo parado. Você pode fazer vários exercícios diferentes durante a semana para que assim não entre na rotina e principalmente não se canse da repetição.

Por exemplo, você pode separar um dia para jogar futebol e outro para correr e, dependendo do seu pique, você pode ainda escolher mais atividade para realizar. Assim você estará sempre se exercitando, melhorando a sua qualidade de vida e principalmente irá atingir os seus objetivos muito mais facilmente.

Se for possível acrescente um benefício aos seus exercícios.

treinando

A prática do exercício físico precisa ser algo prazeroso para você, portanto, quanto mais prazer você sentir ao realizá-la, mais fácil será para você fazê-la e existirão menos probabilidades de você desistir. Portanto, se você gosta de ouvir música, você pode separar uma playlist para tocar e ouvir somente quando você estiver se exercitando. Você pode fazer o mesmo com programas de rádio, por exemplo, e até com vídeos do youtube para você ver/ouvir enquanto pratica o exercício.

A dica é sempre agregar algo positivo e prazeroso ao seu exercício, com o tempo ele se tornará algo natural e até mesmo essencial em sua vida.


Leonardo Luchetta545 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register