Como saber se você não está desenvolvendo suas potencialidades?

homem-pensando

As vezes sentimos que estamos parados no tempo, como se as coisas e os outros estivessem mudando, mas nós continuássemos os mesmos, sem sair do lugar.

Em alguns momentos, isso é apenas uma mera impressão, mas por outro lado, as vezes nós realmente estamos parados no tempo, ou seja, nós acabamos nos acomodando e paramos de desenvolver nossas habilidades e potencialidades.

Mas como saber se isso está realmente ocorrendo conosco?

Existem algumas formas de descobrir isso. Separei algumas dicas que deixam claro quando nós não estamos evoluindo e estamos ficando para trás. Por isso, preste atenção nessas dicas.

Você parou de aprender coisas novas.

Aprender coisas novas é muito importante para desenvolver todas as nossas potencialidades. Ou seja, quando temos potencial para algo, precisamos aprender mais sobre ele para que isso se torne uma habilidade.

Não adianta apenas ter um bom potencial, se você não se esforça para aprender. Por isso é preciso se esforçar e buscar por novos aprendizados.

Lembrando que aprendizagem ocorre das mais diversas maneiras possíveis, em diferentes ambientes, não sendo necessariamente uma aprendizagem formal (em escolhas, cursos e assim por diante).

Os outros estão mudando, você não.

As vezes parece que todo mundo está mudando, criando novos interesses, fazendo coisas novas, tendo novos amigos. Mas nós continuamos sempre fazendo as mesmas coisas, tendo os mesmos discursos, ficando “parados no tempo”.

Isso ocorre principalmente quando temos contato com pessoas por muito tempo.

A mudança do outro, pode demonstrar que nós não estamos mudando, que estamos estagnados e parados no mesmo lugar. É interessante aprender com os outros e tentar conseguir transformar nossas potencialidades em habilidades, assim como eles também estão fazendo.

horario-trabalho

Você perdeu o interesse nas coisas.

A falta de interesse é o caminho para a estagnação.

Quando temos interesse, nós buscamos aprender e desenvolver o nossa potencial, mas quando não temos, acabamos deixando essas coisas de lado e ficamos fadados a repetir todos os comportamentos, gostos e discursos.

Então é importante tentar buscar o interesse pelas coisas e, principalmente, modificar nossos interesses de tempos em tempos, para que assim não fiquemos parados no tempo.

Os outros comunicam que você não está mudando.

Como já foi falado, as vezes, o outro muda e nós não. Nesses casos, pode ocorrer de uma pessoa nos informar que nós não estamos mudando.

Não que tenhamos que mudar igual ele, ou mudar porque ele mudou. Mas devemos buscar por mudanças que sejam significativas e positivas, assim como ele fez.

Algumas pessoas acabam nos demonstrando que nós temos os mesmos interesses de sempre, os mesmos comportamentos e as mesmas ideias, que algumas vezes não condizem mais com a nossa vida atual.

alongamento-trabalho

Você se acostumou com a rotina.

Ao mesmo tempo em que a rotina é necessária e saudável, ela tem também um lado negativo. A rotina é inimiga da mudança. Ela nos deixa acomodados e faz com que paremos no tempo.

Por isso é preciso entender qual parte da rotina nós temos que nos fazem bem, para continuarmos repetindo, e qual parte da rotina apenas faz com que não busquemos mudanças em nossas vidas.

Desenvolver potencialidades a habilidades depende apenas de você. Isso se torna possível quando você busca por novos interesses e novas mudanças que façam com que você se torne uma pessoa melhor, deixando de lado velhos hábitos, adquirindo novos e melhores.


Leonardo Luchetta547 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register