Categorias: Comportamento

Como reagir ao término do relacionamento

O término do relacionamento pode trazer momentos muito difíceis na vida do homem, principalmente quando este relacionamento já estava estabilizado, com bastante tempo de duração. Tendo em vista a dificuldade que muitos homens tem referente ao término do relacionamento, principalmente quando é a mulher quem toma esta iniciativa, resolvemos escrever dicas de como lidar melhor com este momento, que geralmente é doloroso para muitos. Lembrando que cada homem tem uma maneira diferente de reagir à este término, existindo formas peculiares que cada um encontra para amenizar os sentimentos negativos.

O que fazer então quando ela decidiu realmente terminar o relacionamento?

Tente entender os motivos dela.

Esta é a dica principal. Apensar disto não fazer com que a dor do término seja amenizada, a dica se faz importante para seus futuros relacionamentos. Compreender os erros atuais é desenvolver-se para não cometê-los novamente. É preciso pensar sobre seus próprios erros e acertos dentro desse relacionamento, refletindo sobre possíveis motivos que o levaram ao término.

Perguntar para a parceira os motivos que a levaram a ter esta atitude de término é muito importante. Deixe claro que você precisa saber apenas para seu crescimento pessoal, não prometa mudar, ou diga que será diferente no futuro, este não é o momento para isso. Tendo em vista que se ela tomou a iniciativa neste momento é porque as coisas estão realmente ruins.

Escute com atenção tudo o que ela lhe disser, não discorde dela neste momento, apenas pense nos motivos que ela lhe comunica. Eles serão muito importantes para você refletir posteriormente sobre o relacionamento e sobre seus comportamentos.

Aceite as palavras dela.

Além de tentar entender os motivos que levaram ela a tomar esta atitude, é importante também aceitar o que ela está dizendo. Apenas aceitando isto você será capaz de ouvi-la com atenção e perceber no que você pode ter errado para deixar a relação chegar a tal ponto. Este é realmente o momento para ouvi-la (talvez você não tenha feito isto por muito tempo na relação). Não tente reverter a situação ou fazê-la mudar de ideia. Aceite o que ela tem a dizer e escute com atenção.

Aceitar as palavras dela significa também não ficar discordando ou interrompendo a fala dela o tempo todo. Deixe que ela comunique tudo o que tem para dizer. Provavelmente ela irá falar muitas coisas das quais havia guardado há um bom tempo e neste momento ela poderá desabafar.

Comunique seu ponto de vista.

Esta parte é importante, mas precisa ser feita com muita cautela. Comunicar seu ponto de vista não é dizer que ela está errada ou prometer melhorias para o futuro que você não pretende cumprir. Este é o momento para dizer que você entende tudo o que ela está falando e que percebe que a relação chegou a um ponto crítico. É importante dizer que você respeita a decisão dela de terminar o relacionamento e que talvez seja a coisa certa a fazer. Este ainda não é o momento de tentar reverter a situação ou pedir para voltar com ela.

Neste momento você mostra que compreende o ponto de vista dela e está entendendo como a relação ficou complicada. Afirme para ela que você irá refletir sobre o assunto em um momento que você não esteja tão sensibilizado. Caso você ainda queira tentar uma reconciliação com ela, fale que ela também deveria refletir um pouco e, se ela quiser conversar novamente sobre isto em um outro momento, você estará disponível.

Lembrando: No momento do término é uma péssima hora de tentar resolver tudo e reatar o namoro, deixe que os ânimos se acalmem.

Reflita sobre o relacionamento.

Não adianta somente comunicar que você irá pensar sobre o relacionamento se você não irá fazer isto. Este é um momento muito importante até mesmo para você descobrir se pretende continuar a relação ou se realmente já está na hora de seguir em frente. O tempo desta reflexão depende de cada pessoa. O importante é que esta reflexão não seja feita em momentos pelos quais vocês está sentindo demasiada saudade ou saudosismo.

Tenha isto em mente na hora da reflexão: se você pensar somente sobre as coisas boas do relacionamento, você sentirá vontade de reatar o namoro. Mas se você pensar somente nas coisas ruins, você não irá querer voltar. Neste caso você precisa “colocar na balança” tanto os momentos ruins quanto os bons e tentar perceber o que você prefere.

Em todo relacionamento existem os momentos ruins e bons, isto irá ocorrer também em um futuro relacionamento seu. Então se perguntar: “Eu quero que meus próximos momentos (bons e ruins) sejam com esta pessoa ou não?” pode lhe ajudar a decidir suas próximas ações.

A próxima dica será dividia em duas partes dependendo de sua decisão a partir da sua própria reflexão.

Caso você decida que não quer o fim do relacionamento:

Tente se aproximar dela.

Lembra que você pediu para ela também refletir sobre o relacionamento? Dê um pouco de tempo e então entre em contato com ela para que vocês possam conversar novamente sobre o relacionamento. Deixe claro para ela que você quer se encontrar com ela para que isto seja possível, sem compromisso. Dê um tempo para ela, mas não muito, pois pode ficar mais difícil de ela aceitar este convite.

Feito isto, converse com ela sobre a sua reflexão e tudo que você acredita que poderá fazer para a relação ter um futuro diferente, pergunte sobre a reflexão dela e através da conversa mostre que as coisas serão diferentes. Seja calmo pois nada irá se resolver de um dia para o outro. É possível também demonstrar através de comportamentos que as coisas irão mudar, mas esses comportamentos deverão continuar caso o relacionamento volte.

Caso você decida que quer o fim do relacionamento:

Aceite o fim do relacionamento.

Não é só porque você decidiu não ter mais o relacionamento que significa que você não irá sofrer. É preciso que você aceite o fim do relacionamento, aceitando assim as consequências do mesmo. A saudade irá bater, a vontade de encontrar com ela virá. É preciso saber que estas etapas são comuns e que você precisa ser forte ao lidar com elas. O fim do relacionamento pode trazer muitos sentimentos negativos, estes precisam ser trabalhados e amenizados para que você possa enfim se relacionar novamente com outra pessoa.

É importante lembrar que é preciso dar um bom tempo antes de iniciar um novo relacionamento, caso contrário você pode projetar seus sentimentos antigos no relacionamento novo, tendo os mesmos problemas que você tinha no passado, ficando estagnado no erro, atrapalhando assim o seu crescimento pessoal.

Leonardo

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Leonardo