Como melhorar os conteúdos das nossas conversas

Conversas

Muitas vezes, quando os amigos homens reúnem-se, acabam conversando sobre assuntos muito banais ou assuntos muito específicos e repetitivos. Se você está se sentindo incomodado por sempre ter estes mesmos temas, cabe a você, dentro do seu grupo, tentar mudar isto. O homem acaba não conversando sobre outros temas, ou não compartilhando alguns conhecimentos pois teme o que o outro irá pensar, isto pode fazer com que sintam-se seguros sempre nos mesmo temas e não queiram trazer assuntos novos. Pensando nisto, separamos algumas dicas de como melhorar a comunicação e o conteúdo das conversas entre amigos.

Não tenha meda do julgamento do outro.

Muitas vezes, quando estamos em um grupo de amigos, evitamos falar sobre alguns temas pois tememos que sejamos motivos de “chacota” ou que o outro pense algo ruim sobre nós. Este julgamento muitas vezes não é verdadeiro. Estamos acostumados a tentar, como que magicamente, saber o que o outro achará de algo antes mesmo de fazermos, e, comumente, pensando nisso de uma forma negativa. Portanto, você só saberá o que o outro irá achar quando realmente fizer algo, e este algo pode ser tentar mudar, para melhor, o funcionamento e a interação entre você e seus amigos.

Não pense que irá agradar todos.

Algumas pessoas realmente não se interessam por alguns assuntos e poderão manifestar sua insatisfação. Mas é importante pensarmos que outros integrantes do grupo irão gostar de um assunto diferente. Portanto, em vez de focarmos nos integrantes que não gostaram do assunto, ou até mesmo por ter mudado os assuntos, podemos focar nos amigos que gostaram e interessaram-se sobre eles. Assim, você poderá dar um enfoque maior nestes temas com esses amigos em particular e assunto não faltará.

Tente fazer com que outros amigos falem assuntos novos.

Quando o assunto está muito repetitivo, você pode também, ao saber que um amigo se interessa por algum tema específico, ou se ele tem algum conhecimento aprofundado por algo, perguntar para ele sobre este assunto e até mesmo instigá-lo a falar mais sobre o mesmo. Dessa forma você fará com que seus amigos aprendam algo novo e saiam um pouco da mesmice. Geralmente, muitos amigos tem interesses diversificados mas não conversam nessa roda de amigos, em particular, por nunca terem sido questionados ou até mesmo encontrado oportunidades.

Busque novos conhecimentos.

Para que você possa enriquecer os conteúdos das conversas com seus amigos, é interessante que você tenha um conhecimento mais aprofundado sobre outros assuntos para sair do superficial. Para isso, é importante sempre manter-se informado. Ler um livro interessante, ou ver um bom filme, são ótimo métodos para isto. Assim você pode conversar sobre o que você leu e/ou assistiu, perguntar o ponto de vista de seus amigos sobre isto e até mesmo indicar para eles para que possam conversar melhor.

Aceite a opinião do outro.

Para que a conversa de novos assuntos seja fluida e continue acontecendo, é interessante portanto que você saiba aceitar o ponto de vista do outro, que pode ser diferente do seu. Para isso é importante que sempre que o outro fale algo que contradiz o que você acredita, você evite utilizar palavras como “não”, “você está errado”, “não é assim” e assim por diante. O interessante é tentar começar sua fala dizendo que entende o ponto de vista dele, mas que “enxerga” o assunto de uma forma diferente… E então expor sua opinião. Neste caso, é importante lembrar que nós não precisamos sempre fazer com que o outro acredite na nossa opinião ou que ele passe a pensar como nós. É preciso conviver e aceitar com a diferença, não tentando vender sua opinião para o outro e sim explicá-la.


Leonardo Luchetta547 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register