Como evitar lesões no esporte

Como evitar lesões no esporte

A maioria das lesões ocorre porque seu corpo não está preparado para o esforço exigido. As lesões no esporte podem acontecer numa partida de futebol esporádica ou numa simples caminhada. Mesmo os que praticam algum tipo de esporte com regularidade, e até mesmo os atletas profissionais, precisam tomar alguns cuidados.

Aquecer e desaquecer

Apesar de quase sempre ser esquecido, o aquecimento é muito importante para evitar lesões no esporte. Faça os primeiros movimentos num ritmo leve, por mais ou menos 5 minutos. Essa prática prepara os músculos e ativa a circulação sanguínea. Mesmo nos esportes menos intensos, como jogar golfe, por exemplo, também é importante aquecer os músculos.

Na prática de esportes intensos, como partidas de futebol, caminhadas, corridas, etc. é importante também desaquecer os músculos. Faça isso diminuindo o ritmo uns cinco minutos antes de finalizar de vez sua atividade. Isso fará com que os batimentos cardíacos e consequentemente sua pulsação reduzam gradualmente. O fluxo sanguíneo no seu cérebro será equiparado ao do restante do seu corpo, ajudando, por exemplo, a reduzir tonturas.

Alongar

O alongamento é um complemento do aquecimento. Com os músculos aquecidos, estique seus músculos. Mas faça isso até um ponto que seja confortável para você. O ideal é que você mantenha o músculo alongado e consiga contar até dez sem sentir dor.

O alongamento relaxa os músculos e aumenta sua flexibilidade. Desta forma, quando a musculatura sofrer pressões durante a prática do esporte, estará mais preparada. O alongamento deve ser feito também após a atividade física, pois ajuda a redistribuir a energia concentrada nos músculos.

Alongue todos os músculos do seu corpo. Se você vai jogar futebol, por exemplo, mesmo que aparentemente use só as pernas, é importante alongar seus braços também. Ao fazer um exercício, todo seu corpo será afetado e todos os músculos estarão sujeitos a lesões no esporte.

Calçados

corrida

Este também é um quesito muito importante para se evitar lesões no esporte. Afinal, os pés e tornozelos são muito passíveis de lesões.  O tipo mais indicado, sem dúvida, é o tênis. Mas você deve procurar um modelo que seja adequado para o tipo de exercício que quer praticar.

O uso de calçados adequados é comumente recomendado por ortopedistas. Eles ajudam a melhorar sua performance, mas também auxiliam a evitar problemas como torções, entorses e, em casos mais graves, até mesmo uma fratura óssea.

Procure um tipo de tênis que fique confortável no seu pé, já no primeiro momento de uso. Evite a técnica de ficar tentando “amaciar” um tênis desconfortável. Isso até dá certo, mas certamente causará inúmeras lesões no esporte, até que o calçado esteja confortável.

É importante também que o tênis tenha um sistema de amortecimento compatível com a pressão causada pelo seu exercício. Ele deve fazer a correta distribuição do seu peso e isso evita uma sobrecarga em apenas um lado do pé, por exemplo. Algumas lojas especializadas em material esportivo até separam os tênis por tipo de esporte.

Respeite seus limites

Se você joga futebol uma ou duas vezes por semana, não pode ter o mesmo desempenho de um jogador profissional. Seus músculos não estão preparados para a mesma carga de exercícios que os dele e, por consequência, você está mais sujeito a lesões no esporte.

Na partida de futebol semanal ou em qualquer outro tipo de esporte coletivo que você pratique, procure fazê-lo com pessoas que tenham a mesma faixa etária que a sua. Ao jogar com alguém mais jovem que você, sua tendência será ultrapassar seus limites.

Não considere sentir dor ao praticar esporte como algo normal. A dor é um aviso e, se você insistir, pode acabar causando uma lesão. Claro que se você for iniciante, seu corpo ainda não está tão adaptado e tende a sentir um pouco mais a pressão nos músculos. Mas deixe seu corpo ir se acostumando gradativamente.

Aliás, jogar futebol uma vez por semana sem praticar nenhum outro tipo de exercício, pode ser muito perigoso. O jogo possui muita intensidade física e as lesões no esporte são muito comuns. Se você praticar algum exercício aeróbico com frequência, além de fazer bonito no jogo, deixará seu corpo mais resistente.

Orientação profissional

Você pode até achar que é frescura, mas é importante também buscar orientação de um profissional, seja ele um médico, fisioterapeuta ou personal trainer. Eles podem indicar o tipo de exercício correto para você. Além disso, eles irão lhe orientar sobre a forma correta de fazer o aquecimento e o alongamento.

Depois do mal feito

Ao sofrer a lesão no esporte, pare imediatamente. Mesmo que a dor seja bem suportável, insistir na atividade pode piorar ainda mais a lesão e até comprometer totalmente o músculo.

O segundo passo é aplicar gelo no local lesionado. Mas, não aplique o gelo diretamente na pele. O mais indicado é envolvê-lo em uma toalha, ou utilizar compressas já prontas. A aplicação do gelo deve feita por quinze minutos a cada duas horas. Após isso, é importante o repouso e, se possível, manter o órgão lesionado levantado.

Não se devem utilizar compressas quentes e nada que aqueça a parte afetada. O consumo de álcool também não é indicado. Ambos têm efeito vasodilatador e podem contribuir para o aumento do inchaço na região lesionada.

Estes tratamentos são emergenciais. Toda lesão no esporte deve ser tratada por médicos especialistas. Somente eles poderão indicar medicamentos e procedimentos corretos para cada tipo de lesão.

Totalmente livre

Evitar totalmente as lesões no esporte é praticamente impossível. Mas, com prática constante de exercícios, você pode deixar seu corpo mais preparado e um pouco mais resistente.


Tudo Para Homens646 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register