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Como aprendi a lidar com minha ansiedade

A ansiedade é algo muito comum atualmente. Muitas pessoas estão extremamente ansiosas, sofrendo com isso, mas nem imaginam que estão se sentindo ansiosas. Outras pessoas nem sabem bem o que realmente significa a ansiedade.

Por isso, resolvi escrever esse artigo falando como eu aprendi a lidar com a minha ansiedade, servindo de exemplo para você aprender a lidar com a sua.

Entendendo o que é a ansiedade

Eu sempre fui muito ansioso, mas eu nem sabia disso. Passei a lidar com a minha ansiedade a partir do momento em que aprendi o que era se sentir ansioso e como eu me sentia quando estava assim. É claro que cada um irá sentir a ansiedade da sua maneira, mas existem aspectos que serão mais fáceis de serem identificados, demonstrando quando você está ansioso.

A ansiedade nada mais é do que uma dificuldade de viver o presente. A pessoa ansiosa geralmente está fazendo planos para o futuro, sofrendo com algo que possa ou irá acontecer no futuro. Ou pode estar sofrendo por causa do passado, pensando no que poderia ter feito melhor e como poderia ter se comportado.

Ou seja, se você está pensando muito sobre o seu passado ou planejando o futuro, e tendo sentimentos em relação a isso, é possível que você esteja passando por um episódio de ansiedade. Quanto maior a ansiedade, mais sintomas você terá. Por isso, é importante entender quando você está se sentindo ansioso, para poder lidar com esse momento.

Sabendo como fico quando estou ansioso

Quando eu descobri o que era a ansiedade, eu passei a perceber como eu ficava quando me sentia ansioso. No meu caso, quando eu estou ansioso, eu sinto fome, como se não tivesse comido nada (mesmo quando já me alimentei), sentindo uma grande vontade de comer coisas diferentes (que nem sei se existem).

Na verdade, hoje percebo que essa minha “fome” e “vontade de comer algo que não existe”, nada mais é do que o meu corpo me avisando que eu estou ansioso com algo que está para acontecer ou por causa dos meus pensamentos frequentes sobre o mesmo tema. Isso acontece quando eu fico pensando muito sobre algum tema, sobre algo que eu preciso fazer e ainda não fiz, ou quando faço planos para o futuro.

O problema é que as vezes, nós temos dificuldades em lidar com esses planos para o futuro, pensamos sobre coisas negativas e nos sentimos inseguros. Assim, não paramos de pensar nisso, aumentando cada vez mais a ansiedade, fazendo com que apareçam sintomas físicos.

Portanto, tente entender como você fica quando está ansioso. Algumas pessoas ficam extremamente agitadas, outras ficam mais reflexivas e quietas. O importante é saber que isso pode ser um sintoma da sua ansiedade. Quanto mais sintomas você perceber, mais fácil será para lidar com a ansiedade. O simples fato de perceber a ansiedade já contribui para diminuir ela.

Pensando sobre a minha ansiedade

Depois que aprendi o que era a ansiedade e como eu me sentia quando estava ansioso, eu passei a pensar sobre a minha ansiedade, elaborando maneiras para diminuir ela.

Geralmente, quando estou ansioso, eu começo a tentar modificar o que estou pensando. Por exemplo, se eu estou ansioso por causa de uma palestra que eu tenho que fazer, eu estudo sobre a palestra e, no lugar de imaginar como vai ser essa palestra, eu passo a tentar entender o conteúdo de uma forma mais elaborada, para me sentir seguro em relação ao que vou falar. Dessa forma eu percebo que minha ansiedade vai diminuindo.

Outra maneira interessante de minimizar a ansiedade, é aprender a diminuir as expectativas em relação ao que está te deixando ansioso. No caso da palestra, eu começo a pensar que a palestra vai ser algo fácil para mim, pois eu já tenho experiência nisso, que será uma experiência para eu aprender mais, no lugar de pensar sobre o que as pessoas vão pensar de mim ou ficar com medo de errar.

Em alguns casos é preciso de terapia

Nós precisamos levar em consideração que nem sempre será fácil lidar com a ansiedade e que nem sempre nós teremos sucesso ao lidar com ela. Em alguns casos, quando a ansiedade passa a ser muito grande, nos impedindo de realizar as tarefas comuns do nosso dia a dia, talvez seja recomendado buscar por um acompanhamento psicológico para aprender a lidar melhor com essa ansiedade.

O importante é tentar compreender como você pensa e se sente quando está ansioso, para conseguir amenizar os sintomas da ansiedade e se comportar melhor nas mais diversas ocasiões, sem ficar muito ansioso com isso.

Mas isso não significa que eu nunca sinta ansiedade

Você precisa ter em mente que lidar com a ansiedade não é deixar de se sentir ansioso. Pelo contrário. Lidar com a ansiedade, significa perceber que você está ansioso, aprendendo a lidar com os sintomas da ansiedade.

Ou seja, você irá continuar se sentindo ansioso, mas a forma como você irá lidar com essa ansiedade será diferente, fazendo com que as coisas ocorram de uma forma diferenciada. Assim, a ansiedade não será uma coisa negativa para você, será apenas mais um sentimento que você estará lidando de uma forma funcional.

Leonardo Luchetta

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

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