Como agir frente as frustrações
O sentimento de frustração é muito comum em nosso dia a dia, mas isto não significa que somos todos capazes de lidar adequadamente com ele. Podemos dizer basicamente que este sentimento surge geralmente em ocasiões das quais as coisas não acontecem como gostaríamos que elas acontecessem, o que é muito natural. O que pode não ser natural é a forma como as pessoas reagem a estes acontecimentos. Quando agimos de formas muito negativas frente a determinado acontecimento, isto pode significar que não estamos conseguindo lidar com o mesmo.
As nossas reações são provenientes de nossos aprendizados de como lidamos com situações específicas, isto significa então que se aprendemos a agir de forma negativa à um acontecimento, podemos aprender também a agir de forma positiva diante do mesmo acontecimento (desaprendendo a forma negativa e aprendendo a forma positiva). Pensando nisto, elaboramos algumas dicas de como agir frente as frustrações.
Perceba o motivo da decepção.
A decepção está relacionada diretamente ao sentimento de frustração. Quando nos sentimentos frustrados, possivelmente estamos também decepcionados por algo ter ocorrido diferente do que havíamos imaginado. Desta forma se faz necessário perceber a própria decepção e entender como surgiu estes sentimentos em você. Por exemplo: quando você estuda muito para uma prova mas não conseguiu tirar uma nota boa.
A decepção surgiu decorrente da nota baixa, gerando a frustração. Neste momento muitas pessoas podem desistir de estudar para a próxima prova e, principalmente, podem colocar a culpa no outro sobre a sua frustração, neste caso, no professor. É preciso então buscar outros meios de perceber o motivo de você ter se decepcionado. No exemplo dado, a forma como foram realizados os estudos podem não ter sidos eficientes, ou outros aspectos podem ter atrapalhado no momento da prova.
Refletir sobre os outros aspectos faz com que seja mais natural lidar com a decepção e, acima de tudo, faz com que consigamos aprender com os próprios erros, deixando a frustração menos intensa.
Transforme o seu comportamento.
Os grandes problemas com a frustração são a não aceitação dos fatos e os comportamentos negativos consequentes dos sentimentos de frustração. Desta forma se faz necessário também atentar-se aos próprios comportamentos referentes a este sentimento negativo. Não é só por que você está tendo sentimentos negativos que você pode agir da mesma maneira. É comum usarmos os comportamentos negativos para tentarmos demonstrar para os outros que estamos tendo sentimentos negativos. Nesses momentos, no lugar de se comportar negativamente para com o outro (independente se ele faz parte ou não do que te deixou frustrado), é mais viável comunicar ao outro este sentimento negativo, de uma forma racional.
Quando refletimos sobre a decepção e sobre o que nos deixou frustrados, comunicar isto para o outro pode evitar que nos comportemos de forma negativa. A fala “eu estou me sentindo frustrados por este e por aquele motivo”, além de descarregar e aliviar este sentimento negativo, faz com que você não sinta necessidade de se comportar negativamente para demonstrar este sentimento.
Aceite o sentimento negativo.
Os sentimentos negativos fazem parte de nós. Além de entender a sua origem e comunicar sobre ela, se faz necessário também que você aceite este sentimento. Isto significa que você já percebeu o por que de estar sentindo ele e que você aceita este sentimento como sendo seu, consequente de acontecimentos externos. Esta aceitação também ajuda a fazer com que evitemos os comportamentos negativos que possam ser consequência deste sentimento, pois aceita-lo é uma forma de diminuir a força deste sentimento.
O mais importante para se ter em mente é que este sentimento é temporário, quanto antes você entende-lo e aceita-lo, mais rápido será para supera-lo. Lembrando que sempre nos é possível aprender com as experiências negativas quando refletimos assertivamente sobre elas.
Aceite positivamente a realidade atual.
Nem sempre nos frustramos com ações nossas, é comum também que as ações do outro façam com que nos sentimos frustrados, fazendo assim com que não consigamos alterar os comportamentos dele, como é possível fazer com os próprio comportamentos. Assim se torna necessário pensar também sobre a realidade atual e aceitá-la. Na realidade mora a certeza de que nem tudo será como nós queremos que seja, não importa o quanto nos preparamos para algo, assim como, nos mostra que estamos suscetíveis às reações dos outros, que comumente são imprevisíveis. Estes pensamentos podem fazer com que você continue tentando sem se abalar tanto com os acontecimentos negativos (principalmente quando são por influencia do outro).
Além de lidar melhor com as frustrações, você acaba tendo também novas motivações para continuar seguindo seus objetivos e metas.
O sentimento acaba por si só.
Podemos imaginar os sentimentos como ciclos, ou seja, eles começam e acabam da mesma forma. Para que um sentimentos seja realmente “superado” é preciso deixar que o ciclo do mesmo se complete. Isto significa deixar que o tempo o ajude superá-lo. O tempo de superação do sentimento de frustração é muito menor do que o tempo de uma tristeza, por exemplo. Mas ambos precisam ser respeitados, sempre levando em contra os próprios pensamentos e comportamentos relacionados a estes sentimentos.
É importante pensar também que a frustração pode ser um aprendizado, assim como o lidar com a frustração também pode ser aprendido. Sempre que você se depara com este tipo de sentimento, pode ser uma chance de você aprender com ele e se preparar para as novas ocorrências, que serão muitas. Quanto mais preparado para lidar com a frustração mais desenvolvido psicologicamente você será.
Leonardo545 Posts
É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.
0 Comentários