Categorias: Comportamento

5 dicas para ser mais produtivo trabalhando em casa

O Home Office, ou seja, o escritório em casa, tem se tornado cada vez mais uma realidade no nosso mercado de trabalho. Apesar de ser mais usado por trabalhadores independentes, algumas empresas já aderiram a ideia dando oportunidade aos seus colaboradores de trabalharem no conforto de suas casas.

Independente do motivo de seu home office, pode ser muito difícil continuar sendo produtivo em alguns momentos, principalmente quando se trata de trabalhos que envolvem o processo criativo ou demandam muito tempo na frente do computador.

Pensando nisto separamos algumas dicas de como ser mais produtivo trabalhando em casa. Confira:

1) Separe horários de trabalho e horários de lazer.

Trabalhar em casa não significa necessariamente que você não irá ter que seguir horários. Apesar de não serem horários tão rígidos, sendo estes divididos por você mesmo, é preciso que você tenha a programação do dia (até mesmo da semana ou do mês) pronto, separando quais horários serão de trabalho e quais serão destinados à outros assuntos. Como você cria o seu horário, é interessante estabelecer horários nos quais você sente ser mais produtivo, para render mais. O importante é que estes horários sejam seguidos corretamente, nada de atrasar um pouquinho e compensar depois.

Estes horários pré-estabelecidos servem para você ter certeza de que o seu trabalho será realizado, não deixando nada para a última hora. Isto demanda determinação e muita disciplina, que são essenciais para quem decide trabalha em casa. Contrariando o que muitos pensam, trabalhar em casa pode ser mais difícil do que os trabalhos convencionais.

2) Tenha um local específico para trabalhar.

Por estar em casa, pode ser muito difícil resistir às tentações de assistir aquele programa na televisão, deitar no sofá ou simplesmente fazer outra coisa que não seja referente ao trabalho. Desta forma se faz necessário ter um ambiente que seja direcionado somente para você tratar de assuntos relacionados ao trabalho. Independente de ser um cômodo separado na casa ou um cantinho com uma mesa, ele deve ser destinado somente para trabalhar, para que você saiba que quando estiver lá somente irá resolver assuntos do trabalho, deixando os outros aspectos de lado, como você faria em um escritório fora de casa. É interessante que este local seja separado do seu quarto, para que seja possível separar o dormir do trabalhar, tendo em vista que o trabalho no quarto (assim como a televisão e computadores) podem trazer muitos problemas referentes ao sono.

Isto serve para que você separe o lazer do trabalho, fazendo também com que você não trabalhe demasiadamente ou não trabalhe de forma alguma. Nos horários de trabalho você irá necessariamente estar neste cantinho separado, não podendo tratar de outros assuntos.

3) Arrume-se para trabalhar.

Esta dica pode não servir para todos, mas algumas pessoas alegam que apenas conseguem ser produtivas, e trabalhar adequadamente, quando elas se preparam formalmente para o dia de trabalho, tomando banho e vestindo-se como se fossem realmente sair de casa para trabalhar. Enquanto outras pessoas afirmam não ter problema em trabalhar de pijamas. Isto, como sempre, vai de pessoa para pessoa. Particularmente eu sou adepto de arrumar-se para trabalhar, tendo em vista que o pijama é visto como uma vestimenta para relaxar e dormir e isto não pode ser feito no momento do trabalho.

Não precisamos ser radicais e vestir terno e gravata para trabalhar em casa, principalmente se não vamos lidar com o público, mas uma boa preparação antes do trabalho, como um banho, café da manhã e roupas mais adequadas ao que iremos realizar pode fazer toda a diferença. Isto é importante principalmente nos primeiros meses de trabalho, para não nos acostumarmos de forma equivocada, perdendo o costume de “trabalhar”.

4) Elabores metas e objetivos.

No cronograma de horários de trabalho é importante também adicionar metas e objetivos para os dias de trabalho, o que será produzido e realizado referente ao trabalho. Podem ser metas de curto e longo prazo. O interessante é que quando estas metas são alcançados, você pode até se dar uma bonificação. Por se tratar de um home office, a sua bonificação pode ser encerrar o trabalho pelo dia ou dar-se ao luxo de realizar algo que você esteja com vontade. Isto também pode servir para evitar que trabalhemos excessivamente.

5) Evite trabalhar nos finais de semana.

Os momentos de lazer são tão importantes quanto os momentos de trabalho. Desta forma faz-se necessário estabelecer seus horários nos dias úteis, deixando o final de semana separado para que seja possível descansar e realizar atividades referentes ao lazer. A queda na produção pode ser um problema sério quando falamos em home office, assim como o excesso de trabalho, podendo ser prejudicial a sua saúde. É importante ter em mente também a qualidade de vida.

O home office pode ser um desafio para muitas pessoas e nem todas serão capazes de realiza-lo. É preciso então ter muito cuidado no momento de se aventurar nesta modalidade. O mais importante para continuar sendo produtivo (ou ser até mais produtivo) trabalhando em casa é ser dedicado e disciplinado. No trabalho em casa devemos abrir mão de coisas que não abriríamos no trabalho convencional, mas, ao mesmo tempo, teremos alguns benefícios que não teríamos no trabalho convencional. É importante colocar estas vantagens e desvantagens na balança e perceber o que pode ser melhor para você.

Leonardo

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Leonardo