Chato não, focado!

focado

Você já reparou que a maioria das pessoas acabam rotulando quem está focado em algo como “chato”?

Uma vez parei para refletir sobre o assunto. Na verdade o que me acabou fazendo parar para analisar isso foi quando percebi que eu era uma dessas pessoas.

Vou contar a história de quando percebi isso…

Uma vez, em um final de ano, um amigo meu da faculdade levou um casal de amigos do trabalho dele para passar o réveillon com o nosso grupo de amigos. Eu conhecia bem pouco esse casal (encontrei uma vez ou outra quando fui jantar com esse amigo) e o grupo em si acabou conhecendo somente nessa ocasião.

Mas como nosso grupo era pequeno e de amigos bem próximos, foi tranquilo receber esse casal. Principalmente porque eles eram super simpáticos e prestativos. Em poucos dias já era como se eles fossem amigos de longa data!

Porém, esse amigo do meu amigo estava completamente focado na dieta dele. Explico, ele era “bodybuilder” e não queria sair da sua rotina, mesmo nas festas de fim de ano.

bodybuilder-porra

Como ele não conhecia os hábitos alimentares da galera, logo no primeiro dia ele foi com a namorada no mercado comprar umas “paradas” para estar preparado pra tudo. E, como você já deve imaginar, basicamente ele comprou salada, frango, batata doce e afins.

Pô, mas no final de ano o maluco resolve manter a dieta?

Esse foi o pensamento da grande maioria, eu mesmo me incluo nessa!

E foi quando ele perguntou pra gente onde poderia encontrar uma academia por perto e se ela aceitava “diária” que a galera acabou desacreditando.

Ele quer fazer dieta no fim de ano e ainda quer treinar? Que cara chato!

Mas foi meu amigo, que sempre foi um exemplo de foco pra gente, que abriu os olhos de todos quando falou: “Eu não vejo ele como chato, mas sim como alguém focado.”

E isso fez sentido pra mim. Tanto que desde aquele dia eu sempre paro para analisar se alguém que eu estou considerando “chato”, na verdade não é alguém bem focado no que quer…

estudando

Pare um momento e tente lembrar de alguns casos parecidos.

Com certeza você já deve ter esbarrado com alguém que estava focado em algo e acabou sendo rotulado de “chato”. Seja um brother que queria passar em um concurso público e acabou se isolando da galera. Ou mesmo o cara que estava focado na dieta e não queria perder seus resultados de hipertrofia e bebia água na balada ao invés de destilado ou cerveja.

Você já deve ter chamado (mesmo que em pensamento) alguém que estava focado em algo de chato.

E eu te pergunto: Essa pessoa era chata ou focada?

Na verdade cabe aqui uma definição para a pessoa chata. Para mim são aqueles que “tem um foco” (mas podem não ser focados) e querem que os outros também tenham.

Exemplificando… São aqueles vegetarianos que começam a ter raiva de quem não segue a mesma vida. E quando tê veem comendo uma carne, falam: “Você gosta desse gosto de cadáver?”. Ou aqueles caras que começam a malhar e ficam chamando os iniciantes ou os menos focados (que estão ali pela saúde e não para ser “monstros”) de “Frangos”.

Nesse caso, mesmo que a pessoa seja focada em algo, você tem o direito de chamá-la de chata! rs

chato-quadrinho

Eu posso te dar uma dica? Ignore os chatos e aprenda com os focados. Será ainda melhor para a sua vida se você puder ser amigo de alguém que é focado em algo.

TER foco hoje em dia é um talento! SER focado então…

Você já parou para pensar nisso? Então pare agora, por um instante, e relembre de todos os seus amigos que têm esse talento. Quantos deles são exemplos de foco em algo? Mas quando digo foco, é FOCO MESMO. Não é aquele que abriu excessão porque era um fim de ano ou porque não resistiu a algo.

Quem realmente é focado não vê exceções. Não tem algo que seja maior para ele do que o seu objetivo!

topo-foco

E aí, quantos você conseguiu lembrar? Eu, particularmente consigo contar nos dedos de uma mão.

E agora vale a pena você refletir também sobre a sua vida. Você já teve FOCO em algo? Ou melhor, já foi exemplo para os outros como alguém que realmente é focado?

Eu te pergunto: Você está satisfeito com tudo?

Seu corpo está do jeito que você quer? Seu trabalho está ok? Você está do lado de alguém que ama? Quais são os seus objetivos de vida? Você está levantando diariamente para fazer as coisas acontecerem?

Se sim, parabéns. Seja um exemplo de foco para os outros!

Se não, comece hoje a ter foco no que você quer! Faça acontecer. Seja focado!

Sobre o assunto eu indicaria esses dois vídeos, que valem a pena ser assistidos:

Você vai reparar que quando você começar a SER FOCADO em algo, muitos te chamarão de “chato”. Alguns dos seus “amigos” poderão até se distanciar de você! Acredite, isso é muito comum! Por isso que pessoas focadas acabam se unindo em grupos, optando por poucos e bons amigos.

Portanto, quando você ouvir de alguém que você é chato por seguir o seu seu foco, sem abrir exceções, comemore! Você está sendo alguém realmente focado.

E são pessoas com esse talento que realmente fazem a diferença.

Para finalizar queria deixar uma última frase, de um cara que sempre foi exemplo de foco, Steve Jobs:

Foco é dizer não.


Guilherme Cury1734 Posts

30 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register