Cerveja hidrata igual à água após prática esportiva

Cerveja

Um estudo apresentado em Bruxelas comprova que o consumo moderado de cerveja após exercícios físicos é tão eficaz quanto a água para a hidratação, segundo especialistas médicos.

Esta é uma das conclusões apresentadas no “VI Simpósio Europeu de Cerveja e Saúde”, onde participaram especialistas em medicina, nutrição e alimentação da União Europeia.

O pesquisador Manuel Castillo, da Universidade de Granada, expôs os resultados de um estudo que consistiu em medir a reação do corpo à ingestão de água ou cerveja após a realização de esforço físico intenso. “Realizamos o estudo para comprovar se o costume de tomar cerveja depois do exercício era recomendável”, explicou Castillo.

A conclusão foi de que uma quantidade moderada de cerveja “não prejudica a hidratação após o exercício”. Tomar cerveja seria “a mesma coisa que tomar água“, por isso é recomendado o consumo da bebida fermentada a todas as pessoas que não tenham nenhuma contraindicação.

“Não foi encontrado nenhum efeito negativo que pudesse ser atribuído à ingestão de cerveja em comparação com a ingestão de água”, disse Castillo, que também afirmou que durante as conferências será apresentado outro estudo que descarta que exista qualquer relação entre o consumo da bebida e a tendência a desenvolver a famosa “barriga de chopp”.

O médico Ramón Estruch, do Hospital Clínico de Barcelona, afirmou que os resultados dos estudos mostram que o consumo moderado de cerveja “ajuda na prevenção de acidentes cardiovasculares, graças aos efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios das artérias”. Além disso, proporciona proteção contra fatores de risco cardiovascular, como diabetes, melhora a pressão arterial, regula o colesterol e previne a arterioesclerose, segundo a pesquisa.

Estruch informou que atualmente estão sendo feitas pesquisas para determinar se os benefícios da cerveja com álcool são maiores que os da cerveja “sem”, embora haja indícios de que a primeira tem efeitos mais positivos.

CERVEJA-PILSEN

E que tal uma cerveja depois depois de praticar esporte?

Fonte: Exame.

Heitor Pampolini34 Posts

27 anos, empresario e empreendedor. Escreve para compartilhar reflexões que podem contribuir com as vivências das pessoas.

1 Comentário

  • Ricardo Dayan Reply

    5 de outubro de 2014 at 13:12

    Corro há 14 anos, amadoramente, mas num nível avançado com orientação técnica. Tenho 42 anos. Na minha opinião, por favor considerem que é meu ponto de vista, dizer que cerveja faz bem após prática esportiva é fazer apologia ao consumo de álcool. Depois de uma competição ou mesmo treino forte, o recomendável é beber leite com achocolatado (está comprovado cientificamente que é a bebida mais completa para reposição do que o atleta perdeu, água de coco, suco, água. Beber cerveja pós exercício é certamente uma inversão de valor. Eu bebo minha cerveja depois de ter almoçado bem (forrado o estômago) e em média 4 horas depois da competição ou treinotomo a loira gelada sem excesso. Daqui a pouco, os jovens vão começar a beber cachaça, vodca, vinho, uísque depois do exercício. Penso que há uma “parceria” muito bem estruturada entre diferentes atores para fazer com que a venda da cerveja seja elevada. É brinacadeira!!!!

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register