Centro de SP ganhará a maior obra a céu aberto do mundo

aquario-urbano

A cidade cinzenta de São Paulo já tem ganhado algumas cores com as grandes obras de grafiteiros.

Recentemente foi finalizada uma arte no centro da cidade, que faz parte de um projeto chamado “Aquário Urbano”, e que promete ser a maior obra urbana a céu aberto do mundo.

Ao todo serão 15 empenas, formando um 360º entre as ruas Major Sertório e Bento Freitas, na República.

polvo-arte

A obra é uma parceria entre o artista Felipe Yung, o Flip, e o produtor cultural Kleber Pagú.

A obra tem por objetivo a transformação de uma área degradada, a exemplo de Wynwood Arts District, em Miami (EUA) e Quinta do Mocho, em Lisboa (Portugal).

A ideia é contribuir localmente com os esforços públicos e privados de revitalização da região central, promovendo integração social, empreendedorismo e turismo através da acessibilidade gratuita à arte urbana de alta qualidade.

Além da questão visual, o projeto ainda traz um alerta: a preservação das águas doces e salgadas, bem como suas respectivas populações. Por isso, o Aquário Urbano é o único aquário do mundo que não mantém os animais em cativeiro. Eles estão livres pela cidade. Segundo levantamento promovido pela Fundação SOS Mata Atlântica, que monitorou os recursos hídricos das bacias do Alto e Médio Tietê e do Litoral Norte, dos 134 pontos de análise, somente 3% apresentaram boa qualidade da água.

A poluição está presente em 41 rios do Estado, impossibilitando atividades como pesca, lazer e transporte. “Precisamos cuidar das nossas águas, dos nossos recursos naturais. Só assim as cidades serão sustentáveis”, afirma Kleber Pagú. Dessa forma, o projeto reciclará parte dos seus resíduos, transformando latas de tinta vazias e outros materiais.

flip-pagu

Guinness Book

O ‘Aquário Urbano’ é uma obra que já nasce com três recordes mundiais, além de ser o maior graffiti mural do mundo, também é a maior obra freestyle e a maior instalação de realidade virtual, o que lhe garante 3 registros no Guinness World Records, sendo dois inéditos.

Hoje, com o primeiro mural concluído e o início do segundo, já é possível baixar o aplicativo Aquário Urbano na Play Store e aproveitar toda a experiência promovida pelos murais. É possível interagir com os animais, ouvir os sons e tocá-los por meio de um cardboard.

“É a primeira vez que a população poderá, de fato, interagir dessa forma com uma obra de rua. Nesse caso, são baleias, polvos, águas-vivas, enguias, peixes, arraias… Todo um universo que já estou acostumado a retratar e observo há muitos anos”, conta Flip.


Guilherme Cury1826 Posts

30 anos, blogueiro, publicitário e músico. Formado em Propaganda & MKT, é blogueiro há mais de 10 anos. Atualmente trabalha com conteúdo para internet e se aventura no mundo musical.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register