Cachaça Yaguara

Cachaca-Yaguara

Na noite desta terça-feira (22/10), foi lançada oficialmente a Cachaça Yaguara. O evento aconteceu no restaurante Dalva e Dito, em São Paulo, e contou com a presença dos responsáveis pela criação dessa nova cachaça que promete ser sucesso internacional.

O lançamento é fruto de uma sociedade entre os empresários Thyrso de Camargo Neto e Hamilton Lowe. O resposável pelo “blend” da cachaça foi o químico brasileiro Erwin Weimann.

Fundadores-cachaca-yaguara

Perguntas e Respostas sobre a Cachaça Yaguara

1) O que é a cachaça Yaguara?

Yaguara é uma cachaça artesanal, branca, blended, orgânica, da mais alta qualidade.

2) Por que ela se chama Yaguara?

Yaguara significa, em tupi guarani, onça pintada, o animal ícone nacional do Brasil. É importante mencionar que estamos desenvolvendo uma parceria com o Instituto Onça Pintada, a fim de apoiarmos a conservação desses animais.

3) Por que Yaguara é uma cachaça blended?

Queríamos criar a melhor cachaça branca possível para celebrar a versatilidade e a complexidade desta bebida e capturar esses atributos dentro de uma garrafa. O resultado é a cachaça Yaguara, que possui características incríveis e sabor diferenciado.

4) Qual é o blend usado por Yaguara e quem o criou?

Como todas as bebidas blended, nossa fórmula é resultado de longa experiência e da habilidade do nosso master blender brasileiro, Erwin Weimann. Ele possui 40 anos de experiência e é autor de “Cachaça uma bebida brasileira”, um livro definitivo sobre o assunto.

Apesar de nunca dividirmos o processo exato e técnica pela qual Yaguara é fabricada, nossa bebida é feita com a melhor cachaça branca descansada em tanques de aço inoxidável por pelo menos 8 meses, misturada com cachaça envelhecida em barris de carvalho. Essa é a mesma composição da tradicional cachaça envelhecida da família Meneghel, muitas vezes ofertada como presente pelo avô de Thyrso para amigos.

5) Quem está por trás da cachaça Yaguara e como surgiu essa idéia?

A cachaça Yaguara é criação de Thyrso Camargo Neto e Hamilton Lowe, amigos que se conheceram na escola. Thyrso foi criado em torno da cachaça que seu avô produzia no Paraná, que tornou-se muito famosa na região. Thyrso é extremamente orgulhoso da cachaça do avô e sempre teve o hábito de dar garrafas de presente para os amigos.

Um desses amigos era Hamilton. Em uma noite, Hamilton estava conversando com o seu pai e um amigo dele, especialista na indústria de bebidas, e ele comentou que acreditava a cachaça seria a próxima grande novidade no mercado de destilados brancos. Hamilton telefonou para Thyrso no Brasil, eles conversaram sobre como viabilizar esse projeto e quase três anos depois chegaram onde estão.

6) Yaguara foi criada para ser bebida pura ou em coquetéis?

Nossa ambição era criar um líquido tão refinado que pudesse ser bebido puro. Em última análise, no entanto, Yaguara é uma bebida concebida com a mixologia em sua essência, pensada para elevar a cachaça à categoria de coquetéis, utilizada como uma reconhecida base branca, proporcionando também inúmeras alternativas de receitas.

7) Em quais coquetéis Yaguara pode ser utilizada?

Yaguara pode ser utilizada em todos os tipos de coquetéis. Também desenvolvemos uma gama de drinques exclusivos, criados especificamente para enriquecer todas as características e sabores de Yaguara. Eles foram desenvolvidos por Márcio Silva, renomado bartender, influente na crescente cultura de coquetelaria no Brasil. Márcio aprendeu seu ofício na Grã- Bretanha e na Espanha e hoje pode ser encontrado à frente de vários bares em São Paulo e Rio de Janeiro.

Além de Márcio, estamos trabalhando de forma próxima com alguns dos melhores bartenders em Paris, Londres, Nova York e Tóquio. Todos atuaram conosco para criar uma linha exclusiva de drinques. Na verdade, estas colaborações têm sido um aspecto vital no desenvolvimento da cachaça Yaguara e na criação da bebida que está pronta para assumir seu lugar de destaque nos melhores bares ao redor do mundo.

8) Essas colaborações internacionais significam que Yaguara será exportada?

Yaguara será exportada inicialmente para os Estados Unidos, com planos para estar em outros mercados-chave.

9) Onde, quando e como a Cachaça Yaguara será lançada?

A bebida será lançada em um evento de degustação para jornalistas no dia 22 de outubro, no restaurante Dalva e Dito, em São Paulo. Na sequência, haverá um evento exclusivo no Baretto Londra, no Rio de Janeiro, no dia 5 de novembro, e outro no Baretto São Paulo, no dia12 de novembro. Bartenders chave em São Paulo e Rio de Janeiro também serão convidados para eventos com Marcio Silva, o embaixador da marca no Brasil, e Erwin Weimann, nosso master blender.

10) Quais são expectativas de vendas e de crescimento para Yaguara?

A cachaça Yaguara será vendida em pontos de venda selecionados, onde iremos trabalhar com bartenders para garantir a qualidade da experiência para os consumidores. Esse posicionamento guiará nossos planos de crescimento, com a meta de alcançar 100 mil caixas de 9 litros em até cinco anos.

11) A Cachaça Yaguara um tem uma garrafa altamente impactante, quem a criou?

A garrafa e o logotipo foram desenhados pelo renomado artista britânico Brian Clarke, o principal artista de vidro no mundo. A garrafa foi inspirada em um dos ícones nacionais do Brasil, o padrão que estampa o calçadão da praia de Copacabana, inspirado em um ornamento romano e que mais tarde foi redesenhado por Roberto Burle Marx.

12) Por que vocês escolheram este artista para desenhar a garrafa?

A garrafa é parte intrínseca de qualquer bebida e para nós ela tinha que incorporar o que estávamos criando para o produto. Ela precisava combinar o tradicional com o novo, para trazer à vida o sentimento de progresso construído sobre o patrimônio histórico, que é parte tão importante do Brasil moderno e que a cachaça Yaguara reflete. Brian entende de vidro como ninguém e já tinha feito vários trabalhos no Brasil, então, acabou sendo nossa escolha natural.

13) Onde posso comprar a cachaça Yaguara?

Yaguara estará disponível a partir do dia 1 de novembro nos melhores bares restaurantes e varejo especializado de São Paulo e Rio de Janeiro.

14) Qual será o preço de Yaguara?

Yaguara será vendida a um preço sugerido entre R$ 85,00 e R$ 95,00.

Cachaça Yaguara


Tudo Para Homens783 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

3 Comentários

  • Fernando A. Reply

    24 de outubro de 2013 at 09:26

    Já quero experimentar!

  • Andre Luiz Reply

    19 de agosto de 2014 at 10:15

    A Cachaça Shop tem a Cachaça Yaguara disponível para venda em todo o Brasil. Produto de excepcional qualidade!

  • ypg haber Reply

    19 de agosto de 2014 at 23:11

    A Cachaça Shop tem a Cachaça Yaguara disponível para venda em todo o Brasil. Produto de excepcional qualidade!.

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register