As vantagens de continuar estudando

estudando

O estudo, seja ele formal ou autodidata, é parte importante de nossas vidas pelos mais variados motivos.

E, via de regra, ele nos traz mais vantagens do que desvantagens, sendo geralmente as vantagens muito benéficas para nossas vidas.

Nesse artigo comento sobre as vantagens de continuar estudando, mas não estou falando somente de cursos de graduação ou querendo afirmar que todos devem fazer faculdade. Estou me referindo na verdade a qualquer tipo de estudo que nos traga algum tipo de conhecimento. Seja o estudo formal, como feito nas universidades ou os cursos informais, como também o comportamento de estudar um livro ou aprender uma nova atividade na prática, ou seja, qualquer coisa que nos traga um novo conhecimento.

Portanto, vamos entender um pouco mais sobre as vantagens de continuar estudando e de ter novos saberes em nossas vidas.

Aquisição de novos conhecimentos.

Novos conhecimentos são sempre importantes para nossa vida, independente do tipo de conhecimento ele sempre nos será útil. Seja para conversar com alguém sobre o que foi aprendido ou para nos trazer a segurança de saber que carregamos esse conhecimento conosco.

Cada conhecimento novo aprendido faz com que queiramos aprender cada vez mais e nos tornar mais seguro para realizar as práticas aprendidas, trazendo assim novos sentimentos prazerosos e melhorando a nossa autoimagem.

Amantes de gatos são mais inteligentes que amantes de cães, segundo estudo.

Mudanças positivas.

Todo conhecimento traz mudanças positivas para nossas vidas, tanto profissionalmente quanto na vida pessoal. Quando aprendemos algo novo, nos modificamos com esse conteúdo aprendido e principalmente modificamos alguns conceitos pré-estabelecidos nossos.

Portanto, o estudo traz aprendizagens e mudanças significativas em nossas vidas.

Novas perspectivas.

Quanto mais estudamos, mais adquirimos conhecimentos e, consequentemente, temos novas maneiras de pensar e refletir sobre as coisas. Essas reflexões fazem com que tenhamos cada vez mais novas perspectivas sobre os nossos próprios conteúdos internos e sobre todos os acontecimentos que nos circundam. Assim como, nos prepara para novas experiências e desafios, fazendo com que fiquemos mais aptos a lidar com as questões da vida, tanto as negativas quanto as positivas.

Dessa forma, as novas perspectivas fazem com que deixemos de sofrer por assuntos do passado e, principalmente, fazer com que consigamos evitar sofrimentos no futuro, assim como diminui as chances de cometermos os mesmo erros.

Maiores oportunidades.

As oportunidades adquiridas com o estudo são inúmeras, desde novas oportunidades de emprego, maiores salários, como também uma melhor qualidade de vida, com a possibilidade de conseguirmos novos amigos, participarmos de vários meios sociais, além, claro, de encontrarmos novos modos de aquisição de prazeres, seja com hobbies diferenciados ou a busca de novas experiências.

Nesse caso, a continuidade do estudo está ligada diretamente com a melhora na qualidade de vida, e na evitação de problemas, contribuindo para um futuro mais favorável.

Desenvolvimento pessoal.

A aquisição de novos conhecimentos é imprescindível para que ocorra o desenvolvimento social, sem esse conhecimento o desenvolvimento pessoal torna-se impossível, como algo que jamais será alcançado. Quanto mais buscarmos por conhecimentos, maiores serão as chances de nos desenvolvermos e evoluirmos como pessoa.

homem-culto

Portanto, o conhecimento é, dentre o processo de desenvolvimento pessoal, o fundamental para que ele aconteça. Claro que existem outros caminhos que levam à esse desenvolvimento, mas sem o conhecimento torna-se um desenvolvimento vazio.


Leonardo Luchetta544 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

1 Comentário

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register