As mulheres, as redes sociais e a questão do capital erótico

mulher-atraida-homem

Em tempos de redes sociais, somos constantemente bombardeados por fotos de mulheres ostentando sua beleza; às vezes de forma elegante, às vezes de forma vulgar. Não obstante, não há dúvida de que as redes sociais são, para elas, como uma grande vitrine, onde elas podem se exibir à vontade, mostrar seus atributos físicos e assim chamar a atenção de uma grande quantidade de homens, sendo então altamente disputadas por diversos indivíduos, muitos dos quais estão carentes e desesperados por atenção.

girl-sexy-selfie

Sabemos que em redes sociais como Facebook e Instagram, as mulheres recebem centenas ou – até mesmo em muitos casos -milhares de mensagens, de seus contatos.

Qual é o perfil dos homens que recebem respostas delas?

As mulheres certamente respondem para aqueles que elas julgam mais interessantes – geralmente os indivíduos que são mais fisicamente atraentes -, e posteriormente, dependendo do grau de conexão estabelecido, eles vão mantendo contato com conversas ocasionais.

Depois de averiguar rapidamente o perfil de algum sujeito que mandou mensagem e despertou o seu interesse, as mulheres geralmente tentam descobrir outras coisas, como o estilo de vida, o status financeiro e o nível de projeção profissional do homem em questão. Se o indivíduo corresponder às expectativas iniciais, então ela passará a conversar regularmente com ele.

Em primeiro lugar, nos tempos modernos – para compreender o jogo do mercado sexual -, precisamos entender que ideologias como o liberalismo, o progressismo e o feminismo alteraram drasticamente a conjuntura e a dinâmica de interação entre o sexo masculino e o sexo feminino. Potencializando a alteração dessa dinâmica, vieram as redes sociais, que deixaram definitivamente as mulheres no comando do jogo, definindo regras e normas que passaram a ser naturalmente reguladas pela alta demanda.

gatinha-sexy-na-piscina

A verdade é que atualmente, no mercado de relacionamentos, são as mulheres estão em alta demanda. No entanto, essa demanda é incompatível com a oferta. Afinal, centenas de milhares de betas bombardeiam as mulheres nas redes sociais com incontáveis mensagens e comentários desesperados diariamente. Por conseguinte, elas sabem que são altamente requisitadas, desejadas e procuradas; portanto, elas podem se dar ao luxo de serem altamente seletivas e exigentes. Os homens demandam, mas elas correspondem somente àqueles que atendem aos seus requisitos de beleza, expectativas e compatibilidade social.

No entanto, é fundamental entender que o valor sexual de mercado de uma mulher tem diversos pilares, e todos eles são inflexíveis e imutáveis. Entre esses pilares, estão jovialidade e beleza. Previsivelmente, muitas mulheres ficam confusas quando percebem que a demanda por elas no mundo virtual encontra disparidades no mundo real. As regras são diferentes, mais opacas e difusas. E elas ficam ainda mais confusas quando descobrem que o valor real de uma mulher não está no quão procurada ela é, mas em quantos homens de fato desejam ela para um relacionamento sério.

Vamos citar um exemplo. Digamos que Juliana recebeu na última semana cento e cinquenta mensagens de homens, cuja maioria deseja ter unicamente sexo casual com ela. Desses homens, apenas cinco ou dez a veem como parceira em potencial para um relacionamento sério. Isso significa que o valor sexual de mercado de Juliana é relativamente baixo. Ele é elevado por sua alta procura, mas é uma procura de baixa preferência temporal. Portanto, o valor sexual de mercado de Juliana é mais relativo, de baixa qualidade e de baixa expectativa.

Cláudia, no entanto, recebeu na última semana apenas quarenta mensagens de homens – portanto cento e dez a menos que Juliana. No entanto, desses, apenas dois propuseram sexo casual para Cláudia. Todos os outros trinta e oito indivíduos que a contataram a convidaram para um encontro, com a intenção de tentar iniciar um namoro sério com ela, porque a consideram material para relacionamento. Portanto, o valor sexual de mercado de Cláudia é superior ao de Juliana, apesar desta ter recebido um número inferior de mensagens. Isso se deve ao fato de que todos os indivíduos que contataram Cláudia a consideram material para um relacionamento sério e duradouro; ou seja, ela é uma pessoa que demanda alta preferência temporal. Mais de 90% dos homens que a procuraram não a querem unicamente para uma tórrida noite de paixão sem compromisso, mas a desejam como namorada, e mais futuramente, como noiva e esposa.

Agora, por que esses indivíduos que não conhecem pessoalmente nem a Juliana nem a Cláudia tratam as duas de maneiras tão diferentes? Isso muito provavelmente se deve à maneira como elas usam seus perfis nas redes sociais. Possivelmente, Juliana frequentemente publica fotos em baladas, e aparece sempre usando vestidos demasiadamente curtos na companhia de muitos homens, enquanto Cláudia usa vestidos modestos, não mostra o corpo, e aparece em fotos com as amigas, ao invés de estar acompanhada de homens.

Ou seja, essas duas mulheres oferecem estímulos diferentes aos seus contatos nas redes sociais; portanto, é natural que os homens agirão de formas diferentes com relação a cada uma delas. Homens respondem à estímulos, sejam eles positivos ou negativos, e sempre agirão de forma correspondente a esses estímulos. Portanto, em virtude desses exemplos, é natural que eles olhem para Juliana como uma aventura sexual ocasional, enquanto encaram Cláudia como uma garota mais propensa a um relacionamento sério.

Dito isso, não há dúvida de que as mulheres sabem usar perfeitamente o seu capital erótico nas redes sociais para chamar a atenção dos homens; dentre todos aqueles que caem nas suas redes, elas selecionarão os que elas julgam serem os melhores para manter contato e quem sabe conhecer pessoalmente e estabelecer vínculos. Não há dúvida de que tanto as redes sociais quanto os aplicativos de relacionamentos podem ser comparados a grandes redes. Os perfis femininos são essas redes. Os homens que interagem – ou tentam interagir – com essas mulheres são os peixes que foram fisgados. Dentre esses peixes fisgados no direct, no messenger e no whats, elas selecionarão aqueles que elas julgam os melhores para manter contato e quem sabe conhecer pessoalmente.

primeiro-encontro-casal

As mulheres sabem perfeitamente que aparência, sedução e beleza são atrativos, que definitivamente chamam a atenção dos homens. Todos os dias, vemos nas redes sociais o capital erótico feminino em ação, sendo usado habilmente por mulheres que buscam visibilidade, desejando chamar a atenção do sexo oposto. Por trás de todo esse exibicionismo, está o desejo desesperado por atenção e validação. Muitas mulheres, sem dúvida alguma, desejam apenas alimentar as vaidades de uma personalidade narcisista, o que pode ser plenamente saciado com uma foto que acumula 450 curtidas e 150 comentários carregados de elogios. Quando a necessidade por validação surgir novamente, ela vai publicar outra foto.

A grande maioria dos contatos das mulheres nas redes sociais, no entanto, consiste em grupos de betas desesperados, que nunca chegarão a conhecê-las de fato, e desperdiçarão anos de suas vidas enviando mensagens que nunca serão respondidas e redigindo comentários que elas curtem com indiferença. Mal sabem eles que estão sendo habilmente manipulados por mulheres, que sabem usar com maestria o seu capital erótico, para chamar atenção dos homens, competir com outras mulheres e ganhar validação social.

Infelizmente, a grande maioria dos betas que infestam as redes sociais e buscam desesperadamente a atenção feminina ignoram o fato de que a atenção masculina é um elemento com elevado poder de barganha (um commodity social), e não deveria ser desperdiçado sob circunstância alguma. No entanto, eles desconhecem o valor da atenção, e por isso a entregam sem receber nada em retorno.

pokemon-go-paquera

No final das contas, o desequilíbrio das interações entre homens e mulheres nas redes sociais é culpa dos próprios homens, que dão sua atenção a troco de nada, sem atentar para o valor de sua disponibilidade. Isso confere ainda mais poder às mulheres, e vira ainda mais o jogo a favor delas, que continuarão a manipular um número cada vez maior de incautos e desavisados, através do uso hábil e sutil do seu audacioso e sensual jogo de sedução, cujo poder vem todo do seu capital erótico.

Colaboração: Wagner Hertzog.


Tudo Para Homens921 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register