Clique e saiba mais!


Categorias: Comportamento

As crises na relação sempre acabam mal?

O relacionamento geralmente passa por alguns momentos de crise.

Essas crises podem destruir o relacionamento, como também podem servir para fortalecê-lo.

O mais difícil, geralmente, é conseguir passar por essas crises de uma forma satisfatória, sem que ela deixe estragos significantes no seu relacionamento.

Mas será que as crises sempre são ruins ou elas podem trazer alguns benefícios para a relação?

Para responder essa pergunta adequadamente, resolvi trazer uma reflexão sobre os benéficos que uma crise pode trazer aos relacionamentos.

A crise pode fortalecer o relacionamento.

Em alguns casos, principalmente quando o casal consegue lidar com a crise de uma forma satisfatória, é muito possível que a relação saia mais fortalecida da crise.

Se o relacionamento passou por um grande momento de crise e vocês decidiram, mesmo assim, continuar juntos, isso significa que a relação vai ficar ainda mais forte, pois se uma grande crise não foi capaz de separá-los, não serão os pequenos problemas que irão.

É o mesmo que pensar que, se vocês passaram por isso juntos, terão forças para passar por outras coisas, também juntos. O interessante é focar na melhor forma de sobreviver a essa crise. O mesmo se aplica à outras crises de nossas vidas.

Dá a possibilidade de refletir sobre o relacionamento.

Quando um relacionamento está passando por um momento de crise, isso significa que muitas coisas passaram em branco e você não parou para refletir sobre elas (o mesmo acontece com a sua parceira).

A crise vai dar essa oportunidade de você e ela pararem para refletir sobre o relacionamento, sobre o futuro, para que assim possam decidir o que desejam de ali em diante.

Em alguns casos, pode ser que cada um deseje coisas diferentes e o relacionamento acabe. Em outros, pode ser que vocês decidam continuar juntos e sobreviver a esse momento.

A reflexão sempre é importante, principalmente para ter a possibilidade e capacidade de seguir adiante.

Ela te ensina mais sobre a relação.

Justamente por possibilitar essa reflexão é que a crise irá te proporcionar um grande ensinamento sobre o seu relacionamento. Com ela, algumas opiniões podem se modificar e você passará a ver a sua relação de uma nova maneira, abrindo novas possibilidades.

Isso não significa dizer que não será um momento que trará sofrimento. Mas além do sofrimento, poderá trazer alguns benefícios em longo prazo.

A crise impulsiona para a mudança.

A crise, de maneira geral, sempre irá nos impulsionar para a mudança, mesmo a crise em outros aspectos de nossas vidas (trabalho, estudo, amigos, etc.).

Por mais que não consigamos perceber isso com tanta clareza (você que está lendo esse texto irá perceber a partir de agora), foram justamente as crises que nos trouxeram onde estamos e, por causa delas, fomos capazes de ter novas realizações.

Quem está satisfeito e contente com a sua situação atual (mesmo que ela seja ruim) jamais irá fazer nada para mudar. Mas a crise te obriga a mudar, te obriga a perceber as coisas por um ângulo diferente.

Por mais que seja um momento complicado em nossas vidas, as crises podem sim ser um momento de aprendizagem e mudanças em nossas vidas.

Com esse texto espero que você consiga ter percebido o papel importante que as crises tem na sua vida, possibilitando que você possa lidar com elas de uma maneira um pouco diferente no futuro.

Leonardo Luchetta

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Novos Posts

  • Comportamento

Um conselho aos pais sobre a criação dos filhos

Acredite, nem sempre tratamos as crianças como deveríamos. Confira esse conselho.

% dias atrás
  • Comportamento

‘Guardião de Fukushima’ se expõe diariamente à radiação para alimentar animais abandonados

Conheça o 'Guardião de Fukushima', que se expõe diariamente à radiação para alimentar animais abandonados.

% dias atrás
  • Comportamento

A história motivadora de Coronel Sanders, fundador do KFC

Conheça a motivadora história de Coronel Sanders, fundador do Kentucky Fried Chicken.

% dias atrás
  • Comportamento

Clitóris, você sabe onde fica? [+18]

Aprenda de uma vez por todas onde fica o clitóris de uma mulher!

% dias atrás
  • Comportamento

10 Perguntas que nunca devem ser feitas a uma mulher

10 perguntas que nunca devem ser feitas a uma mulher, principalmente na hora da conquista ou quando ainda não existe…

% dias atrás
  • Automobilismo

Mach-E: O Mustang totalmente elétrico da Ford

A Ford apresentou o novo Mach-E, um Mustang totalmente elétrico.

% dias atrás