Aprenda a fazer o Churrasco Perfeito | Tudo Para Homens

Aprenda a fazer o Churrasco Perfeito

picanha

Andou chamando a galera pra fazer um churras e passou vergonha? A gata que você achou que ia ganhar servindo aquela picanha de 2 kg não deu moral pra você?

Relaxa, sempre é tempo de aprender algo novo.

Todo churrasco começa com a escolha de uma boa carne, e carne fresca é bem vermelha. Quando ela esta meio escura é sinal de que ficou muito tempo no mercado. Dica para a picanha: peças que pesam mais de 1,1 kg incluem partes de coxão duro. Picanha de verdade é pequena.

como-fazer-churrasco-perfeito-1

O sabor da carne é realçado pelo tempero, utilize sal grosso para um sabor puro de carne, e espalhe-o na carne e na gordura, mas bata o excesso. Isso deve ser feito 5 minutos antes do churrasco. Nada de salgar na noite anterior, senão o sal suga os líquidos da carne e a deixa com jeito de bacalhau – seco e salgado.

como-fazer-churrasco-perfeito-2

Lembre-se que é o calor que cozinha a carne e não o fogo que a queima. Para acender a churrasqueira faça uma pirâmide de carvão a 10 cm da grelha. Concentre-a em um lado para ter duas temperaturas: uma mais alta para selar a carne, próxima ao carvão, e outra mais baixa, no canto oposto, para cozinhar lentamente.

como-fazer-churrasco-perfeito-3

Algumas pessoas preferem tirar a gordura da carne, mas isso influencia o sabor do churrasco, pois a gordura armazena boa parte do aroma e do sabor da carne. Faça incisões nela (sem chegar à carne), em um quadriculado. Asse primeiro com a gordura para cima. Isso derrete a gordura, que penetra a carne e a deixa molhada, com mais suco e mais saborosa.

como-fazer-churrasco-perfeito-4

Quando a parte de baixo estiver dourada, é hora de virar a gordura para o fogo. Isso impede que o calor penetre na carne, e ela assa lenta-mente. Atenção: não fure a peça ao virá-la. Qualquer incisão, e os sucos da carne vão para o espaço. Use um pegador, e não um garfo, ou faça do jeito gaúcho: asse no espeto.

como-fazer-churrasco-perfeito-5

Espalhe as cinzas do churrasco anterior sobre o carvão para diminuir a fumaça quando pingos de gordura caírem.

como-fazer-churrasco-perfeito-6

Seguindo estas dicas, a carne ficará “selada”: cauterizada em temperatura alta por todos os lados e com os sucos armazenados, preservando muito mais o sabor para o consumo.

como-fazer-churrasco-perfeito-7

Fonte: Super Interessante.


Heitor Pampolini

Heitor Pampolini34 Posts

27 anos, empresario e empreendedor. Escreve para compartilhar reflexões que podem contribuir com as vivências das pessoas.

1 Comentário

  • ranielly christo Reply

    7 de agosto de 2014 at 18:12

    Trabalho de churrasqueiro nas horas vagas,e quero me aprofundar mais no ramo.

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register