Categorias: Comportamento

Aprenda a dizer NÃO para o seu filho

Está cada vez mais difícil (e raro) para os pais dizerem NÃO para seus filhos, principalmente quando se trata de algo que eles querem ter (desde brinquedos a comidas e assim por diante).

A falta do não pode ter muitas consequências negativas na vida de uma pessoa, afinal, quem sempre escuta o sim, não aprende a lidar com o não (e na vida, o não aparece com muito mais frequência do que o sim).

Por isso, é importante dizer não para as crianças, para que elas aprendam desde cedo que nem sempre tudo irá ocorrer da maneira como elas desejam.

Dessa forma, separei algumas dicas de como dizer o não para elas.

Tenha um motivo para dizer o não.

É muito importante que você tenha um motivo para dizer não para o seu filho. Alguns pais apenas estão acostumados a dizer não para tudo, mas não refletem sobre o pedido de seus filhos.

Por isso, quando seu filho te pedir algo, diga que você irá pensar, e pense. Se for algo razoável, você pode dizer sim, mas se for algo que é melhor não fazer, diga não, refletindo sobre os motivos.

Informe o motivo desse não.

Assim que você tiver refletido sobre o motivo de dizer o não, informe para o seu filho isso.

Afirme para ele que você pensou sobre o pedido e que não ira deixar, por determinados motivos.

É importante que esses motivos tenham a ver com o pedido de seu filho.

Por exemplo: Ele pediu para ir dormir na casa de um amigo. Afirme que você não irá permitir, pois você não terá como levá-lo, pois é dia de semana e ele tem compromissos no dia seguinte, pois os pais do amigo dele estão ocupados e não poderão cuidar de duas crianças… E assim por diante.

Evite dizer motivos que tenham relação com coisas do passado, pois eles não têm relação (para a criança) com o pedido dela. Ou seja, nunca diga não porque ele não se comportou ontem ou porque ele não limpou o quarto na semana passada.

Quando disser SIM, diga os motivos também!

Assim como o não, o SIM precisa ter algum motivo. Por isso, quando seu filho te pedir algo e você responder positivamente, diga os motivos de você chegar a essa conclusão.

Assim ele irá entender que tanto o sim quanto o não têm motivos e ambos precisam ser respeitados.

Quando a sua resposta tem algum sentindo (seja ela positiva ou negativa) fica muito mais fácil para a criança respeitá-la.

Nunca volte atrás.

O mais importante do não, é nunca voltar atrás na sua decisão. A criança precisa entender que quando você diz não, isso realmente significa não.

Assim como, quando você diz sim, isso significa sim.

Ou seja, independente de quanto a criança chore, ou fique implorando, você nunca pode transformar o não em um sim. Caso contrário ela irá aprender que, às vezes, é possível transformar esse não, então ela irá fazer de tudo para que isso aconteça.

Um não precisa ser um não e um sim precisa ser um sim. Assim como, quando essas respostas não são respeitadas elas terão consequências.

Ele vai tentar te convencer do contrário.

Tenha em mente que as crianças vão tentar, a todo custo, conseguir o que elas desejam. E elas fazem isso das mais variadas formas.

É preciso estar atento para essas tentativas e jamais cair nas armadilhas das crianças. Evite mudar de opinião para agradar (mesmo que ela tenha ficado doente ou tenha se machucado, falado que não te ama mais, etc.).

Educar uma criança é muito difícil, geralmente nos sentimos culpados e temos que passar por cima de alguns sentimentos, mas tudo isso é preciso para que a criança se transforme em um adulto responsável.

Leonardo

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

Leave a Comment
Compartilhe
Publicado por
Leonardo