Ambiente de trabalho agradável, é possível sim.

Work

Sem sombra de dúvidas o ambiente de trabalho é onde passamos boa parte do nosso tempo, seja em um home office ou no escritório mesmo. Temos como desafio a convivência com outras pessoas, seguir uma tonelada de regras, cumprir prazos e tarefas, entre outras tantas coisas. Por isso, separei algumas dicas para você manter um ambiente de trabalho agradável.

  1. Básico do básico
    Ser educado é algo essencial, ninguém gosta de pessoas mal educados e amarguradas. Sempre chegue com um “bom dia”, seja simpático e cumprimente as pessoas ao seu redor. Despeça-se com um “até mais”, palavras básicas que fazem a diferença no dia a dia.
  2. Comunicar-se é humano
    Converse, isso mesmo. Fale com seus colegas de trabalho, troque ideias e opiniões sempre que tiver uma oportunidade. Mas somente o necessário,  não fale demais. Se perceber que está falando sozinho, é porque não estão gostando do assunto. Neste caso, procure falar um pouco menos.
  3. Ajude para ser ajudado
    Tirar dúvidas ajuda a manter um ambiente de trabalho mais agradável, assim você já economiza horas para solucionar um problema que ficaria dias tentando resolver e não deixa seu ciclo de amizade morrer. Interessante é ajudar.
  4. Isolamento não é legal
    Não se isole. Manter um ciclo de amizade no trabalho é importante. Não fique sozinho no canto, com um fone de ouvido o dia inteiro.
  5. Seja amigo de todos
    Não é tão fácil assim. Mas devemos aprender como conviver com todos os tipos de pessoas, principalmente quando falamos de trabalho. Tente não discutir com seus colegas, caso isso aconteça, procure resolver de forma civilizada.
  6. Descontrair é bom
    Voltando um pouco no assunto de não se isolar, saia com seus colegas. Uma vez ou outra saia para almoçar ou tomar um café com seus amigos, além de poder se familiarizar e conhecer um pouco mais cada um, isso mostra que você não é anti-social.
  7. Tenha conteúdo
    Recebeu algum e-mail interessante, repasse para seus amigos. Piadas? Claro que sim, mas desde que sejam sadias e que façam as pessoas sorrirem. Frases e piadas apelativas só vão estragar o bom clima do ambiente.
  8. Participe
    Procure interagir nas atividades em grupo. Participe de tudo que acontecer no ambiente, seja reuniões, festinhas, brincadeiras, etc. Mas lembre-se: só participe se for convidado, não saia entrando aonde não foi chamado. Em algumas empresas há o ‘momento de ginástica’, participe.
  9. Sorria! Você está sendo observado.
    Faça do seu trabalho uma diversão. Seja espontâneo, sorria, brinque. Todos temos problemas e devemos deixá-los em casa. Se precisarem de você não faça ‘cara de desgosto’, se não souber ajudar seja sincero. Mas nunca diga ‘não’, seja pró-ativo.
  10. Seja profissional
    Não adianta ser um amor de pessoa e esquecer de suas obrigações. Saiba cumprir prazos e tarefas. Tenha uma agenda, seja eletrônica ou não,  e revise diariamente sua agenda. Ouvi uma vez que ‘procrastinação não combina com carteira assinada’ e concordo plenamente.

Bom, é isso. Espero que aproveitem as dicas e até a próxima!

Marcus Martins7 Posts

Nascido e criado em Taubaté, São Paulo. Tem 21 anos e é blogueiro. Estuda Marketing e Publicidade. Ama ler e escrever, e trabalha como free lancer.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register