A introversão é sempre ruim?

Livros

A introversão seria uma menor necessidade de contato social. É aquela pessoa que gosta de ficar mais em casa, não precisa estar sempre com os amigos e que aprecia os momentos a sós.

Já ouvimos falar de muitas pessoas que reclamam por serem muito introvertidas, ou nós mesmos reclamamos quando temos aquele amigo que dificilmente quer sair e prefere ficar em casa.

Mas será que a introversão só tem um lado ruim? Ou será que existe um lado positivo em ser introvertido?

É interessante lembrar que a introversão é diferente da timidez. O tímido seria a pessoa que tem poucos contatos sociais e uma maior dificuldade para sociabilizar, enquanto o introvertido não tem dificuldade, apenas prefere ficar sozinho.

Agora que esclarecemos esse diferença, vamos ver se existe um lado positivo em ser mais introvertido.

Passar mais tempo realizando atividades produtivas.

As pessoas mais introvertidas geralmente passam mais tempo realizando atividades que dão prazer e que são mais produtivas. Elas geralmente tem capacidade de realizar uma mesma atividade por várias horas, principalmente atividades que envolvam a concentração.

Geralmente são pessoas que passam mais tempo lendo, refletindo e interagindo com atividades cognitivas, do que interagindo com outras pessoas.

trabalho-com-foco

Maior capacidade de concentração.

Um dos lados positivos de ser uma pessoa introvertida é que você acaba desenvolvendo uma maior capacidade de concentração, tendo em vista que as pessoas introvertidas geralmente passam mais tempo realizando uma mesma tarefa, principalmente por passarem muito tempo a sós.

Dessa forma, fica mais fácil se concentrar e prestar atenção apenas no que se está fazendo, no lugar de ficar conversando e mudando o foco.

Como existe uma menor interação social, no dia a dia (na escola, faculdade, trabalho), a pessoa passa a manter essa capacidade de concentração, focando mais nas atividades do que nas pessoas.

Menor dependência dos outros.

Uma grande vantagem é que as pessoas introvertidas sentem menos necessidade de estar com outras pessoas e se sentem completamente bem estando sozinhas. Enquanto outras pessoas precisam de uma maior interação social.

Em alguns casos, essa falta de necessidade de interação pode fazer com que a pessoa dependa menos das outras pessoas, se apegando menos à elas.

É claro que todos nós precisamos interagir e temos necessidade de contato social e humano, mas algumas pessoas precisam mais do que outras.

Tem maior capacidade de escutar os outros.

Geralmente, pessoas introvertidas sentem menos necessidade de conversar e contar os fatos para as outras pessoas, por isso, acabam desenvolvendo uma melhor capacidade de ouvir as outras pessoas, prestando mais atenção no que elas tem a dizer.

Essa característica pode ser muito interessante, principalmente nos homens, pois é ouvindo as mulheres que temos mais possibilidade de conseguir conquistá-las.

casal-conversando

Tem um maior potencial criativo.

Por passarem mais tempo realizando atividades produtivas, consequentemente, algumas pessoas introvertidas acabam desenvolvendo um maior potencial criativo e reflexivo. Nesse sentido, acabam conseguindo encontrar soluções criativas mais rápidas e adequadamente para os problemas.

É claro que devemos sempre levar em conta as diferenças individuais, tendo em mente que sempre existirá benefícios e malefícios em ser de uma ou de outra maneira.

Nesse caso, focamos na introversão porque geralmente vemos apenas características negativas atribuídas a ela. Mas sabemos que não é bem assim.

E você, se acha uma pessoa introvertida? Acredita que possui algumas dessas capacidades? Comente, interaja e deixe sua opinião nos comentários.


Leonardo Luchetta527 Posts

É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register