11 dicas e curiosidades sobre calvície e transplante capilar
Quem nunca se pegou na frente do espelho, se olhando e pensando: parece que tem menos cabelo por aqui! E agora?
Apesar da calvície não causar riscos à saúde, é um dilema que afeta a autoestima dos homens e por isso, decidimos ir fundo no assunto. Entramos em contato para tirar todas as dúvidas com o médico tricologista Dr. Marcio Ravagnani, e separamos 11 dicas e curiosidades sobre calvície e transplante capilar. Confira:
1 – O cabelo que causa calvície, geralmente não é o que cai no banho. É normal perdermos até 100 fios por dia. Geralmente os problemas são os fios que vão atrofiando, até que param de nascer.
2 – Usar bonés, chapéus ou gorros, de forma geral não causam ou aceleram o processo de calvície. Isso é uma lenda urbana que deve ser desmistificada.
3 – O maior fator de calvície, sempre será o fator genético. A dica é prestar atenção aos sinais, geralmente olhando para a evolução da calvície de seu pai ou avós e comparando com a sua própria cabeça. Um dos primeiros sinais é a percepção de perda de volume em alguma área e fios mais finos.
4 – O tratamento com Finasterida/Dudasterida serve para bloquear o hormônio DHT, ou seja, é apenas um tratamento para estabilizar a atrofia. DHT é um hormônio que é produzido quando a testosterona combina com a enzima 5-alfa reductase. DHT exerce seus efeitos a nível celular no folículo, causando o encolhimento, tornando o cabelo fino e fraco, posteriormente levando a calvície, explica o Dr. Marcio.
5 – O tratamento com Minoxidil, visa estimular a vasodilatação no couro cabeludo e recuperar posteriormente a espessura dos fios, por isso geralmente é um tratamento associado ao uso da Finasterida/Dudasterida.
6- Como a evolução da calvície nunca termina, até nas pessoas que já fizeram o transplante, o tratamento com Finasterida/Dudasterida, aliado a Minoxidil é algo que deve ser feito para o resto da vida, ou os sintomas de atrofiamento de fio voltarão a aparecer.
7 – Existem várias técnicas de transplante capilar. Uma das mais conhecidas é a técnica FUE, que consiste na retirada de fios de uma área da cabeça onde não há calvície (área doadora) e reinserção desses folículos capilares de forma planejada nas áreas com calvície, fio a fio, um por um, dando um aspecto natural ao fim do procedimento.
8 – Considerando uma idade superior a 18 anos, não existe uma idade ideal para procurar um tratamento para calvície. Geralmente é partir do momento que a estética começa a incomodar. Muitos jovens começam a apresentar já algum grau de calvície ainda muito cedo, e já podem ir atrás de tratamento.
9 – A área doadora (popularmente conhecida como os “paralamas”), que são a parte das laterais, junto com a parte de trás da cabeça, não sofre com os efeitos hormonais DHT e são sempre a parte em que os fios aguentam firme, até nas pessoas mais calvas. Geralmente é dela que saem todos os fios do transplante que serão implantados em áreas sem cabelo.
10 – A área doadora é finita e limitada, ou seja, não nascem cabelos novos no lugar que foram retirados porque eles são retirados juntos com os folículos. Portanto a importância de se escolher um profissional capacitado que consegue diagnosticar e planejar um tratamento individualizado, caso a caso, e com resultados bons a longo prazo, considerando os fios implantados em sintonia com o tratamento com medicamentos, que retardam a evolução natural da calvície.
11 – Numa cirurgia FUE podem ser implantados milhares de folículos para preenchimento das áreas de calvície, e o que vai diferenciar um bom resultado de um resultado inestético, é a habilidade do profissional em:
• Preencher cada centímetro com o fio correto;
• Na angulação certa;
• Com a melhor densidade por área;
• Com a técnica correta para manter os folículos saudáveis fora do corpo até serem reintroduzidos;
• Entre outros fatores, que tornam a cirurgia quase como uma restauração cuidadosa.
O Dr. Marcio Ravagnani é especialista na Técnica FUE, possui certificados internacionais e relacionamento com os maiores nomes da Tricologia mundial. Seu consultório fica em Alphaville- Barueri/SP. Eles disponibilizam uma avaliação online gratuita no site. Com a avaliação você consegue ter uma estimativa de valor e de grau de calvície, porém, é necessário fazer uma consulta para um diagnóstico mais detalhado e tratamento personalizado.
O site do Dr. Marcio Ravagnani é www.drmarcio.com.
Tudo Para Homens859 Posts
Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.
0 Comentários