Triumph Street Scrambler, ela encara qualquer parada!
O modelo scrambler, o que significa?
Tudo começou nos anos 50 para batizar as motos adaptadas para corridas na terra. As adaptações contavam com pneu para terra, escapamento alto e guidão largo. O nome veio da expressão “to scramble”, que é quando se sobe uma colina rapidamente usando os pés e as mãos.
Com isso, nos anos 60, os fabricantes passaram a usar o termo para suas motos já adaptadas de fábrica. E adivinha qual foi um dos modelos mais famosos? Acertou se respondeu ” Triumph Scrambler”.
Motor
Esse motor gera 54 cv a 5.900 rpm e tem torque de 8,15 kgf.m a 3.230 rpm. O motor tem muito torque em baixa rotação, daquelas motos que quando farol abre, você sai na frente de todos. Em média e alta, o motor tem entrega elástica. A Street Scrambler é equipada com um motor de 900 cc, SOHC – Single Overhead Camshaft, (comando simples de válvulas no cabeçote). Motor arrefecido à líquido, com 8 válvulas. Sobre a vibração? Boas notícias, a vibração é quase zero!
Painel e Rodas
O painel conta com velocímetro analógico, conta giros digital, hodômetro com dois marcadores parciais e um total, indicador de marcha, , autonomia de combustível, consumo médio e instantâneo, e também configurações como controle de tração e controle do ABS.
As rodas são raiadas, com 19° na dianteira e 17° na traseira, calçada com pneus Metzeler Tourance EXP ( pneu bastante usado no universo das motos bigtrail). Afinal a scrambler é para colocar na terra também, mas não indico para estradas nível “hard”.
Suspensões e Freios
As suspensões da Street Scrambler trabalham muito bem e depois de acelerar muitos dias, inclusive em estradas de terra, não tenho o que me queixar. A suspensão dianteira conta com garfos da Kayaba, com curso de 120 mm e a traseira tem um sistema de amortecedores duplos, com o mesmo curso 120 mm, e com ajuste de pré-carga da mola.
Os freios; na frente é um disco de 310 mm e na traseira um disco de 255 mm, com ABS que pode ser desligado. A lanterna traseira é em LED e sob o banco do piloto existe uma tomada USB para carregar dispositivos eletrônicos
Escapamentos e Estilo
O som que sai dos dois escapamentos é maravilho, e com o tempo a manta vai se soltando, e com isso o som fica mais aberto e ainda melhor.
Estilo ela tem de sobra; e o que chama mais atenção, sem dúvidas é o escapamento alto e duplo. E sim, se pegar transito você vai sentir um pouco do calor dele na perna, mas nada que incomode.
O que me chama muito atenção, no modelo, que os dois lados da moto são diferentes ao ponto de parecerem motos distintas; um lado, o escapamento duplo, passando uma aparência de moto mais robusta e até mais alta do que ela é. Do outro, um lado mais pelado, deixando mais evidente seu design clássico. Ficava na dúvida de qual lado dela eu posicionava para as fotos, os dois lados me agradam muito.
Conforto
O banco é bastante confortável, as suspensões como já disse trabalham muito bem, o guidão largo faz com que o peito fique aberto e cotovelos um pouco flexionados, um conjunto que me agradou bastante. Não fiz viagens longas, talvez o vento no peito por muito tempo, possa incomodar. Mas isso é bastante relativo, tem quem não gosta de acessórios, como exemplo; o para brisa . Falando em acessórios, a Scrambler pode ser incrementada, são mais de 150 deles.
Autonomia – 21 km/litro
Capacidade do tanque de combustível – 12 litros
Preço – R$ 42,990.oo
Ficha Técnica
MOTOR E TRANSMISSÃO |
|
Tipo |
SOHC, arrefecimento líquido, 8 válvulas |
Cilindrada |
900 cc |
Diâmetro X Curso |
84,6 / 80 mm |
Compressão |
10,55:1 |
Potência Máxima |
54,3 cv a 5.900 rpm |
Torque Máxima |
8,15 Kgf.m a 3.230 rpm |
Alimentação |
Injeção eletrônica |
Transmissão final |
Corrente |
Caixa de câmbio |
5 velocidades |
CHASSI |
|
Quadro |
Berço de aço tubular |
Braço oscilante |
Duplo, de aço tubular |
Roda dianteira |
32 raios – aros de aço, 19 x 2,5 pol |
Roda traseira |
32 raios – aros de aço, 17 x 4,25 pol |
Pneu dianteiro |
100/90 R19 |
Pneu traseiro |
150/70 R17 |
Suspensão dianteira |
Garfos telescópicos Kayaba com 120 mm de curso |
Suspensão traseira |
Duplo amortecedor Kayaba com 120 mm de curso e ajuste da pré-carga de mola |
Freio dianteiro |
Disco único de 310 mm, pinça flutuante de 2 pistões Nissin, ABS |
Freio traseiro |
Disco único de 255 mm, pinça flutuante de 2 pistões Nissin, ABS |
Painel de instrumentos e funções |
Velocímetro analógico, hodômetro, indicador de marcha, nível de combustível, indicador de manutenção, relógio, 2 hodômetros parciais, consumo médio e atual de combustível, controle de tração, sistema de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) |
DIMENSÕES E PESO |
|
Largura |
831 mm |
Altura sem espelho |
1120 mm |
Altura do Assento |
790 mm |
Distância entre eixos |
1446 mm |
Inclinação |
25.6º |
Trail |
109 mm |
Peso seco |
206 kg |
Eliana Malizia10 Posts
Piloto de Teste de Motos e Carros, Repórter de Turismo, esporte e aventura. Acompanhe as aventuras dela aqui no TPH!
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