Com barba ou sem? Os prós e os contras da barba!

Com Barba ou Sem Barba?

Ame-o ou deixe-o. É assim que o visual barbado, também conhecido como lumberjack ou “lenhador urbano”, é encarado atualmente por homens e mulheres. Principalmente por conta das recentes polêmicas envolvendo o look, seus supostos riscos e vantagens, sejam estéticos ou de saúde.

Confira os argumentos que sustentam os dois lados dessa “navalha”:

Contrários

Irritação na pele

Os barbudos, principalmente os de primeira viagem, reclamam que os pelos faciais incomodam por pinicar e irritar a pele. Para muitos, é uma questão de costume, para outros, trata-se de um problema sério que impede o uso da barba para compor o visual. No entanto, se você curte o look, mas sofre com irritações, algumas dicas para evitá-las são: lavar a barba preferencialmente com água fria diariamente, cuidando para remover a oleosidade da pele, ou mesmo aplicar um xampu anti-caspa ou com a substância hidrocortisona, que diminuem a coceira.

Ambiente de trabalho

A barba discreta e bem cuidada não faz mal a ninguém, e já é bastante aceita de modo geral. Mas as mais cheias e volumosas, no estilo lenhador, podem, infelizmente, se tornar um impeditivo profissional, dependendo do setor de atuação e do ambiente. O ideal é mantê-la bem limpa e aparada.

Bactérias

Matérias recentes em jornais, revistas, portais e redes sociais afirmaram que – pasmem – a barba do homem pode carregar bactérias fecais. No entanto, não há motivo para tanto alarde: para que a situação chegue a esse nível, o homem tem que ser muito descuidado com a higiene pessoal – e não apenas com a barba. Se ele a mantiver limpa, lavando com água e sabão regularmente, como após ir ao banheiro, fica livre desta possibilidade.

Falta de uniformidade

Existem ainda aqueles que querem exibir o look, mas a genética não deixa. Falhas ou falta de pelos suficientes em todo o rosto são as principais causas de desapontamento. Nestes casos, ele pode optar pelo cavanhaque ou utilizar colorações para a barba, um truque que escurece os fios, dando um aspecto mais preenchido e disfarçando as falhas.

Barba branca

Os pelos da barba costumam ficar brancos antes dos do cabelo, e envelhecem notavelmente a aparência. Enquanto alguns homens gostam deste visual sênior, outros detestam. Por isso, quando o grisalho incomoda, o homem não precisa mais se livrar da barba, bastando usar produtos específicos para colorir os fios do rosto, que são fáceis de aplicar e deixam um visual discreto e natural.

homem-com-barba

Favoráveis

Irritação da pele

Às vezes é o ato de se barbear que causa transtornos. Assim, mesmo que os barbados ainda tenham que manter um rosto bem cuidado, diminui-se a frequência e a área a ser aparada, reduzindo assim irritações e pelos encravados.

Alivia alergias

Ao contrário do que muitos podem pensar, o bigode (que geralmente acompanha a barba) impede que a poeira e outros agentes que causam alergias respiratórias entrem no nariz e cheguem aos pulmões, sendo um bom aliado para aqueles que sofrem com rinites e crises frequentes de alergia.

Protege contra o sol

Os raios solares estão entre os grandes vilões para a saúde da pele. Por isso, quem usa barba pode ficar muito mais tranquilo: os pelos faciais são capazes de garantir uma proteção até 90% maior nas regiões cobertas do rosto.

Transmite virilidade

Não é de hoje que a barba é considerada um símbolo de masculinidade, mas essa conotação ganhou contornos mais modernos graças ao retorno do look no gosto popular de homens e mulheres. Um estudo feito pela Universidade de Nova Gales do Sul apontou que 73% das mulheres preferem rostos barbados.

Várias opções de look

Pela facilidade de modelar bigodes, cavanhaques, barba cerrada ou de acordo com o gosto pessoal ou vontade no dia, a barba é o instrumento estético ideal para homens que querem modificar o visual periodicamente ou definir um único estilo.

Barba

E aí, como você prefere?


Tudo Para Homens602 Posts

Um portal sobre tudo que o homem gosta e mais um pouco: Automobilismo, Comportamento, Relacionamento, Entretenimento, Estilo, Gastronomia, Bebida, Mulheres, Tecnologia e muito mais.

0 Comentários

Deixe um comentário

Login

Welcome! Login in to your account

Remember me Lost your password?

Don't have account. Register

Lost Password

Register