As barreiras do desenvolvimento pessoal
Alcançar o desenvolvimento pessoal é o objetivo de muitas pessoas, mas esse não é um caminho fácil. O desenvolvimento pessoal é um processo de maturação que faz com que as pessoas busquem cada vez mais por conhecimento e evolução, a procura de uma melhor satisfação em suas vidas e na relação com os demais.
Por ser um processo, é natural que encontremos algumas barreiras e dificuldades que possam impedir que o desenvolvimento realmente ocorra. Conhecer essas barreiras é a melhor maneira de tentar lidar com elas e tornar-se uma pessoa melhor. Por isso, irei comentar sobre as principais barreiras do desenvolvimento pessoal.
Falta de conhecimento.
A falta de conhecimento está diretamente ligada com a dificuldade de obter o desenvolvimento pessoal, pois é justamente através do conhecimento que esse desenvolvimento é alcançado. Dessa forma, buscar por novos conhecimentos deve ser a primeira coisa a se fazer para atingir o desenvolvimento pessoal verdadeiro.
Independente do tipo de conhecimento ou da forma como se busca esse conhecimento, quanto maior a nossa aquisição de conhecimento, seja teórico ou pratico, maiores facilidades teremos em lidar com o outro e nos transformarmos em pessoas diferenciadas.
Incapacidade de refletir sobre as cosias.
Adquirir conhecimento sem refletir sobre o que foi aprendido, ou dar significado ao novo aprendizado, é o mesmo do que não aprender e, por esse motivo, a falta de reflexão também pode tornar-se uma barreira para o desenvolvimento pessoal, transformando-se também em um obstáculo para aquisição de novos saberes.
Portanto, não adianta somente aprender algo novo, é importante saber refletir sobre ele e questionar as verdades prontas, para que assim nos tornemos mais evoluídos.
Ideias cristalizadas.
Uma grande barreira para o desenvolvimento pessoal são as ideias cristalizadas ou as ideologias, que são temas pelo quais nós geralmente não estamos dispostos a aprender mais, nem discordar desses ideais. Ou seja, as ideias cristalizadas nos impedem de adquirir novos conhecimentos ou modificar nossa opinião sobre as coisas, fazendo com que nos tornemos teimosos, defendendo bandeiras que não sempre são nossas.
Por isso, quanto mais conseguirmos aprender, refletir e modificar nossas opiniões sobre as coisas, principalmente por tudo aquilo que nos é maléfico, mais fácil será desenvolver-se como pessoa.
Medo da mudança.
A aquisição de novos conhecimentos e, consequentemente, o desenvolvimento pessoal tem como característica a mudança, ou seja, quando aprendemos, deixamos de ser e pensar como éramos antes para ter novos pensamentos e comportamentos, mais elaborados e saudáveis. Dessa forma, o medo da mudança pode impedir que o desenvolvimento pessoal ocorra, afinal, esse medo nos impede de buscar por novas soluções para nossos problemas, nos deixando estagnados.
Por isso, para conseguir alcançar o desenvolvimento pessoal é preciso também aprender a lidar com seus medos e principalmente fazer da mudança uma ferramenta comum no seu dia a dia.
Preconceito.
O preconceito, independente do tipo, já é uma característica de pouco desenvolvimento pessoal e principalmente pouco conhecimento sobre as coisas, que geralmente são as causas dos preconceitos existentes. Quanto mais próximo chega-se do desenvolvimento pessoal, maior entendimento se tem sobre as coisas e, consequentemente, menos preconceitos teremos.
O simples fato de já ter o preconceito pode ser uma barreira para o desenvolvimento pessoal, pois ele pode fazer com que deixamos de passar por esse processo de desenvolvimento, fazendo com que não busquemos por mudanças. Portanto, é interessante buscar por novos conhecimentos e estar aberto para o processo de desenvolvimento pessoal.
Leonardo545 Posts
É psicólogo e redator de conteúdos. Escreve, reflete e pesquisa sobre os mais variados temas. Não considera a escrita como trabalho, mas uma necessidade da alma.
1 Comentário
+18 - As barreiras do desenvolvimento pessoal - Vai o que Rola
29 de março de 2016 at 14:25[…] Source link […]